Whatcha gonna do ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Whatcha gonna do ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Mar 2011, 00:07

O Manual do Mestre 4ed de D&D tem um monte de sugestões de como fazer isso...

mas tem que ter um material preparado antes (dungeon tiles, cartas de monstros, decks de encontros, cartas de tesouros, etc.)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Whatcha gonna do ?

Mensagempor Armitage em 26 Mar 2011, 00:12

Interessante, Gegê. Tem mecânicas pra ajudar nisso? Fale um pouco mais.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Whatcha gonna do ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Mar 2011, 00:27

A mecânica está mais na parte do equilíbrio e tal. Como por exemplo os níveis de dificuldades dos encontros e as tabelas de aleatoriedade da masmorra.

Guia do Mestre, pág. 190: Masmorras Aleatórias
Vá rolando dados para gerar corredores, salas, portas, etc. Mas faça em segredo para evitar insanidades como corredores sem saída e portas que levam a corredores sem saída.

Pág. 194: Baralhos de Encontros
Regras de como criar os baralhos. Vá sacando criaturas. Dá dicas de como formar baralhos equilibrados, temáticos, e como administrar monstros elite e solo.


Pág; 195: Jogando sem um Mestre
Use os dois sistemas acima e jogue sem um mestre.

Em resumo, é pouca coisa, mas precisa de uma quantidade de material para funcionar. *Acho* que o Castle Ravenloft, lançado em 2010, funciona baseado com o acima - e evolui ele mais um pouco, com "cenários" e "objetivos", pelo pouco que li em resenhas gringas.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Whatcha gonna do ?

Mensagempor Armitage em 26 Mar 2011, 00:29

Valeu Gegê, vou dar uma olhada. ;)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Whatcha gonna do ?

Mensagempor Madrüga em 27 Mar 2011, 10:59

Eu lembro de regras opcionais, como a de reputação e a de contatos, que são facílimas de implementar e ajudariam bastante nessa construção genérica do mundo sem objetivos. É d20, estava no UA (livro que tinha só regras opcionais) e é muito legal. Vale a pena ler também.

Isso mostra que, embora o Silva implique com o D&D, já se pensou bastante em como favorecer "outro" tipo de campanha. Os caras da minha mesa geralmente têm esse tipo de objetivo: muitas aventuras no início da carreira e, depois, começar a assentar. Jogamos uma campanha de D&D até o nível 12, e os jogadores já tinham descolado uma pequena ilha com umas cavernas de esconderijo. Eles estavam montando, nas cavernas, um complexo com camas, oficina, cozinha, túneis de escape, etc... tudo isso para o bando pirata que eles estavam fundando, com a intenção de ser lendários piratas na região (e no mundo).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Whatcha gonna do ?

Mensagempor Armitage em 27 Mar 2011, 14:07

Madrüga escreveu:Eu lembro de regras opcionais, como a de reputação e a de contatos, que são facílimas de implementar e ajudariam bastante nessa construção genérica do mundo sem objetivos. É d20, estava no UA (livro que tinha só regras opcionais) e é muito legal. Vale a pena ler também.

Valeu Madruga.

Isso mostra que, embora o Silva implique com o D&D, já se pensou bastante em como favorecer "outro" tipo de campanha

Como assim? Eu não impliquei com D&D em momento algum nesse tópico, apenas afirmei que ele, by default, não dá muita insumo pra isso.

Os caras da minha mesa geralmente têm esse tipo de objetivo: muitas aventuras no início da carreira e, depois, começar a assentar. Jogamos uma campanha de D&D até o nível 12, e os jogadores já tinham descolado uma pequena ilha com umas cavernas de esconderijo. Eles estavam montando, nas cavernas, um complexo com camas, oficina, cozinha, túneis de escape, etc... tudo isso para o bando pirata que eles estavam fundando, com a intenção de ser lendários piratas na região (e no mundo).

Sim, é disso que estou falando. A campanha mais memorável de Gurps que participei foi uma onde conquistamos uma ilha e fundamos um governo particular nela. Cada jogador ficou responsável por um aspecto do governo de acordo com suas habilidades (agricultura, mineração, comércio, diplomacia, defesa, etc), e passamos a ditar o rumo da campanha sem intervenção direta do mestre ( que adotou uma postura meramente reativa às nossas decisões).

Editado: Gegê, li as partes recomendadas do DM Guide. É realmente interessante, e tem bastante a ver com o que eu procuro. O único senão é que essas ferramentas (dungeons aleatórios, encontros aleatórios, jogar sem mestre) funcionam bem no aspecto tático-operacional (o que será que encontraremos nessa masmorra? ), mas não é muito útil no aspecto estratégico (o que estamos fazendo aqui ? que vantagem isso nos trará no mundo lá fora? ). Mas valeu, é muito útil de qualquer forma. E aliás, não sei se já falei isso aqui, mas o DM guide do D&D 4 é excelente em termos de dicas pro mestre.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron