O que Old School tem de atrativo?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Abr 2011, 15:57

Não, sério. É uma pergunta, não é pra polemizar.

Lembra dos "bons tempos"? Onde guerreiros eram mostrados como idiotas tentando atingir inimigos parados, e magos levantando montanhas porque queriam?

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


No que DIABOS isso tem de atrativo?
Offtopic: Balth é on-topic. Sempre.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Agnelo em 20 Abr 2011, 15:59

A melhor parte das imagens é a foto do balth aparecendo no msn :b

Ótimo tópico.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Abr 2011, 16:00

Fora o tratamento gráfico (que eu gosto, mas provavelmente é só filtro nostálgico), a parte de regras do oldschool nunca me chamou a atenção.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor AKImeru em 20 Abr 2011, 16:02

A foto atingiu uma singularidade de estupidez com a presença do Balth surgindo. (me desculpe Balth, eu perco o respeito mas não perco a piada, você não é idiota)


Agora, Old School sempre mostrou em sua arte algo menos sério, em especial o D&D. E qual o problema disso, exatamente?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Abr 2011, 16:04

Porque ele não era algo que se levava a sério. Esse livro aqui, o Rules Cyclopedia é OURO PURO de imagens bizarras como essa aí do guerreiro. Minha favorita é o ciclope mago com chapéu pontudo e robe de estrelinhas, ou a briga de raios do mago vs beholder a la DBZ.

...vou upar no photobucket, volto já.

THERE WE GO.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Isso, cavalheiros, é Old School.
Imagem
E não isso.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor AKImeru em 20 Abr 2011, 16:22

Lumine Miyavi escreveu:Porque ele não era algo que se levava a sério. Esse livro aqui, o Rules Cyclopedia é OURO PURO de imagens bizarras como essa aí do guerreiro. Minha favorita é o ciclope mago com chapéu pontudo e robe de estrelinhas, ou a briga de raios do mago vs beholder a la DBZ.

...vou upar no photobucket, volto já.


Sim eu concordo.
Mas qual é o problema?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Abr 2011, 16:24

...ciclope mago. Tenho que concordar com os oldschoolers. O RPG não tem mais para onde evoluir depois dessa.

Imagem

F*d*m-s* lobisomens, vampiros, supers. IMA CYCLOPS MAGICUSER BITCH.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Abr 2011, 16:30

AKImeru escreveu:Sim eu concordo.
Mas qual é o problema?


O problema é isso invalidar tudo que veio depois. Porque o RPG (especialmente D&D) hoje em dia é automático como um videogame, pois corta coisas como perícias "Ofícios: Cerimônia do Chá", que não pode ser usado em encontros de combate.

Entrando no mérito da perícia aí em cima.

Você ao invés de saber escalar, caçar, cozinhar ou nadar, você sabe a etiqueta de chá. A menos que você jogue em Rokugan ou cenário equivalente, isso é uma tremenda burrice do ponto de vista de um aventureiro com recursos limitados FORA de um ambiente onde isso é propício. Já li reclamações que a 4ed de D&D é falha por isso: porque tudo é orientado ao combate.

Voltando até a 3e, o jogador investe 12 pontos de perícia em "Ofícios: Cerimônia do Chá", e depois reclama que os outros do grupo tem mais perícias que ele, porque são powermetagamers. Mesmo ele jogando em DarkSun.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor AKImeru em 20 Abr 2011, 18:04

Lumine Miyavi escreveu:
AKImeru escreveu:Sim eu concordo.
Mas qual é o problema?


O problema é isso invalidar tudo que veio depois. Porque o RPG (especialmente D&D) hoje em dia é automático como um videogame, pois corta coisas como perícias "Ofícios: Cerimônia do Chá", que não pode ser usado em encontros de combate.

Entrando no mérito da perícia aí em cima.

Você ao invés de saber escalar, caçar, cozinhar ou nadar, você sabe a etiqueta de chá. A menos que você jogue em Rokugan ou cenário equivalente, isso é uma tremenda burrice do ponto de vista de um aventureiro com recursos limitados FORA de um ambiente onde isso é propício. Já li reclamações que a 4ed de D&D é falha por isso: porque tudo é orientado ao combate.

Voltando até a 3e, o jogador investe 12 pontos de perícia em "Ofícios: Cerimônia do Chá", e depois reclama que os outros do grupo tem mais perícias que ele, porque são powermetagamers. Mesmo ele jogando em DarkSun.



Acredito que esteja atacando um espantalho Lumine. Sim já vimos diferentes pessoas criticando o 4e por não possuir pericias que não funcionam fora de um combate/para resolver skill challenges. Contudo, o D&D 4e limita as regras e expande em diferentes locais porque busca uma experiencia de fantasia heroica muito mais focada. É muito mais facil preparar uma aventura, com drama e ação usando a 4e do que qualquer outro sistema de D&D.

O problema é quando as pessoas tentam usar a 4e para sessões de apenas interpretação. É possivel, mas o sistema não é otimizado para tal.

Só que ai que vive a discussão: AD&D e D&D 3e possuiam sim um suporte para isso e...Falhavam em comparação com seus competidores ou sistemas que se voltam para além do combate. O que levou a remoção de muitas dessas opções.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Abr 2011, 18:31

O suporte pífio de AD&D e 3e se resumia basicamente a "faça o que o seu mestre mandar fazer". Ainda... é a mesma coisa que a 4e, até onde posso ver.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Russel em 20 Abr 2011, 22:22

nada
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Abr 2011, 22:45

Reductio ad absurdum, etc. etc.

Único problema desse tópico foi a segunda frase.

Se o tópico se levasse tão (pouco) a sério quanto o Rules Cyclopedia, seria ouro puro.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Elven Paladin em 20 Abr 2011, 23:18

Por outro lado:

Imagem

Planescape...

Imagem

Chainmail Bikini...

Imagem

.. Humor em Livros de RPG.

Até eu que sou anti-nostálgico sinto a falta do humor nos livros de TSR, da arte do Larry Elmore (mesmo que ele não desenhe Dragões tão bem quanto um Lockwoood ou Tony Diterlizzi) e bem... Peitos. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Deicide em 20 Abr 2011, 23:21

Pior que já vi gente falando que "as imagens das edições antigas que eram boas. Pareciam gente de verdade, não esses personagens de mangá de hoje em dia".

Obviamente, estão se referindo a ilustradores como Boris Vallejo e outros que adoravam fazer homens sarados de tanguinha e mulheres com biquini de cota de malha, mas acabam se esquecendo das imagens realmente clássicas do D&D... como essas que temos nessa página: http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/dd/20051104a
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Abr 2011, 23:51

Bem, eu estava lendo o Player's Strategy Guide e tem várias sacadas de humor ótimas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron