Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mar 2011, 14:51

Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.
O uso do termo "colocar ganchos" na criação de um background de personagem parece ser completamente alienígena pra mim. Eu acho que npcs e localidades, assim como eventos podem ter ganchos, mas personagens jogadores? Nunca deveriam!

Antes que você fale “ué, o Lumine endoidou de vez, de novo?”, analise comigo.

Os personagens são os principais da história; eles não precisam ser "fisgados" pelo mestre pra histórias, porque (em teoria, pelo menos), uma boa partida / campanha tem toda a história sobre eles.

Fez sentido? Ok, podemos elaborar mais um pouco.

Mesmo com toda tecnologia moderna jogo de videogame, até agora a experiência criada num jogo eletrônico terá que evoluir ao ponto de oferecer uma experiência verdadeiramente individual para cada jogador distinto, quem dirá um grupo de 3-6 jogadores de forma simultânea.

O elemento humano também, onipresente numa mesa mas supérfluo em jogos eletrônico online e tudo mais me faz imaginar: é assim mesmo?

(... veja o resto aqui, lol http://phieluminando.blogspot.com/2011/ ... dos-e.html)

(aka, eu fiz um post novo no fórum e acho que podemos expandir essa discussão aqui, o que acham?)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Mar 2011, 16:18

Cara, esse post todinho pode ser respondido por Smallville RPG:

http://poneiriders.wordpress.com/2010/0 ... smo-tempo/
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Youkai X em 28 Mar 2011, 16:32

Só tem de certa forma o problema... e quando entra um jogador novo no meio da campanha?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Mar 2011, 18:10

Nesse caso, o relacionamento do personagem dele não é anterior aos acontecimentos da campanha, e irá se desenvolvendo no decorrer do jogo.

Não enxergo esse fluxograma como um negócio inflexível. É só para dar uma noção de onde partir.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mar 2011, 18:43

Sim, e eu acho que pode funcionar como amizades reais mesmo, ou então como relações comerciais.

Se o grupo precisa de um cara que saiba usar algo que não tenham, é fácil que se aproximem de um cara que tenha esse recurso. Ou então, um amigo de fulano de longa data, etc...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Deicide em 28 Mar 2011, 19:16

Eu gosto quando jogadores criam ganchos, mas não exijo. Sempre gasto tempo da campanha unindo o grupo.

ALiás, minha campanha atual eu não só estou gastando tempo unindo o grupo (que é o bando mais disfuncional que já vi), mas tornando-os heróis (pois a maioria começou como personagens fúteis e egocêntricos). E estão adorando.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Vincer em 28 Mar 2011, 19:17

O uso do termo "colocar ganchos" na criação de um background de personagem parece ser completamente alienígena pra mim. Eu acho que npcs e localidades, assim como eventos podem ter ganchos, mas personagens jogadores? Nunca deveriam!


Defina ganchos. Ou 'ganchos em personagens'.

para mim alienígena foi o tópico; Nunca vi falarem isso. Já cansei de ver falarem em *Narradores* olharem o background dos PCs para puxar inspiração/matéria bruta para ganchos... mas os ganchos ainda são da trama, externos, narrador, etc(não dos jogadores).

Embora eu goste de os jogadores surgirem com isso, mas aí já entra 'estilos de jogo'; e o porque disso eu vou entrar daqui à pouco...

Os personagens são os principais da história; eles não precisam ser "fisgados" pelo mestre pra histórias, porque (em teoria, pelo menos), uma boa partida / campanha tem toda a história sobre eles.


Como não??? WATTHEFUCKAMIREADING

Por tudo que já conversamos no passado e pelo que já vi em tópicos, eu estou piamente acreditando que você usa alguns termos de forma totalmente diferente(outras definições) do que eu sempre vi; Do contrário você está falando non-sense.

Fisgar é 'fisgar a atenção'. Se você acha que o narrador não deve criar nada interessante que tenha esse potencial(o que chamam de ganchos: termo abstrato de algo interessante que jogadores podem OU NÃO pegar... diferente de trilha(railroading) onde os jogadores não têm opção). Frodo sofre um puta railroading com o 'você deve levar o anel', mas fora ele todos os demais da sociedade apenas viram um gancho (algo interessante) e decidiram por fisgá-lo(quem não fisgou seriam os demais da reunião no primeiro livro, que não foram com a sociedade por exemplo).

re-quote para ênfase
não precisam ser "fisgados" pelo mestre pra histórias, porque (em teoria, pelo menos), uma boa partida / campanha tem toda a história sobre eles.


