Evolução "Forçada" de Cenários

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Anonimous000 em 17 Out 2007, 14:22

De modo geral é um bom sinal quando um cenário de campanha evoluí, apresentando novidades e desenvolvendo novos aspectos, mas agora me veio uma questão mais complexa.

O quão "saudável" é uma evolução forçada? Digo isso no sentido de incorporar novos elementos que não haviam sido considerados antes, e que não foram trazidos a tona pelo desenvolvimento natural do cenário.

Coisas desde novas idéias até algo que foi deixado para ser desenvolvido posteriormente e chegou a hora de trabalhar nela.

Estou colocando isso aqui porque surgiu a idéia de colocar planos alternativos em um cenário que eu já tenho em andamento, e isso implicaria na possibilidade de personagens destes outros planos serem arrastados para o cenário atual da campanha. (A possibilidades dos PCs serem jogados em um dos novos planos é muito remota, visto que isso alteraria bruscamente o andamento do jogo.)
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Corvo da Tempestade em 17 Out 2007, 14:51

O que você chama de "evolução forçada"?

Seria algo como "Olha, o sistema de magia foi modificado!!!...coloque uma praga mágica que altera a magia e tá tudo resolvido" ou será algo do gênero "descobriu-se que o mistério do pantanto de Whareverlocal era causado por um mago louco [insere aqui a ficha dele]"


Creio que todo cenário tem "buracos" propositais, para depois poder encaixar alguma coisa neles...um(s) plano(s) até agora desconhecido(s)? ... Sem forçar muito a barra, digo-lhe: o multiverso e muito, mas muito grande...

Sujestão: você acharia "forçado" ler isso em um livro?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Anonimous000 em 17 Out 2007, 15:10

Eu digo algo como colocar coisas que não estavam lá, e por isso nunca foram levadas em conta antes.

Fica meio estranho que até certo ponto nunca se notou nada sobre existirem outros planos, e de repente eles estão lá.

Comparando com um livro, eu acharia estranho se os primeiros 3 volumes de uma série nunca falassem em multiverso e do nada o quarto volume trouxe viajantes planares. É mais ou menos esse tipo de coisa que eu estou chamando de Evolução Forçada.

É uma coisa que nunca esteve lá, nunca foi levada em conta e da noite para o dia apareceu ali, como se sempre estivesse ali.

Não seria mudar algo que já havia sido definido, mas alo como criar um buraco e tampá-lo em seguida com algo novo.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Agnelo em 17 Out 2007, 15:55

Ora, entao passa uma vaselina primeiro

Por exemplo: Se os PCs não sabiam do multiverso isso quer dizer que ninguém mais sabia?

Tu podia fazê-los lentamente descobrirem que alguém já sabia sobre os multiplanos e a partir da forma que essas aventuras rolassem tu poderia tornar mais natural pra eles essa adição ao cenário, além de poder sondar se eles aceitariam bem isso...

Acho que o segredo aqui é fazer parecer que isso estava planejado a mais tempo...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Cak em 17 Out 2007, 16:06

Ou então fazer com que esse universo paralelo simpelsmente surja. Sim, por que não??? Ele pode ser resultado de uma batalha entre deuses, magia mal sucedida, alinhamento das estrelas. Um novo universo está se abrindo e os PCs tem que entrar fundo nisso pra descobrir o que está acontecendo.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Gladius Dei em 17 Out 2007, 16:12

Ou então, minha preferida, os PCs são a razão de um elo entre os mundos surgir...

Ele já existia à muito tempo, mas havia sido fechado, e alguma coisa que os PCs fizeram abriu a conexão. Os seres do outro universo talvez lembrem deste universo irmão (ou até mesmo consigam acompanhá-lo sem interferir diretamente), enquanto os deste não.

Mas se você está falando de coisas do tipo:

"Olha, agora dá para jogar como um Aasimar/Tiefling Monge com essas regras *VOOOLOLMPH!* Ei, de onde foi que vocês vieram...?"

"Ahn, ahn... é, a gente já estava aqui... e... eh..."

Daí eu devo dizer que é uma péssima execução.

(Forgotten Realms e suas introdução de monges que o diga!)
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor planes em 17 Out 2007, 16:26

Cara, isso é pessimo, não tem nem como ver pelo lado bom porque isso quebra a verossimilhança de sua campanha e, a não ser que os jogadores não deem a minima para isso, pode ferrar sua campanha de vez.

Essas mudanças repentinas podem ser chamadas de evolução por retcon, são mudanças que sempre existiram, mas que você nunca percebeu que elas estavam lá. Para lidar com elas existem dois caminhospouco traumáticos:

1) Você recomeça tudo e incorpora as novas ideias, desta forma o jogo pode até ganhar uma nova cara (vide Exalted);

2) As mudanças acontecem suavemente e logicamente, ou seja, o cenário incorpora um metaplot e ele cuida da renovação sem a necessidade de solavancos. Neste caso você está limitado pelo escopo das mudanças (não pode fazer tudo surgir sem explicação), mas não precisa parar o que jáestá jogando.

Um exemplo é o L5R que criou um motivo para o surgimento de uma nova "dimensão" (ou plano de existencia para ser mais exato), de maneira externa, mas sem ser forçada, um mero acontecimento na linha de tempo com consequencias distintas e de interesse ao mestre.
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Anonimous000 em 17 Out 2007, 16:35

Recomeçar do zero agora já não é possível, acabamos de adaptar o cenário para a nova edição de GURPS com o lançamento do novo Martial Arts, e foi um retcon de fato, especialmente com implicações de um jogador que insistiu em não adaptar o personagem perfeitamente como deveria (ele havia recém perdido um braço, e não quiz manter essa característica na ficha da nova edição, mas dado que ele está em processo de remoção do grupo eu ignorei). Nessa mudança alguns jogadores trocaram de personagem exatamente porque seria muito complexo adaptar o antigo, e o jogo estava em um stall point que permitia remanejar personagens.

Eu estou optando por colocar as coisas com calma, com devidas explicações, pois os eventos mais recentes da campanha me permitem. Tenho tudo semi planejado para evitar choques drásticos, com o tempo terei tudo em ordem para seguir em frente com as novidades.

Mas o desconforto permanece. Eu estarei inserindo novas idéias que simplesmente não eram/são necessárias ao cenário. Por isso considerei trazer o assunto até aqui, para colher opiniões alheias e tentar proceder da forma mais adequada.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Corvo da Tempestade em 17 Out 2007, 23:34

Bem talvez esses planos sempre existiram e ninguém tinha "catalogados". (não sei se na sua campanha tem magia? e qual comum ela é? qual forte são os NPC's?)...se não existir nenhum "hibrido" (ou seja: pessoa 1/2 planar) acho que é perfeitamente lógico. (agora a comparação inevitável: não vá colocar um grande reino de minotauros onde antes não havia nada)

Mudanças nunca são 100% confortáveis; espere um certo desconforto...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Anonimous000 em 18 Out 2007, 11:24

Acho que achei uma solução satisfatória.

Primeiro ressaltar um detalhe: eu estou pensando em outros planos em algo mais semelhante ao GURPS Infinite Worlds, não D&D.

Para colocar as coisas com calma e lentamente, e aproveitando que magia é algo extremamente raro no cenário (até o momento o grupo encontrou um alquimista, três itens mágicos e rastros de um demônio) eu achei um jeito de implicar na existência de portais que ligam estes mundos, mas eles estariam fechados a séculos. E no momento atual existe a possibilidade de alguém tentar abri-los.

Me parece algo pouco traumático, fácil de explicar porque ninguém havia ouvido sobre eles, etc...
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Dragão de Bronze em 18 Out 2007, 14:29

Eu ia sugerir a descoberta.

Sempre houve o multiverso, mas nunca houve nenhum tipo de comunicação, e a comunicação acaba sendo descoberta.

Em uma comparação longe, é como se de repente surgissem ET's na terra, mas sem a especulação.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Anonimous000 em 18 Out 2007, 23:08

Sempre houve o multiverso, mas nunca houve nenhum tipo de comunicação, e a comunicação acaba sendo descoberta.

Em uma comparação longe, é como se de repente surgissem ET's na terra, mas sem a especulação.


Isso pra mim tem muito cara de: "Hei, tive uma idéia, e se..."

Coisa que um certo Cassaruman fez com um certo cenário...
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Dragão de Bronze em 19 Out 2007, 00:46

Eu nem prestei atenção nisso. É bom pra quando você tá encurralado e não tem tempo de pensar em algo melhor.

Mas a sua saída foi indubitavelmente melhor.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Cak em 19 Out 2007, 23:55

Já falei sobre eventos universais, tipo alinhamento das estrelas e coisa e tal? Tipo acho que isso seria legal porque poderia começar a dar problemas no próprio mundo, tipo ondas extremamente fortes, quase tsunamis, o calor fica maior em certas partes, em outras neva mais que o normal e etc., pra depois começar a abir esses portais.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

Evolução "Forçada" de Cenários

Mensagempor Anonimous000 em 20 Out 2007, 00:09

Cak...

A idéia é acrescentar algo ao cenário, não modificá-lo drásticamente.

Fora que eu já narrei muitos desastres numa campanha da ToJ em Lobisomem.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron