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O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 15:57
por Lumine Miyavi
Não, sério. É uma pergunta, não é pra polemizar.

Lembra dos "bons tempos"? Onde guerreiros eram mostrados como idiotas tentando atingir inimigos parados, e magos levantando montanhas porque queriam?

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


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No que DIABOS isso tem de atrativo?
Offtopic: Balth é on-topic. Sempre.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 15:59
por Agnelo
A melhor parte das imagens é a foto do balth aparecendo no msn :b

Ótimo tópico.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 16:00
por GoldGreatWyrm
Fora o tratamento gráfico (que eu gosto, mas provavelmente é só filtro nostálgico), a parte de regras do oldschool nunca me chamou a atenção.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 16:02
por AKImeru
A foto atingiu uma singularidade de estupidez com a presença do Balth surgindo. (me desculpe Balth, eu perco o respeito mas não perco a piada, você não é idiota)


Agora, Old School sempre mostrou em sua arte algo menos sério, em especial o D&D. E qual o problema disso, exatamente?

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 16:04
por Lumine Miyavi
Porque ele não era algo que se levava a sério. Esse livro aqui, o Rules Cyclopedia é OURO PURO de imagens bizarras como essa aí do guerreiro. Minha favorita é o ciclope mago com chapéu pontudo e robe de estrelinhas, ou a briga de raios do mago vs beholder a la DBZ.

...vou upar no photobucket, volto já.

THERE WE GO.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


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Isso, cavalheiros, é Old School.
Imagem
E não isso.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 16:22
por AKImeru
Lumine Miyavi escreveu:Porque ele não era algo que se levava a sério. Esse livro aqui, o Rules Cyclopedia é OURO PURO de imagens bizarras como essa aí do guerreiro. Minha favorita é o ciclope mago com chapéu pontudo e robe de estrelinhas, ou a briga de raios do mago vs beholder a la DBZ.

...vou upar no photobucket, volto já.


Sim eu concordo.
Mas qual é o problema?

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 16:24
por GoldGreatWyrm
...ciclope mago. Tenho que concordar com os oldschoolers. O RPG não tem mais para onde evoluir depois dessa.

Imagem

F*d*m-s* lobisomens, vampiros, supers. IMA CYCLOPS MAGICUSER BITCH.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 16:30
por Lumine Miyavi
AKImeru escreveu:Sim eu concordo.
Mas qual é o problema?


O problema é isso invalidar tudo que veio depois. Porque o RPG (especialmente D&D) hoje em dia é automático como um videogame, pois corta coisas como perícias "Ofícios: Cerimônia do Chá", que não pode ser usado em encontros de combate.

Entrando no mérito da perícia aí em cima.

Você ao invés de saber escalar, caçar, cozinhar ou nadar, você sabe a etiqueta de chá. A menos que você jogue em Rokugan ou cenário equivalente, isso é uma tremenda burrice do ponto de vista de um aventureiro com recursos limitados FORA de um ambiente onde isso é propício. Já li reclamações que a 4ed de D&D é falha por isso: porque tudo é orientado ao combate.

Voltando até a 3e, o jogador investe 12 pontos de perícia em "Ofícios: Cerimônia do Chá", e depois reclama que os outros do grupo tem mais perícias que ele, porque são powermetagamers. Mesmo ele jogando em DarkSun.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 18:04
por AKImeru
Lumine Miyavi escreveu:
AKImeru escreveu:Sim eu concordo.
Mas qual é o problema?


O problema é isso invalidar tudo que veio depois. Porque o RPG (especialmente D&D) hoje em dia é automático como um videogame, pois corta coisas como perícias "Ofícios: Cerimônia do Chá", que não pode ser usado em encontros de combate.

Entrando no mérito da perícia aí em cima.

Você ao invés de saber escalar, caçar, cozinhar ou nadar, você sabe a etiqueta de chá. A menos que você jogue em Rokugan ou cenário equivalente, isso é uma tremenda burrice do ponto de vista de um aventureiro com recursos limitados FORA de um ambiente onde isso é propício. Já li reclamações que a 4ed de D&D é falha por isso: porque tudo é orientado ao combate.

Voltando até a 3e, o jogador investe 12 pontos de perícia em "Ofícios: Cerimônia do Chá", e depois reclama que os outros do grupo tem mais perícias que ele, porque são powermetagamers. Mesmo ele jogando em DarkSun.



Acredito que esteja atacando um espantalho Lumine. Sim já vimos diferentes pessoas criticando o 4e por não possuir pericias que não funcionam fora de um combate/para resolver skill challenges. Contudo, o D&D 4e limita as regras e expande em diferentes locais porque busca uma experiencia de fantasia heroica muito mais focada. É muito mais facil preparar uma aventura, com drama e ação usando a 4e do que qualquer outro sistema de D&D.

O problema é quando as pessoas tentam usar a 4e para sessões de apenas interpretação. É possivel, mas o sistema não é otimizado para tal.

Só que ai que vive a discussão: AD&D e D&D 3e possuiam sim um suporte para isso e...Falhavam em comparação com seus competidores ou sistemas que se voltam para além do combate. O que levou a remoção de muitas dessas opções.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 18:31
por Lumine Miyavi
O suporte pífio de AD&D e 3e se resumia basicamente a "faça o que o seu mestre mandar fazer". Ainda... é a mesma coisa que a 4e, até onde posso ver.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 22:22
por Russel
nada

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 22:45
por Eltor Macnol
Reductio ad absurdum, etc. etc.

Único problema desse tópico foi a segunda frase.

Se o tópico se levasse tão (pouco) a sério quanto o Rules Cyclopedia, seria ouro puro.

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 23:18
por Elven Paladin
Por outro lado:

Imagem

Planescape...

Imagem

Chainmail Bikini...

Imagem

.. Humor em Livros de RPG.

Até eu que sou anti-nostálgico sinto a falta do humor nos livros de TSR, da arte do Larry Elmore (mesmo que ele não desenhe Dragões tão bem quanto um Lockwoood ou Tony Diterlizzi) e bem... Peitos. :b

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 23:21
por Deicide
Pior que já vi gente falando que "as imagens das edições antigas que eram boas. Pareciam gente de verdade, não esses personagens de mangá de hoje em dia".

Obviamente, estão se referindo a ilustradores como Boris Vallejo e outros que adoravam fazer homens sarados de tanguinha e mulheres com biquini de cota de malha, mas acabam se esquecendo das imagens realmente clássicas do D&D... como essas que temos nessa página: http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/dd/20051104a

Re: O que Old School tem de atrativo?

MensagemEnviado: 20 Abr 2011, 23:51
por _Virtual_Adept_
Bem, eu estava lendo o Player's Strategy Guide e tem várias sacadas de humor ótimas.