Coisas que você não gosta em jogos que gosta

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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2011, 17:49

Bem, mas é ruim que os livros não tenham regras para isso. É algo que não pode ser contestado.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Cebolituz em 23 Mar 2011, 18:01

_Virtual_Adept_ escreveu:Bem, mas é ruim que os livros não tenham regras para isso. É algo que não pode ser contestado.


Convenhamos que se os jogadores contestarem que um dragão de 8 metros de altura e pesando 10 toneladas não tem força para quebrar uma parede, você está jogando com os caras errados.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Youkai X em 23 Mar 2011, 18:56

Assim como a água não conduz eletricidade em D&D XD
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor AKImeru em 23 Mar 2011, 18:57

No contexto apresentado, eu não preciso de regras para descrever como um maldito dragão que pesa toneladas quebra uma parede.

Em nenhum sistema.

E se me derem regras para isso, eu irei pessoalmente remover elas de minhas sessões. Porque não são necessárias para mim.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2011, 19:05

O caso do dragão é um exemplo. Mas um cara com Força muito grande em D&D não é capaz de feitos incríveis (por exemplo, quebrar um muro com um soco, ou arrancar uma árvore e usá-la como maça). É ruim que não haja regras gerais para um jogador, com um personagem de alto nível, poder fazer coisas mais impressionantes do que... lutar muito bem.

Principalmente porque, no caso de PJs, é mais difícil dizer quando, exatamente, começa o nível em que é possível quebrar uma parede.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Youkai X em 23 Mar 2011, 19:09

Eu nem falei só de dragões. Falei de ogros/bisões/elefantes/gigantes/aventureiros de nível elevado com muita Força (e claro, dragões no meio) e como não há nenhuma regra clara que facilite a todo esse grupo que possam destruir árvores ou muralhas pq as CDs geralmente ou são muito elevadas ou os objetos possuem PVs na casa das centenas (como se toda árvore fosse um pinheiro gigante com a firmeza do carvalho). Claro que pedir regras detalhadas sobre isso seria mimimi demais, mas ter feito com que a base fosse mais simples de representar essa facilidade em interagir com o cenário seria mais agradável.

E o VA falou exatamente o que eu queria dizer.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Gladius Dei em 23 Mar 2011, 23:11

Espera, eu estava com a impressão de que, pelo menos D&D 4e, se uma explicação/cena/interpretação não tem qualquer efeito mecânico (ou tenha um efeito mecânico mínimo que poderia ser obtido tão facilmente quanto se fosse utilizado qualquer outro método disponível ao personagem, NPC ou não), caberia do bom-senso do mestre julgar o que ocorre?

Exemplo: gigantes tem clavas como armas. Descrevendo um gigante que gasta uma ação menor (considerando que ele não teria outras para algo útil, por exemplo) para arrancar uma árvore e usá-la como clava não me pareceria algo que fugiria muito do sistema, havendo regras ou não...

Agora, se a questão do gigante quebrar uma parede for para algum efeito ruim para os jogadores, poderia se fazer uma abstração e usar um tipo de armadilha, ou poder semelhante de outro monstro para isso, não? Porém com alguns reveses para o monstro, já que não é um "poder apropriado/treinado/inato", etc.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
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(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Mar 2011, 01:21

Estamos falando também de PJs, Gladius. Como lidar com um PJ que quer quebrar uma parede? Só bom-senso é insuficiente, nesse caso. Tem que ter uma regra para dizer, no mínimo, a partir de que Força é possível realizar tal proeza.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Mar 2011, 01:37

Daí tem a "regra" dos estágios.

No heróico é semi-impossível, no exemplar pode ser, desde que contribua ao drama, e o épico é rule of cool. XD
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Youkai X em 24 Mar 2011, 01:45

Se fosse oficialmente por regras, seria algo beeeeem difícil um personagem de nivel 30 que maximizou força conseguir arrebentar uma muralha de pedra (uma de alvenaria ele já consegue, mas é nível 30, onde já podem os grupos peitarem deuses).
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Russel em 24 Mar 2011, 07:17

como funcionam as regras de dureza e pvs de objetos na 4e ?
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Batousa em 24 Mar 2011, 09:02

Eu já acho que D&D tem regras demais.

No caso dos PJs quebrarem uma parede, ou uma porta ou o escambau,analise a parede, o material que é feito, as condições que ela está, sua vulnerabilidades e entre em um acordo com o PJ e cria um teste de força. Não precisa de um game design criar uma regra oficial para isso.

Se não quer criar esta regra, pega uma já existente de algum outro lugar e adapta.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Nibelung em 24 Mar 2011, 09:31

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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Youkai X em 24 Mar 2011, 14:30

um combo (simples, mas ainda um combo) feito no Character Optimization ainda não combateria o problema que falei. Por enquanto a única solução que pensei foi de dar bônus mesmo. Tipo, personagens ou monstros paragon recebem +2 em testes de força, e no epic passa a ser +4. Conforma a categoria de tamanho, os bônus crescem, e passariam a ser +4 grande/+6 enrome/+8 imenso. Só que daí Força passaria a ser um atributo mais vantajoso que os demais... Ou o jeito seria diminuir as CDs ou permitir que se usem testes de athletics mesmo nos testes de quebrar objetos.
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Re: Coisas que você não gosta em jogos que gosta

Mensagempor Wakko em 24 Mar 2011, 16:21

não vai ser vantajoso se esses bônus forem só pra derrubar uma porta ou pra arrancar uma árvore. o perso não vai ganhar esse bônus no ataque ou no dano, por ex.
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