Criando nomes...

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Criando nomes...

Mensagempor Lady Draconnasti em 18 Abr 2011, 15:09

Criação de nomes... algo tão básico e ao mesmo tempo tão difícil para alguns (como eu). Então, meninos, meninas, bestas e criaturas em geral, qual o processo que vocês usam para criar nomes em seus jogos? Sejam eles para os personagens, para as cidades, para o cenário...
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Re: Criando nomes...

Mensagempor Emil em 18 Abr 2011, 15:25

Eu peço ajuda para os jogadores mais criativos. Até quando sou o mestre.

Ou então eu faço uma listinha com nomes gregos, armenos, árabes, personagens secundários de video-games que os jogadores não conhecem muito bem e deixo sempre à mão.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Criando nomes...

Mensagempor Gun_Hazard em 18 Abr 2011, 15:40

Criar nomes <> usar nomes.

Criar nomes sou mais a tática Star Wars pela pronuncia do nome. Se a pronuncia soar bem com o conceito do idioma/cultura ficticia é usada.

Usar nomes eu me baseio em nomes de culturas reais, tipo Celtas, Escandinavos, etc...

Mesmo quando vou criar uso estes nomes e pronuncias reais como referências...

A tática mais simples é anotar nomes ou radicais, em colunas, por grupos de familiaridades e depois só somar as colunas e ver no que dá.

Dai anoto em outra lista o nome usado e quem ele é para não correr o risco de repetir nomes...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Criando nomes...

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Abr 2011, 15:42

Depende do estilo de jogo. Como jogo supers, geralmente um nome americano com um codenome impactante basta.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Criando nomes...

Mensagempor Youkai X em 18 Abr 2011, 15:45

Criar nomes sou mais a tática Star Wars pela pronuncia do nome. Se a pronuncia soar bem com o conceito do idioma/cultura ficticia é usada.

Usar nomes eu me baseio em nomes de culturas reais, tipo Celtas, Escandinavos, etc...

Mesmo quando vou criar uso estes nomes e pronuncias reais como referências...



Gun Hazard, também faço isso, mas distorço bastante os nomes, pois não necessariamente gosto de que sejam exatamente como os de povos reais, e se soarem muito manjados/conhecidos já não gosto, apesar de eu achar válido para nomes de PCs ou NPCs nomes comuns (apesar de eu não usar nomes obviamente portugueses, tipo Pedro ou João, mas usar alguns mais neutros ou mais em inglês tipo Suzanne, Edmund, etc).
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Criando nomes...

Mensagempor Corvo da Tempestade em 18 Abr 2011, 15:47

Sinceramente: Geradores de nomes da internet :tsc:

Mas, no caso de cidades, é bom saber algo da história dela...dá bons nomes. O própio Rio de Janeiro é um exemplo. Então uma cidade chamada Montanha Esmeralda, por causa de sua mina altamente produtiva não seria um nome ruim.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Criando nomes...

Mensagempor Iuri em 18 Abr 2011, 15:49

Geralmente eu não crio. Sempre deixo pra última hora e quando chega a hora de introduzir o personagem/cidade tenho que inventar alguma coisa em cima da hora, o que resulta em coisas muito ridiculas. Esse é um grande fail meu quando narro.

Se consigo criar antecipadamente eu uso justamente este método de misturar radicais especificos para raças/culturas, que podem ser encontrados em alguns livros especificos da raça (por exemplo linha dos Races of em D&D)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Criando nomes...

Mensagempor Corvo da Tempestade em 18 Abr 2011, 15:55

Iuri escreveu:Geralmente eu não crio. Sempre deixo pra última hora e quando chega a hora de introduzir o personagem/cidade tenho que inventar alguma coisa em cima da hora, o que resulta em coisas muito ridiculas. Esse é um grande fail meu quando narro.


Já perdi o T em mestrar uma campanha depois que fiz a burrada de colocar o nome de dois NPC's importantes de "Index" e "Bookmark" :duh: :triste:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Criando nomes...

Mensagempor banned_guardian em 18 Abr 2011, 16:14

Tem um programinha bom pra isso. Se não me engano "EBoN", em que vc baixa os pacotes de "bibliotecas" e marca quais vc quer usar.

Bastante interessante e resolve o problema.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: Criando nomes...

Mensagempor arghsupremo em 18 Abr 2011, 16:15

Corvo da Tempestade escreveu:Mas, no caso de cidades, é bom saber algo da história dela...dá bons nomes. O própio Rio de Janeiro é um exemplo. Então uma cidade chamada Montanha Esmeralda, por causa de sua mina altamente produtiva não seria um nome ruim.


Com cidades eu faço o mesmo.

Nomes como: Alvorada Escarlate - Por ter nascido sobre um campo de batalha -, Vale do Martelho Caído - Onde caiu o martelo do deus dos anões formando um vale-, etc...

Já para nomes de npc é mais o estilo do Iuri "Ih, fodeu! Ventilador Arno! Não! Só Arno!"
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Criando nomes...

Mensagempor Myako Lumine em 18 Abr 2011, 16:37

Com NPCs eu geralmente uso name generators - o que eu mais uso é o do Niclas Forsell- da internet, escolho um nome bonitinho, modifico um pouco, e pronto!

O Everchanging Book of Names (EBoN) também é muito bom, e tem vários "packs" de nomes pra se adicionar. Porém, pra se ter acesso a tudo, precisa se registrar - e, obviamente, pagar -.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

Re: Criando nomes...

Mensagempor Kear em 18 Abr 2011, 16:50

Geradore, listas de nomes e nomes de personagens de jogos obscuros, a vida toda :x
Alguns que eu uso:
http://donjon.bin.sh/
http://www.behindthename.com/
http://www.seventhsanctum.com/
http://www.20000-names.com/
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Criando nomes...

Mensagempor Madrüga em 18 Abr 2011, 20:36

Para nomes de PCs, geralmente é alguma coisa do momento levemente alterada. Ou sem alterar, se o grupo não perceber, como meu lâmina maldita chamado Nerval, ou meu outro chamado Zagon.

Para coisas de cenário, costumo pensar um pouco mais, chafurdar as línguas que conheço, fuçar outras na Wikipedia até formar uma sonoridade que me agrade.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Criando nomes...

Mensagempor GarotoVaca em 18 Abr 2011, 23:22

Esse gerador é bem legalzinho: http://www.rinkworks.com/namegen/
Seria legal também a galera colocar os nomes que a galera usou ja em campanha pra quem precisa de ajuda(provavelmente eu vou usar um dia Vale do Martelo Caído mesmo que lembre a banda mais clichê do universo). Mó serviço de utilidade pública.

Ai vai os meus e dos meus jogadores (vou puxar da memória):

Farrion, Vorhatu, Vor, Orchid, Lorane, Elória, Conde Van der Graft, Knemu, Zaer, Ohatsu, Avael, Zukali, Salazar, Anralten, Hagnor, Sast, Orvil, Volturen, Mephu, Arkel, Korala, Valastor, To'tan, Kalad...
Avatar do usuário
GarotoVaca
 
Mensagens: 356
Registrado em: 27 Ago 2007, 21:08

Re: Criando nomes...

Mensagempor Iuri em 18 Abr 2011, 23:24

Bob, John e Cariôn, o resto são variações. Isso em campanhas medievais.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron