Inimigos mortos em combate

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Armitage em 28 Jan 2011, 07:18

Sem tempo agora Emil. Mas prometo que leio essa bíblia mais tarde e te dou uma resposta legal. (afinal, eu zelo pela segurança do meu cofrinho XD ).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Madrüga em 28 Jan 2011, 09:43

Sério, Silva, numa boa. Depois dessa eu não aparecia mais. Fazia conta nova e nunca mais tentava pagar de sabichão.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Metal Sonic em 28 Jan 2011, 10:04

Madrüga escreveu:Sério, Silva, numa boa. Depois dessa eu não aparecia mais. Fazia conta nova e nunca mais tentava pagar de sabichão.


Sad but true.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Armitage em 07 Fev 2011, 22:28

Ok Emil, conforme prometido, li seu texto todo.

E cara, não tenho muito o que dizer a não ser que eu concordo com tudo que você falou. Inclusive agradeço a lição pois, de fato, não conhecia bem essa conotação de origem literária que você apresentou (minto, já conhecia quando li e pesquisei sobre Kafka, mas não entendi bem naquela ocasião).

Dito isso, ha uma coisa importante a ser notada aqui (e por favor, não leve a mal o que vou falar. Principalmente, não trate isso como uma competição de "Yo Mama"): quando usei o termo verossimilhança na frase original, foi com base no dicionário aurélio, e no wiktionary, que é a "qualidade de parecer real" e pronto - nada de ligações socráticas, origens literárias, etc, nada disso. Dessa forma, eu entendo que temos duas conotações para o termo - uma mais "técnica" (e provavelmente mais correta) que é a que você apresentou, e outra mais "grossa" (e provavelmente mais popular) que foi a que eu apresentei. E ambas são usadas e aceitas comumente, tanto é que o próprio dicinário aurélio define o termo dentro do que eu falei, e sequer menciona a definição do que você colocou (será que o aurélio tá precisando de atualização? ). Esse caso me parece o mesmo da palavra "evolução", que possui um sentido mais "técnico", e no meu entender correto (como visto na biologia, e se refere a "mudança num espaço de tempo"), e tem um sentido "grosso" e popular, que se refere à melhoria, progresso.

Sendo assim, Emil, eu acho muito bonito tentarmos falar o mais correto possível o tempo todo, mas cara, a menos que você consiga a façanha de alterar o dicinário aurélio e outros dicionários estrangeiros mundo afora, o termo vai continuar sendo usado também em sua forma "grossa". Não ha nada que você ou ninguem possa fazer quanto a isso, e tentar forçar a barra pra impôr sua definição predileta aos outros soará, no mínimo, obtuso de sua parte.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Madrüga em 08 Fev 2011, 10:04

Não muda o fato de que você fez uma salada tentando fingir que tinha lido o texto e tentando fingir que tinha lido o mesmo texto ao ponto de linkar.

E você mesmo estava colocando um patamar "inteligente" na discussão e pede água quando alguém chega com um argumento? Tenha dó.

Citar um dicionário em OUTRO idioma é tão pobre quanto ingênuo. Ingênuo porque ignora que duas palavras, embora tenham a mesma raiz, possam ter processos históricos diferentes, circunstâncias que alteram ou mexem no significado, etc. É aquela "misconception" de que a língua é mera ferramenta, então uma palavra parecida em dois idiomas diferentes deve ser a mesma merda. Exemplo clássico:

Aurélio escreveu:Bizarro.
Adj.
(1) Gentil, nobre, generoso.
(2) Bem-apessoado, bem-parecido; garboso.
(3) Vestido com elegância; bem-vestido.
(4) Fanfarrão, jactancioso.
(5) Extravagante, esquisito.


Webster escreveu:Bizarre.
Adj.
Markedly unusual in appearance, style, or general character and often involving incongruous or unexpected elements; outrageously or whimsically strange; odd.


Reparou... alguma diferença? Pergunte para qualquer pessoa na rua "o que é bizarro?" e ela certamente dirá alguma coisa mais perto do significado do inglês, porque é esse significado que inundou a nossa cultura de massa. Agora me responda: dá para confiar no dicionário assim, cegamente? O dicionário não acompanha a evolução da língua, ele é uma tentativa. Só que, como vimos, diferentes idiomas têm diferentes definições e nuances para palavras que parecem "a mesma". Ignorar isso é cometer o erros dos sábios de Balbinardi nas "viagens de Gulliver": julgar que uma palavra é simplesmente um som atrelado a uma realidade preexistente. Resumindo: dicionário não é argumento. Ainda mais em outro idioma, porque simplesmente é... outro idioma.

O que rolou aqui foi uma tempestade em copo d'água de ambas as partes. Primeiro, porque seu uso da palavra no tópico todo foi

Silva escreveu:Mas Argh, p ponto aí não é dar descrições perfeitas pros jogadores terem noção exata de seus hit points (se fosse isso era mais prático mostrar os hit points de uma vez). O ponto é causar no jogador uma reação verossímil próxima do que acontece quando um ser vivo vê seu próprio sangue escorrendo, que é temer pela própria vida.


Quando você quis dizer realista, crível.

Aí de fato o Emil exagerou um pouco, você esclareceu a confusão (mostrando que tinha confundido o conceito), o Darklan deu uma trollada e você caiu: resolveu citar dicionário (WIKTIONARY, por Deus) de outro idioma, linkar o mesmo texto que o Emil e se enrolar todo.

