Vamos lá, minha campanha atual, no meu mundo de Anima, se passa cerca de 400 anos após a campanha original. Na campanha original, havia um vilão, "Shemhaza", que era o irmão corrompido de um dos personagens jogadores. Eles descobriram que "Shemhaza" é um título do campeão do povo Banu'lifênio, um povo bárbaro e violento que descende do deus caído do cenário, Khem. Ao longo das eras, houve vários Shemhaza, todos herois corrompidos pela própria raiva, que acreditavam estar fazendo o que é certo.
Na campanha atual, um dos personagens (do mesmo jogador cujo personagem original era irmão de Shemhaza) é um espadachim em busca de vingança. Seus propósitos são nobres, mas ele vive tomado pela raiva. Desta vez contudo, os vilões são também inimigos dos Banu'lifênios, e os Banu'lifênios vão se tornar aliados do grupo dos personagens.
Em suma: com a reintrodução dos Banu'lifênios na história, em particular de um sacerdote carismático e meticuloso que vai acompanhar o grupo, eu quero transformar esse personagem no novo Shemhaza, e quero fazê-lo sem que o jogador (ou o resto dos jogadores) perceba, progredindo essa trama lentamente até ser tarde demais para voltar atrás.
Minha maior preocupação é que, embora o jogador se esforce em interpretar o personagem, ele em geral tem uma mentalidade muito "gamista" de querer "ganhar o jogo". Nisso, o personagem às vezes age inconsistente, estragando planos que tenho pra ele. Por exemplo, ele não sabia lidar com mulheres, e por isso inclui uma DMPC que se apaixonou por ele (e que outro personagem-jogador se apaixonou por ela) para criar uma situação de humor, mas o personagem de repente mudou de tímido e inseguro para tentar formar um romance, e isso estragou o humor.
Da mesma forma, ele tem muita raiva de outro personagem, um lutador de teatros de ação da nação de Zhong que só pensa em ganhar fama e se acha um grande heroi. O espadachim o vê como um oportunista que não liga para as pessoas e rouba as glórias do grupo para si, e por isso vive entrando em atrito com ele. Contudo, no último jogo, após uma sequência de sessões tensas entre os dois, o espadachim simplesmente combateu ao lado do lutador sem pestanejar, sem reclamar, e aceitando se subordinar a ele, o que ficou completamente inconsistente.
Por isso, temo que, quando perceber que está indo para o lado negro da força, o jogador force uma redenção súbita do personagem. Preciso evitar isso a todo custo, e vou começar conversando com o jogador sobre as mudanças súbitas de atitude dele nas últimas seções.
Alguém aí já tentou levar um personagem para o lado negro da força? Alguém já teve sucesso? Têm alguma dica para mim? E como lidar com a atitude inconsistente do jogador?