Madrüga escreveu:Eu lembro de regras opcionais, como a de
reputação e a de
contatos, que são facílimas de implementar e ajudariam bastante nessa construção genérica do mundo sem objetivos. É d20, estava no UA (livro que tinha só regras opcionais) e é muito legal. Vale a pena ler também.
Valeu Madruga.
Isso mostra que, embora o Silva implique com o D&D, já se pensou bastante em como favorecer "outro" tipo de campanha
Como assim? Eu não impliquei com D&D em momento algum nesse tópico, apenas afirmei que ele,
by default, não dá muita insumo pra isso.
Os caras da minha mesa geralmente têm esse tipo de objetivo: muitas aventuras no início da carreira e, depois, começar a assentar. Jogamos uma campanha de D&D até o nível 12, e os jogadores já tinham descolado uma pequena ilha com umas cavernas de esconderijo. Eles estavam montando, nas cavernas, um complexo com camas, oficina, cozinha, túneis de escape, etc... tudo isso para o bando pirata que eles estavam fundando, com a intenção de ser lendários piratas na região (e no mundo).
Sim, é disso que estou falando. A campanha mais memorável de Gurps que participei foi uma onde conquistamos uma ilha e fundamos um governo particular nela. Cada jogador ficou responsável por um aspecto do governo de acordo com suas habilidades (agricultura, mineração, comércio, diplomacia, defesa, etc), e passamos a ditar o rumo da campanha sem intervenção direta do mestre ( que adotou uma postura meramente reativa às nossas decisões).
Editado: Gegê, li as partes recomendadas do DM Guide. É realmente interessante, e tem bastante a ver com o que eu procuro. O único senão é que essas ferramentas (dungeons aleatórios, encontros aleatórios, jogar sem mestre) funcionam bem no aspecto tático-operacional (o que será que encontraremos nessa masmorra? ), mas não é muito útil no aspecto estratégico (o que estamos fazendo aqui ? que vantagem isso nos trará no mundo lá fora? ). Mas valeu, é muito útil de qualquer forma. E aliás, não sei se já falei isso aqui, mas o DM guide do D&D 4 é excelente em termos de dicas pro mestre.
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