Resumindo, Emil exagerou na reação, você cai numa trollagem, se zoou sozinho (porque essa do dicionário, fingir que manja, fingir que leu o texto e linkar o mesmo texto com ares de sabichão... foi se enforcar sozinho) e agora ainda quer sair por cima. Citou dicionário como fonte e depois diz que seu significado é "o popular". Sinto muito, o popular TAMBÉM não é o do dicionário. Até porque quando verossímil for uma palavra popular... eu juro que ela será usada em artigos de futebol, no açougue e por botecos e padarias Brasil afora.

Cara, acontece. A gente erra, ninguém acerta sempre. A situação tinha tudo pra se resolver antes de você querer dar uma de inteligentão. Não dói admitir, é até mais nobre. Agora, você ficar insistindo, continuando um off-topic imenso que não levou a nada (porque você, ao invés de admitir que aprendeu alguma coisa, ainda quer teimar que está certo e que já sabia disso tudo antes de mostrar que... não sabia)... simplesmente não ajuda.

Desliga o computador, vai ler um livro e deixa a discussão continuar, se é que tem clima pra continuar. Sei lá, pensa mesmo nessa situação. Não é nada contra você, mas tenta reler isso tudo com outros olhos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Armitage em 08 Fev 2011, 11:19

Madruga, a essa altura, você não tem que discutir mais comigo.

Mas sim com o Aurélio.

VEROSSIMIL. adj. Que parece verdadeiro; que não repugna à verdade: história verossímil.

(de http://www.dicionariodoaurelio.com/)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Madrüga em 08 Fev 2011, 11:23

Madrüga escreveu:O que rolou aqui foi uma tempestade em copo d'água de ambas as partes. Primeiro, porque seu uso da palavra no tópico todo foi
(...)
Quando você quis dizer realista, crível.

Aí de fato o Emil exagerou um pouco, você esclareceu a confusão (mostrando que tinha confundido o conceito), o Darklan deu uma trollada e você caiu: resolveu citar dicionário (WIKTIONARY, por Deus) de outro idioma, linkar o mesmo texto que o Emil e se enrolar todo.


Mas SE EU DISSE QUE VOCÊ ESTAVA CERTO E ESCLARECEU A CONFUSÃO, Silva.

Sério, enquanto você não ler o que os outros escrevem, seu lugar não é em um fórum de discussão.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Armitage em 08 Fev 2011, 11:56

Ah Madruga, não fode caralho. EU LI A PORRA DO TEXTO DO EMIL. O problema é que o texto fala sobre apenas 1 significado para um rótulo que comporta, no mínimo, 2. E o Emil deveria ter tido o bom senso de saber disso.

E o outro problema é que tu fica cercando a galera o tempo todo pra tentar dar "rasteiras retóricas" (o tal jogo de Go com pedrinhas de retórica, como o Khan costuma dizer ) na galera. Relaxa porra, isso aqui tá mais pra uma mesa de bar virtual cheia de filósofos de boteco do que uma discussão acadêmica pra tese de mestrado, então PÁRA de ficar tentando achar pêlo em casca de ovo. Ninguem aqui tá se colocando em "patamar de intelectualidade" ou algo assim, e pelo menos até agora, geral foi humilde o suficiente pra assumir quando falou merda (como EU ali em cima, por ex).

Cara, a gente tá precisando tomar um chopp urgente.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Fev 2011, 13:09

Silva escreveu:Ah Madruga, não fode caralho.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Fev 2011, 15:50

É, só tomem cuidado com o palavreado. Lembrem-se que isso é um fórum que permite gente a partir de 13 anos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor arghsupremo em 08 Fev 2011, 16:03

_Virtual_Adept_ escreveu:É, só tomem cuidado com o palavreado. Lembrem-se que isso é um fórum que permite gente a partir de 13 anos.


O Draco já tem 14 anos, tá de boa.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Irish Carbon em 08 Fev 2011, 16:26

arghsupremo escreveu:
_Virtual_Adept_ escreveu:É, só tomem cuidado com o palavreado. Lembrem-se que isso é um fórum que permite gente a partir de 13 anos.


O Draco já tem 14 anos, tá de boa.


O Caju também.

(tá, parei com o off)
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Howondalander em 08 Fev 2011, 18:56

eu já vejo a coisa por outro lado, me incomoda a facilidade com que se nocauteia um inimigo com uma espada ou machado.

mas realmente essa coisa de invadir/ pilhar/ matar não combina bem com ideais heróicos de cavalaria.

no fim das contas, penso que fica mais na mão do DM esse tipo de conflito. se os heróis se encontram envolvidos em combates toda hora, vão inevitavelmente sujar as mãos de sangue...
{ inserir mensagem irônica/ inteligente aqui }
Avatar do usuário
Howondalander
 
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:30

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Fev 2011, 19:01

Howondalander escreveu:eu já vejo a coisa por outro lado, me incomoda a facilidade com que se nocauteia um inimigo com uma espada ou machado.

mas realmente essa coisa de invadir/ pilhar/ matar não combina bem com ideais heróicos de cavalaria.

no fim das contas, penso que fica mais na mão do DM esse tipo de conflito. se os heróis se encontram envolvidos em combates toda hora, vão inevitavelmente sujar as mãos de sangue...


Tu sabe que os ideais heróicos de cavalaria são tão fictícios quanto dragões e bolas de fogo, né?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Inimigos mortos em combate

Mensagempor Howondalander em 08 Fev 2011, 19:08

sim, falo de ideais românticos, nada de realidade.

estava falando que não consigo imaginar de onde surgiu essa idéia de colocar paladinos e personagens LG em jogos cujo objetivo era invadir covis de criaturas, matá-las e roubar seus tesouros.
{ inserir mensagem irônica/ inteligente aqui }
Avatar do usuário
Howondalander
 
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:30

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron