Acha que M&M seria um sistema legal pra essa temática? Do pouco que conheço de M&M, ele me parece bem flexível.
Cara... se não me engano o GURPS teve uns dois ou três suplementos em sua 3a edição voltados para essa temática. Black Ops, Covert Ops e Special Ops (se não me engano). Porém nunca joguei, e se li alguma coisa foi muito por alto. Pra mim o GURPS é o sistema com suplementos mais ricos, mas como sei que você não curte GURPS... Hehehhe
Fala Iceman! Quando é que tu vem pro Rio pra gente jogar, seu safado!
E alto lá! Eu não curto aquele *combate* de 1 seg de Gurps, mas o resto do sistema e seus suplementos me agradam e muito! Vou dar uma olhada nesses suplementos, valeu a dica.
Iceman escreveu:Penso que seria muito legal jogar com essa temática, mas creio que não seria muito prático ou de jogabilidade rápida se houvesse muita informação (tipo:penalidades em tiros de curta, média e longa distância; tiro simples, rajada ou automático). Talvez informações minuciosas sobre armas sejam interessantes para quem curte armas, e esse RPG poderia estar fadado a um nicho específico
Khan escreveu:O detalhismo exagerado, pode deixar a aventura morosa demais, em especial quando por exemplo passam-se 10 minutos calculando e discutindo quais as penalidades do tiro que o sniper vai dar. E o grupo tem outras 3 pessoas querendo jogar.
Na verdade eu falei isso pensando naquele fetichismo bélico visto em contos, filmes e jogos do gênero. Mas concordo que nem todo mundo curte essa minúcia.
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E Khan tem razão, covert ops engloba coisa pra chuchu. Pela wikipedia, o termo significa "operações clandestinas empregadas por agentes/recursos plausivelmente "negáveis" (deniable assets) pela organização responsável", então podemos ter desde operações de inteligência, a contra-inteligência, sabotagens, vigilância, assassinatos, resgates, insurgência, etc.
Eu vejo duas direções básicas aqui, se fôssemos criar um jogo nessa linha: 1) genérica; 2) focada.
A linha
genérica seria como um bom suplemento de GURPS, descrevendo algumas das principais organizações de inteligência/law-enforcemente/militares existentes que se utilizam deste tipo de operação; o modus-operandi desse tipo de operação; os tipos de missões; armas, equipamentos e gadgets envolvidos; a vida de um agente deste tipo; dicas e idéias de campanhas e aventuras; etc.
Já a linha
focada seria um cenário criado pra trazer à tona os "tropes" mais identificadores desse tema, sem que necessariamente este cenário seja real/existente. Nem preciso dizer que essa me agrada mais. Imagine contratar o Hideo Kojima pra bolar um cenário assim, e contratar Tom Clancy pra se preocupar com a parte "técnica" do oficio de Covert ops ?
Imagine uma proposta de jogo onde os jogadores trabalham juntos para um governo/corporação/ONG específico(a) só que cada um deles possui uma "agenda oculta" que na maioria das vezes os coloca em confronto? Talvez esse governo/corporação/ONG tenha formado uma força-tarefa de sub-agências pra deter alguma ameaça iminente? E cada jogador pertença a uma sub-agência diferente, e as "agendas ocultas" reflitam interesses ocultos dessas agências? E quem sabe se houvesse uma mecânica de "trust points" ala Cold City e Mountain Witch ?????? Cara, isso dá jogo.
Editado: Na verdade já existe um rpg muito semelhante a isso, que é o
Cold City. Só que ele se passa na Berlin do pós-guerra e tem elementos paranormais, então difere um pouco da idéia acima.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
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