Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor Armitage em 16 Fev 2011, 00:32

Ok, é mentira. Mas que seria maneiro se Kojima e Clancy unissem forças pra lançar um rpg assim, ah seria! :bwaha:

Enquanto isso não acontece.. Bem, ultimamente tenho jogado muito Splinter Cell e Metal Gear Solid de PC e acabei entrando numa vibe de covert ops. Daí pintou essa curiosidade: que rpgs existem no mercado focados nessa temática ? Caso não existe, ou ninguem aqui conheça, que sistemas, suplementos e idéias vocês acham interessantes pra esse tipo de jogo?

Por exemplo, acho que uma coisa é essencial pra essa temática: ARMAS. Quanto mais, melhor, e de preferencia com alto grau de detalhamento e diferenciação entre cada: calibres, alcance efetivo, recuo, modos de fogo, cadência de disparo, ergonomia, peso, resistência, etc.

O que acham?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor Iceman79 em 16 Fev 2011, 09:06

Hideo Kojima e Tom Clancy?! Acho que seria um HIT imediato. XD

Cara... se não me engano o GURPS teve uns dois ou três suplementos em sua 3a edição voltados para essa temática. Black Ops, Covert Ops e Special Ops (se não me engano). Porém nunca joguei, e se li alguma coisa foi muito por alto. Pra mim o GURPS é o sistema com suplementos mais ricos, mas como sei que você não curte GURPS... Hehehhe

ImagemImagemImagemImagem

Penso que seria muito legal jogar com essa temática, mas creio que não seria muito prático ou de jogabilidade rápida se houvesse muita informação (tipo:penalidades em tiros de curta, média e longa distância; tiro simples, rajada ou automático). Talvez informações minuciosas sobre armas sejam interessantes para quem curte armas, e esse RPG poderia estar fadado a um nicho específico. Mas algo que com certeza eu experimentaria. \o/
"A paciência uma virtude é..." - Mestre Yoda
Avatar do usuário
Iceman79
 
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Out 2009, 23:59

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor KhanNoonienSingh em 16 Fev 2011, 10:59

Esse gênero pode ir desde James Bond invadindo o complexo inimigo de terno e empunhando uma Walther PPK, até "splinter cell de mesa", passando por rambo e BOPE.

Dada a variedade de sabores desse termo, é necessário ainda mais sintonia e "cartas na mesa" entre os membros do grupo na questão do que será jogado. Não dá pra por o "personagem padrão do Steven Seagall" junto com um James Bond e um Rambo, numa mesa "Splinter Cell". Desastre e ninguém se diverte.

O detalhismo exagerado, pode deixar a aventura morosa demais, em especial quando por exemplo passam-se 10 minutos calculando e discutindo quais as penalidades do tiro que o sniper vai dar. E o grupo tem outras 3 pessoas querendo jogar.
Planejamento de antemão por parte do mestre ajudaria muito ("um teste de tática permite saber que existem 3 pontos decentes para um atirador. o ponto A tem os bonus X e as penalidades Y; o ponto B, W e Z...")

Planejamento prévio é para mim um ponto crucial. Chega até a ser desleal (ainda mais do que em outros gêneros) por parte do mestre ir "inventando conforme vai acontecendo".

Sobre armas em detalhes e profusão: Gurps High Tech Quarta Edição.

Assinado Khan, o rimão.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
Avatar do usuário
KhanNoonienSingh
 
Mensagens: 119
Registrado em: 14 Jun 2010, 03:01

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor Iuri em 16 Fev 2011, 11:12

Spycraft é um sistema d20 voltado para este tipo de aventura. Nunca li, mas como eu gostei da "versão fantasia" do sistema, acho que esse deve ser bom também.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Fev 2011, 20:24

Tem o Agentes da Liberdade, já em português, pra M&M.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor Armitage em 16 Fev 2011, 21:15

Acha que M&M seria um sistema legal pra essa temática? Do pouco que conheço de M&M, ele me parece bem flexível.

Cara... se não me engano o GURPS teve uns dois ou três suplementos em sua 3a edição voltados para essa temática. Black Ops, Covert Ops e Special Ops (se não me engano). Porém nunca joguei, e se li alguma coisa foi muito por alto. Pra mim o GURPS é o sistema com suplementos mais ricos, mas como sei que você não curte GURPS... Hehehhe

Fala Iceman! Quando é que tu vem pro Rio pra gente jogar, seu safado! XD
E alto lá! Eu não curto aquele *combate* de 1 seg de Gurps, mas o resto do sistema e seus suplementos me agradam e muito! Vou dar uma olhada nesses suplementos, valeu a dica.

Iceman escreveu:Penso que seria muito legal jogar com essa temática, mas creio que não seria muito prático ou de jogabilidade rápida se houvesse muita informação (tipo:penalidades em tiros de curta, média e longa distância; tiro simples, rajada ou automático). Talvez informações minuciosas sobre armas sejam interessantes para quem curte armas, e esse RPG poderia estar fadado a um nicho específico

Khan escreveu:O detalhismo exagerado, pode deixar a aventura morosa demais, em especial quando por exemplo passam-se 10 minutos calculando e discutindo quais as penalidades do tiro que o sniper vai dar. E o grupo tem outras 3 pessoas querendo jogar.

Na verdade eu falei isso pensando naquele fetichismo bélico visto em contos, filmes e jogos do gênero. Mas concordo que nem todo mundo curte essa minúcia.

- - -

E Khan tem razão, covert ops engloba coisa pra chuchu. Pela wikipedia, o termo significa "operações clandestinas empregadas por agentes/recursos plausivelmente "negáveis" (deniable assets) pela organização responsável", então podemos ter desde operações de inteligência, a contra-inteligência, sabotagens, vigilância, assassinatos, resgates, insurgência, etc.

Eu vejo duas direções básicas aqui, se fôssemos criar um jogo nessa linha: 1) genérica; 2) focada.

A linha genérica seria como um bom suplemento de GURPS, descrevendo algumas das principais organizações de inteligência/law-enforcemente/militares existentes que se utilizam deste tipo de operação; o modus-operandi desse tipo de operação; os tipos de missões; armas, equipamentos e gadgets envolvidos; a vida de um agente deste tipo; dicas e idéias de campanhas e aventuras; etc.

Já a linha focada seria um cenário criado pra trazer à tona os "tropes" mais identificadores desse tema, sem que necessariamente este cenário seja real/existente. Nem preciso dizer que essa me agrada mais. Imagine contratar o Hideo Kojima pra bolar um cenário assim, e contratar Tom Clancy pra se preocupar com a parte "técnica" do oficio de Covert ops ? :pidao:

Imagine uma proposta de jogo onde os jogadores trabalham juntos para um governo/corporação/ONG específico(a) só que cada um deles possui uma "agenda oculta" que na maioria das vezes os coloca em confronto? Talvez esse governo/corporação/ONG tenha formado uma força-tarefa de sub-agências pra deter alguma ameaça iminente? E cada jogador pertença a uma sub-agência diferente, e as "agendas ocultas" reflitam interesses ocultos dessas agências? E quem sabe se houvesse uma mecânica de "trust points" ala Cold City e Mountain Witch ?????? Cara, isso dá jogo.


Editado: Na verdade já existe um rpg muito semelhante a isso, que é o Cold City. Só que ele se passa na Berlin do pós-guerra e tem elementos paranormais, então difere um pouco da idéia acima.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor KhanNoonienSingh em 16 Fev 2011, 21:31

Já não foi postado aqui um jogo que tinha isso dos jogadores terem sua agenda própria meio que um contra o outro, só que o tema era pós 2a guerra e meio "fantastico"?
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
Avatar do usuário
KhanNoonienSingh
 
Mensagens: 119
Registrado em: 14 Jun 2010, 03:01

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Fev 2011, 21:47

Acha que M&M seria um sistema legal pra essa temática? Do pouco que conheço de M&M, ele me parece bem flexível.


Com algumas regras opcionais, sim, seria perfeito.

Uma campanha com agentes especiais, soldados de elite, ou qualquer coisa do tipo teria NP entre 6 e 8. Geralmente, M&M dá 15*NP de pontos para distribuir, mas isso é bem pouco, normalmente.

Agentes da Liberdade sugere aumentar essa pontuação para 20*NP. Não fica muito mais apelão (devido aos limites do Nível de Poder, que são os mesmos aplicados normalmente), e os jogadores terão muito mais flexibilidade na criação do personagem.

Fora que, para criar Equipamentos e Dispositivos novos (o que caracteriza um item como Equipamento ou Dispositivo cabe ao julgamento do Mestre) é só fazer combinações dos efeitos de superpoderes.

E, vou citar novamente, tem as famosas regras de conflito, um sistema de dano letal suficientemente realista, e Pontos Heróicos (que podem combinar perfeitamente com a campanha, ou não, dependendo do nível de realismo/heroísmo).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor Metal Sonic em 17 Fev 2011, 10:39

O bom do M&M nesse caso é se você quiser ter uma aventura onde o foco é a ação, o mistério e investigação, e não minúcias de armas e equipamentos ou de situações de combate.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Covert Action: rpg de Hideo Kojima e Tom Clancy

Mensagempor Lorde da Dança em 08 Mar 2011, 21:32

Imagem

Está mais para rpg de assalto do que de...operações cobertas...missão militar...mas deve servir
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron