Small Unit Tactics

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Armitage em 06 Abr 2011, 20:00

Acho que a galera deu uma pequena viajada. hehe

"Small Unit Tatics" diz respeito a combate moderno (com armas de fogo) somente. Não sei se existe um análogo medieval para o termo. Será que existiram métodos e técnicas pra esse tipo de coisa em tempos medievais? Alguem aí já ouviu falar? (sei de métodos e técnicas pra grandes exércitos, mas não para pequenas unidades).

E achei um site maneiro sobre isso: http://www.specialoperations.com/Focus/Tactics/

(inclusive ensina aqueles sinais manuais que vemos em filmes de guerra, tipo tio Schwarza em Predador.. se bem que ali era só pra exibir o biceps XD )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Abr 2011, 20:27

Como se rpg de fantasia fosse não-anacrônico.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Armitage em 06 Abr 2011, 23:27

Não sei se entendi, Lu. Mas acho que não é bem questão de "anacronia", mas sim uma simples questão de armas de longo alcance vs armas corpo-a-corpo. Não dá pra simplesmente aplicar as táticas de um ao outro, ou assim me parece.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2011, 06:31

Não é como se fantasia permitisse usarem poderes de comunicação a distância e ataques a distância não-convencionais como magias, né? :hum:
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Vincer em 07 Abr 2011, 06:51

Obviamente na fantasia cada ataque a distância é fatal, cada um com recuo, calibre, atravessando paredes e barulhento. Todos ouvem a direção de um disparo de arco, sabem contar quantas flechas o inimigo pode disparar antes de perder tempo repondo a aljava ou quantas magias cada mago pode ter, baseado no que viram na mão dele, e todos são igualmente propensos aos ataques. Não é como se a letalidade de um ataque fosse diferente para cada personagem por causa de diferenças assustadoras de abstratos hps que se elevam assustadoramente entre níveis e...

Bah, mesmo se a fantasia não fosse igual táticas de esquadrão urbanas(claramente é), tática boa é tática boa para qualquer um. Sempre dá para usar a tática de uma classe com outra, de um exército com outro... não é como se a especificações fizessem grande diferença e determinassem a tática a ser usada.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Abr 2011, 08:33

Relembrando o primeiro tópico:

Sempre joguei Shadowrun tentando manter uma “consciência tática” durante combates. Mas a maioria dos jogadores que conheço dá pouca importância pra isso. Então pensei em criar esse tópico com 2 propósitos:

1) Achar alguem que conheça desse tipo de combate na vida real, e nos ensine o básico. (imagino que deve ser algo assim, pela minha experiência com paintball: achar cobertura  fixar oponente  flanquear, mas com certeza deve haver mais).

2) Comentar sobre a relação disso com os sistemas em si. Será que os jogos acomodam bem esse tipo de coisa, ou não?


P.S: eu aposto que a "tática" mais utilizada do mundo é mate o mago primeiro.


Sé e fantasia/moderno ou futurista acho que STU é apenas um nome, pelo menos pra mim, é "grupo pequeno e altamente especializado".

Não é como se a letalidade de um ataque fosse diferente para cada personagem por causa de diferenças assustadoras de abstratos hps que se elevam assustadoramente entre níveis e...


Lembrando que D20 modern, Star wars e outros RPG's tem Hps abstrados e armas de fogo :b
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2011, 09:15

Vincer escreveu:Obviamente na fantasia cada ataque a distância é fatal, cada um com recuo, calibre, atravessando paredes e barulhento. Todos ouvem a direção de um disparo de arco, sabem contar quantas flechas o inimigo pode disparar antes de perder tempo repondo a aljava ou quantas magias cada mago pode ter, baseado no que viram na mão dele, e todos são igualmente propensos aos ataques. Não é como se a letalidade de um ataque fosse diferente para cada personagem por causa de diferenças assustadoras de abstratos hps que se elevam assustadoramente entre níveis e...


Repita comigo: "Eu não li o livro do mestre de D&D, então eu não tenho idéia do que eu tou falando".

Pra todas as tuas ironias eu respondo com um único argumento: "anacronismo".

