Desde sempre, D&D foi focado em combate e ações heroicas. Isso não é segredo, e é a maior força do sistema. A maior parte de uma sessão de D&D, e geralmente seu clímax, é feito durante um combate. Não tem nada de errado nisto, é um dos pressupostos do jogo. é como jogar Megaman e esperar ganhar armas depois de matar os chefes.
Logo, como parte do próprio jogo, é esperado que os jogadores encarem pencas e pencas de monstros, e os derrotem em combate. Durante quase toda parte descritiva do livro do jogador e do mestre, é dado ênfase na palavra derrota. O problema é que isso contradiz um outro pressuposto do sistema. De que monstros ao atingirem 0 PVs são mortos. Sim, é possível o jogador declarar que o último golpe apenas deixou o oponente inconsciente, mas a regra geral é que os inimigos são mortos ao chegarem a 0 PVs.
D&D presume que os jogadores são heróis. Os mocinhos. Quem está do lado do bem, do amor, da justiça
Então por que o sistema não presume o contrário? Que inimigos a 0 PVs estão inconscientes/derrotados, e que o jogador pode optar por matá-lo com o último golpe se assim o desejar? Isso faria realmente alguma diferença no jogo?
Até onde eu pensei, todas as diferenças seriam positivas. Isso facilitaria muito a inclusão de inimigos recorrentes (especialmente se na primeira aparição eles forem parte das buchas de canhão), arruma uma explicação lógica do motivo pra caverna estar cheia de inimigos de novo caso os jogadores recuem antes de chegar ao final pra descansar na cidade, e permite interrogatórios com inimigos sem precisar usar Falar com os Mortos.
Se sabendo destas possibilidades, os jogadores começarem a deliberadamente matar todos os inimigos que encontrarem pela frente, não vai demorar muito para ganharem a fama de mercenários implacáveis que eliminam todos os seus alvos. E isso tem consequências diferenciadas na campanha.
Claro, do outro lado temos a vantagem da falta de culpa. Durante um combate, ambos os lados estão dando o seu melhor pra matar o outro. Uma morte em autodefesa (mesmo quando os jogadores emboscam os monstros) é justificável, e não recai a culpa nos jogadores. Ter que, deliberadamente, optar por matar, já não carrega esse alívio.
Então só pra abrir a discussão, alguém já teve algum problema ou se sentiu incomodado com esse excesso de mortes em RPG, ou já contornou isto de alguma forma? Ou melhor ainda, nunca pensou nisso, e eu consegui enfiar minhocas na sua cabeça?