Num jogo onde a história é construída pelos participantes(mestre e jogadores), de onde vem a história?? Poisé, deles. Então "A história fisgar os personagens"="serem fisgados pelo mestre(ou eles mesmos)"

Fisgar é isso. Chutando, se você fala em fisgar como 'o narrador arrastar os PCs rumo a X' aí eu concordo, mas teria usado outro termo. Essa introdução me passou uma idéia totalmente distinta.

Jogadores e narrador devem construir a experiência juntos(até quanto cada um varia). Mas já faz décadas se fala em o Narrador pensar nos jogos a partir dos personagens e seus históricos, e também sempre se falou em criar personagens interligados(ou dar a eles motivações). Com variados métodos(vide o elogiado e recente Smallvile já comentado)...

Então o tópico é sobre isso? Eu re-escreveria o começo do texto porque me pareceu outra coisa completamente distinta, e se o foco é isso... qual o foco do tópico? Quer conhecer os métodos já existentes, ou levantar um debate sobre novos métodos?

A)narrador que ignora background dos personagens na história= para muita gente, já faz muito tempo... BAD DMING

B)Jogadores criarem motivações em seus personagens para fazerem o que fazem, e para andar juntos... = construção boa('correta') de personagem. O contrário=personagens vazios/rasos.

Tanto A quanto B para mim sempre foram requisitos a uma boa partida de RPG, requisitos que só vejo faltarem em mesas ruins, só de novatos, nos exemplos que vejo (até aqui na spell) de 'piores sessões', etc, etc. Por isso o tópico me pareceu redundante(desse jeito solto, sem explicar um motivo ulterior para ele): seria como alguém postar apenas 'RPG precisa de jogadores presentes para ser jogado', sem mais nada. A coisa já mudaria se fosse 'RPG *realmente* precisa de jogadores presentes para ser jogado?' ou acrescentar qualquer tipo de questão/proposta a mais... no artigo só enfatizar que 'isso é importante' rolou, mas como tópico faltou algo mais ao meu ver...

Em outras palavras, nem sei como dar continuidade construtiva no debate(não vi debate ainda), então fica os comentários sobre o começo do texto e 'concordo, isso é pré-requisito a uma boa partida!'
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Deicide em 28 Mar 2011, 19:31

Vincer, até onde entendi, o tópico é sobre os personagens terem "ganchos" para entrarem na história. Ou seja, facilitar a vida do Mestre quando o jogo começar.

(Mas tem outro tipo de gancho, que eu gosto muito, que é o personagem ter background próprio que permite adicionar elementos deste na história principal, assim dando ao Mestre mais elementos narrativos e dando ao jogador um módico de poder sobre a narrativa)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Ganchos, Backgrounds Interligados e... Tidus.

Mensagempor Vincer em 28 Mar 2011, 19:59

O que o Phil deu de exemplo eu chamo de retro-narrativa; Funciona muito bem para atrelar novos personagens ao grupo, realmente muito útil. Só tive um caso de mal-funcionamento disso: um novato(com rpg).

Tipo, ele teve dificuldades de se entrosar com esse background. Ele tinha várias outras dificuldades na verdade, e com um jeitinho ele foi se adaptando(mas o tal grupo morreu prematuro então não sei até onde iria). Olhando para trás eu notei que ele levaria de forma mais natural aparecer do jeito bruto, onde ele não precisaria roleplayar um velho relacionamento e criar os laços com o grupo durante o jogo...

Então fica a nota lateral: alguns novatos podem não ficar confortáveis com esse entrosamento(de cara). Outros lidam muito bem.

Sobre essa ferramenta que eu chamo retro-narrativa, fica a dica: ela é útil para MUITO MAIS COISAS. Venho brincando com várias formas faz um tempo, com sucesso... e tenho bolado formas que parecem bacanas mas ainda não experimentei. Até no crunch é útil; eu desaconselhava jogadores a se focarem puramente em alquimia(sem outras habilidades), até começar a usar esse recurso com ela(mecanicamente inclusive). Poder sacar poções 'simples'(categoria) de sua bolsa sem precisar ter avisado/feito-as antes, com um mero 'eu preparei esses frascos alguns dias atrás, naquela cidade... tava carregando-os comigo o tempo todo' deu a 'classe' a versatilidade que faltava sem ficar redundante...

Enfim, acrescentar elementos passados não precisam se limitar a background e laços entre personagens.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes

cron