Horror e rpg ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Horror e rpg ?

Mensagempor Armitage em 19 Jan 2011, 21:30

Alguem aqui já sentiu medo jogando um jogo de horror ? Eu nunca. Já senti tensão, apreensão, e até medo de perder o personagem, mas nunca senti medo como sinto em outras mídias (cinema, livros, etc).

Dá pra se ficar horrorizado de fato jogando rpg ?
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Deicide em 19 Jan 2011, 21:34

Por que medo de perder o personagem não conta?

Sei lá, só meus jogadores para dizerem, mas acho que meus jogos mestrando ACN tiveram muito bons efeitos em causar "apreensão, tensão e medo de perder o personagem". Não sei se deu "medo" de verdade, mas acho que esse conjunto de emoções já é mais que suficiente.

E aliás, o que é "medo de verdade"? Quando você vê um filme, você não dorme à noite com medo de bicho-papão? Para mim, um filme causa "apreensão, tensão e medo de ver os protagonistas morrerem/sofrerem/serem transformados/etc.". O que é esse tal medo que você sente e como ele é diferente?
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Armitage em 19 Jan 2011, 21:47

Então Deicide, pra mim "apreensão, tensão, medo de perder o personagem" já é suficiente pra rpg. Mas em outras mídias, eu já fiquei com medo genuíno.

Ex: ano passado assisti Atividade Paranormal sozinho em casa e cara, não fiquei com medo... eu fiquei APAVORADO depois pra dormir. :mrgreen:
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Deicide em 19 Jan 2011, 22:30

Sei lá, pra causar um pavor desses, você teria que mexer no psicológico dos jogadores, manipular emoções de um jeito desagradável, e acho que nenhum jogo fica muito legal assim. Ir no cinema para ficar impressionado é uma coisa; gastar uma tarde de RPG sofrendo com seu personagem é outra.
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Armitage em 19 Jan 2011, 22:46

Que isso Deicide, não tem nada de psicológico ou perturbador em Atividade Paranormal. É simplesmente "filme de fantasma". E eu não veria nada demais em sentir medo de fantasma num jogo de rpg. Acho tão divertido quanto qualquer outra coisa.

O problema - e esse é o ponto do tópico - é que não dá pra sentir "medo de fantasma" jogando rpg. Não sei explicar, mas não dá. NInguem consegue se enganar tanto assim a ponto de sentir o medo que o personagem sentiria, mesmo com toda imersão do mundo. Ou ao menos essa foi minha experiência até hoje. Talvez alguem aqui discorde, sei lá.
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Elven Paladin em 19 Jan 2011, 22:56

Eu já vi essa sensação em jogadores em duas sessões - ambas foram em dias com uma chuva forte, em uma delas ocorreu uma queda de energia no meio da madrugada e o jogo continuou sob iluminação de lanternas e além disso, no meio da sessão a irmã mais nova de um dos jogadores apareceu de surpresa (para os jogadores) abrindo algumas portas que tendiam a ranger.

Agora, induzir medo em uma mesa confortável de RPG, ao redor de pessoas que você conhece bem e sem usar uma boa dúzia de props e truques clássicos envolvendo apagar as luzes, uso de velas, sons estranhos e yadda yadda? Se alguém conseguiu isso, eu dou meus sinceros parabéns.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 20 Jan 2011, 12:56, em um total de 1 vez.
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Wakko em 19 Jan 2011, 22:59

talvez você não sinta esse medo pq você não vê nada, só imagina, e sabe que aquilo na verdade não tem nada de real. no filme também tem, mas você vê a mulher sendo arrastada da cama pelo nada. acho que o visual ajuda muito em causar o medo, e uma cenade RPG, pra me deixar apreensivo - eu também nunca senti medo - teria que ser muito bem ambientada.
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Lanzi em 19 Jan 2011, 23:14

Numa das únicas vezes que mestrei Vampiro: A Máscara tanto eu como meus jogadores sentimos muito medo. Talvez por causa das circunstâncias e da narrativa.

A casa em que jogamos foi a mansão de um amigo, que tem fama de mal assombrada. Jogamos no escuro. Mas o mais interessante de tudo é que não só os jogadores sentiram medo, como eu também. A narrativa foi muito bem feita e construída, as cenas (a ambientação e a composição do cenário) e a história também.

Dessa experiência posso dizer que a maior parte do medo e da apreensão dos personagens veio de não saber o que era aquilo com que estavam lidando, o que poderia acontecer na próxima cena, e o que eles iriam ver, por exemplo, se abrissem aquela determinada porta. De certa forma, posso dizer que o medo e o suspense vieram da incerteza.

Nunca consegui repetir essas sensação.
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Jan 2011, 23:51

Uma vez, em D&D 3., botei os jogadores a caçar um lobisomem. Acho que eles ficaram uns 15 minutos in real life até achar algum traço de onde ele poderiam achar ele. Falaram com o lenhador, com o apotecário, com o diabo a quatro, e finalmente formularam um plano para emboscar ele na floresta, com a ajuda do lenhador.

Daí tá, foram para o bosque, falaram com o lenhador, de novo, papapa, e decidiram seguir a trilha até uma clareira onde poderiam armar uma armadilha.

Daí eu dei um grito (do nada) e eles se cagaram. O lenhador era o lobisomem e tinha emboscado eles :rolando:

Demorou um pouco para construir o cenário, eles estavam suspeitando do bêbado, do apotecário e até do ancião/prefeito/whatever, mas o lenhador surpreendeu eles :bwaha:
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SPOILER: EXIBIR
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Armitage em 20 Jan 2011, 12:18

uahuahua muito bom Gegê! :rolando:

Então, pensando bem eu acho possível que horror/temor/cagaço genuíno aconteça no rpg, dessa forma que vocÊs falaram (usando props - jogando de noite, luz de velas, chovendo lá fora, usando certas entonações e cadência nas descrições e principalmente recebendo a ajuda dos jogadores no sentido de entrar no clima).

E será também que os sistemas em si não atrapalham um pouco isso ? Tipo, eu vejo que sou perfeitamente capaz de me aterrorizar ao ouvir uma estória de horror sendo (bem) contada por um amigo (ainda mais se o ambiente ao redor ajudar) então acho que isso pode ser trasportado pro rpg. Só que, nesse caso, acho que o "rolar dos dados" atrapalha esse build-up, esse storytelling, vocês não acham? (seguindo essa lógica, o sistema ideal de horror seria um que não tivesse rolagem de dados )
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor arghsupremo em 20 Jan 2011, 12:27

Silva escreveu:E será também que os sistemas em si não atrapalham um pouco isso ? Tipo, eu vejo que sou perfeitamente capaz de me aterrorizar ao ouvir uma estória de horror sendo (bem) contada por um amigo (ainda mais se o ambiente ao redor ajudar) então acho que isso pode ser trasportado pro rpg. Só que, nesse caso, acho que o "rolar dos dados" atrapalha esse build-up, esse storytelling, vocês não acham? (seguindo essa lógica, o sistema ideal de horror seria um que não tivesse rolagem de dados )


Um jogo sem dados, tipo, contar histórias?
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Lanzi em 20 Jan 2011, 12:31

Acho que não, Silva. Dependendo do caso, se o mestre souber utilizar as ferramentas à disposição, até ajuda, como por exemplo Call of Chtulhu.

Penso que o sistema numa mesa de terror deve deixar claro aos jogadores e ao mestre que os personagens são frágeis. E que é preciso temer até a rolagem de dados.
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Madrüga em 20 Jan 2011, 12:54

Demorou para o tópico virar apologia anti-D&D... :haha:

Esse "medo" aconteceu pouquíssimas vezes, que eu me lembre. Incrivelmente, uma história de Lobisomem foi a que meu grupo mais teve essas sensações. Eu estava narrando, estávamos também sem luz (um padrão) no salão de festas do prédio de um dos jogadores, uma chuva torrencial com trovões do lado de fora... e a matilha foi lentamente se separando de maneiras que eles não entendiam. Estava chovendo na história também, e o grupo era grande, mas conforme eles iam se separando, eu fazia turnos separados (ia para a outra parte do salão) e proibia os jogadores de compartilhar informações se estivessem juntos.

Inclusive, nem as rolagens de dados atrapalharam, até porque adicionavam à tensão. Claro que não teve combate, mas o cara rolar Percepção, obviamente tirar uma falha crítica e eu dizer "então... você continuou em frente, nem percebeu nada", isso dava uma apreensão.

Em suma, uma dupla ficou presa em uma caverna com um urso enorme (que eles julgavam ser um Gurahl, tinham medo porque achavam que era "da Wyrm" mas não tinham coragem de acordá-lo), e tiveram que dormir lá, fazendo turnos e receosos de algo dar errado. Outra dupla encontrou um velhinho machucado no bosque e acabou tendo de velar por ele enquanto ele tinha pesadelos proféticos assustadores. Um dos outros encontrou um lobisomem que ele presumia ser um dançarino da Espiral Negra, obviamente mais poderoso, que o "sequestrou".

O ambiente ajudou e muito, mas sei lá. Na maior parte das vezes, pode parecer que você está forçando a barra... e é cada vez mais difícil conseguir um cenário adequado para uma história dessas (bem como uma disposição psicológica dos jogadores, principalmente agora que somos adultos).
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Jan 2011, 13:21

Só que, nesse caso, acho que o "rolar dos dados" atrapalha esse build-up, esse storytelling, vocês não acham? (seguindo essa lógica, o sistema ideal de horror seria um que não tivesse rolagem de dados )


Como Teatro ou Freeform?
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Re: Horror e rpg ?

Mensagempor Armitage em 20 Jan 2011, 15:17

Lumine Miyavi escreveu:
Só que, nesse caso, acho que o "rolar dos dados" atrapalha esse build-up, esse storytelling, vocês não acham? (seguindo essa lógica, o sistema ideal de horror seria um que não tivesse rolagem de dados )

Como Teatro ou Freeform?

arghsupremo escreveu:Um jogo sem dados, tipo, contar histórias?

Sei lá, eu pensei numa forma de deixar o sistema o mais escondido possível. Mas pensando bem, como o Madruga e o Lanzi falaram, rolagens de percepção até ajudam a criar tensão, acho.
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