Vincer escreveu:Bah, mesmo se a fantasia não fosse igual táticas de esquadrão urbanas(claramente é), tática boa é tática boa para qualquer um. Sempre dá para usar a tática de uma classe com outra, de um exército com outro... não é como se a especificações fizessem grande diferença e determinassem a tática a ser usada.


Então porque você reclama ali em cima? Só pra ter o que falar mal e fazer circlejerk com o Silva?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Nibelung em 07 Abr 2011, 11:21

Lumine Miyavi escreveu:
Vincer escreveu:Bah, mesmo se a fantasia não fosse igual táticas de esquadrão urbanas(claramente é), tática boa é tática boa para qualquer um. Sempre dá para usar a tática de uma classe com outra, de um exército com outro... não é como se a especificações fizessem grande diferença e determinassem a tática a ser usada.


Então porque você reclama ali em cima? Só pra ter o que falar mal e fazer circlejerk com o Silva?


Imagem
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2011, 11:27

Porra, fui emprestar o meu pro Crude, deu nisso. >_>
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Abr 2011, 12:20

Só um lembrete: Fantasia medieval não é só D&D... :victory:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2011, 12:25

Warhammer Fantasy é mais tático que muita coisa. XD
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Agnelo em 07 Abr 2011, 12:47

Armitage escreveu:Acho que a galera deu uma pequena viajada. hehe

"Small Unit Tatics" diz respeito a combate moderno (com armas de fogo) somente. Não sei se existe um análogo medieval para o termo.

E um análogo Cyberpunk-Fantasy?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Armitage em 07 Abr 2011, 13:40

Obviamente na fantasia cada ataque a distância é fatal, cada um com recuo, calibre, atravessando paredes e barulhento. Todos ouvem a direção de um disparo de arco, sabem contar quantas flechas o inimigo pode disparar antes de perder tempo repondo a aljava ou quantas magias cada mago pode ter, baseado no que viram na mão dele, e todos são igualmente propensos aos ataques. Não é como se a letalidade de um ataque fosse diferente para cada personagem por causa de diferenças assustadoras de abstratos hps que se elevam assustadoramente entre níveis e...

Bah, mesmo se a fantasia não fosse igual táticas de esquadrão urbanas(claramente é), tática boa é tática boa para qualquer um. Sempre dá para usar a tática de uma classe com outra, de um exército com outro... não é como se a especificações fizessem grande diferença e determinassem a tática a ser usada.


Vincer, você foi irônico né? Porque tudo que você falou faz sentido. O mero fato de o armamento padrão ser à distância, ao invés de corpo-a-corpo, muda completamente as “regras do jogo” – meu deus, a mera introdução de lanças um pouco mais longas que a média foi o suficiente pra mudar totalmente o modus operandi dos campos de batalha medievais.

Então, acho que o Vincer mostrou claramente que nenhuma fantasia anacrônica pode ser comparada com o mundo moderno/contemporâneo no aspecto da guerra. Se um time de runners invandindo uma instalação no ano 2053 já se comporta bem diferente de um time do BOPE invadindo um covil de traficantes hoje, imagina a diferença disso pra um time de aventureiros na idade média invadindo um calabouço.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Abr 2011, 14:12

Só que a maioria dos elementos de uma tática independem se é uma batalha de armas brancas ou de fogo.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Small Unit Tactics

Mensagempor Armitage em 07 Abr 2011, 15:44

Só que a maioria dos elementos de uma tática independem se é uma batalha de armas brancas ou de fogo.


Acho que são duas coisas diferentes aqui.

Existem as táticas/estratégias que dizem respeito a um âmbito geral, e as que dizem respeito a um âmbito específico. Os elementos a que você se refere são de âmbito “geral” (potencializar pontos fortes; minimizar casualidades; reduzir nivel de ameaça rapidamente; etc. ), mas eles não existem isoladamente. Não dá pra traçar táticas/estratégias/planos de ação ignorando os elementos “específicos” (especificidades de armamento empregado, oponente, local, terreno e ambiente onde a batalha será travada, etc).

Mas isso é meramente opinião. Afinal, sou leigo no assunto.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron