O que Old School tem de atrativo?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2011, 13:09

Bumpando! Como estou lendo Old Dragon, acabei com esse textinho na mão. :hum:

http://phieluminando.blogspot.com/2011/ ... ue-eu.html
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Youkai X em 28 Jul 2011, 14:39

Agora mostre pros grognards brasileiros XD !
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor shido_vicious em 28 Jul 2011, 14:51

O fato de eu concordar com cada palavra do artigo não é novidade, então preciso dizer mais alguma coisa pra fazer esse post valer.

Só funciona se você acertar o que eu estou pensando

Esse título foi perfeito.

Que bom que os jogos mais recentes preferem confiar mais em estrutura e design do que telepatia.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Elven Paladin em 30 Jul 2011, 16:33

Sobre o texto do Lumine: Nada a discordar. Maldito, eu detesto ter que assumir a postura de gostar de algo sem ter coisa alguma a apontar como potencialmente errada. Contudo, respondendo a algo que eu coloquei páginas atrás:

Não é necessariamente frescura. Eu, por exemplo, me sinto medianamente ofendido por todos os dailies, a despeito da power source. Copiando de um texto antigo meu:

A noção de “poder diário” por si é problemática, todavia. Não em termos de simular ou deixar de simular — a noção é tão prejudicial ao mago quanto ao guerreiro.

“Encontro” é uma unidade de tempo totalmente abstraída, de meta-jogo. A mesma unidade pode descrever tanto uma luta que transcorre em três minutos na ficção quanto um skill challenge voltado para investigação que ocorre em duas semanas no mundo de jogo. As ferramentas mecânicas que se tem à disposição concernem apenas a mecânica da unidade de encontro.

O ”dia” também é uma mecânica de andamento/recursos — mas esta está “presa” a um intervalo específico de tempo na ficção. Um poder diário é um recurso mais raro/valioso em um dia de 3 encontros do que em um de 1 — o número de encontros naquelas 24 horas da história é uma função da narrativa/desenrolar da ficção/plano do Mestre, não da mecânica.

Talvez uma variação das milestones constituísse uma unidade melhor. Um poder de guerreiro utilizável a cada [Unidade Abstrata x; x = y encontros] provavelmente causaria menos estranheza que o ”por dia”. Ou, de repente, o futuro está com Gamma World, que sequer usa a noção de poderes diários — tem-se somente at-will e encounter.

Mas dá pra entender o Elven perfeitamente. "É uma abertura/oportunidade que só aparece raramente na luta" -- explica bem um poder de encontro, mas não é ideal pro diário. "Requer muita energia/vigor para executar" -- tá, e por que ele não cai exausto depois da luta, e, se necessário for, vai ser capaz de executar ações extenuantes (escalar, etc.) sem redutores?

Seria mais legal se os "diários" fossem "abertos" por eventos que ocorrem dentro do encontro. Mas até já consigo ver uma turba berrando "É LIMIT BREAK, É VÍDEO-mi-mi-mi-GAME!!!".


É uma explicação mas elegante, mas no meu caso (não posso respondem por outrém) é uma questão do grau de suspensão de descença necessário para aceitar Daily Martial Powers (e praticamente só eles). Por soar justamente a mais mundana e menos "flashy" fonte de poder da 4e, eu tenho com ela um grau de suspensão de descrença menor do que outras.

Isso quer dizer que eu detesto ou não uso isso? Claro que não. Eu estou jogando com um Eladrin LazyLord (um Warlord que sequer ataca, ele faz com que o resto da equipe faça isso por ele. E os poderes diários soam ainda mais absurdos com um LazyLord, afinal, é um comando/ordem/oportunidade tática encontrável uma vez só no dia) em Athas :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron