O que Old School tem de atrativo?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Darin em 01 Jun 2011, 11:32

É tão mais fácil jogar D&D sem pensar em simulacionismo...

Sério, tem muita coisa que não faz sentido ali, mas, quem consegue abstrair, se diverte muito...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Agnelo em 01 Jun 2011, 11:38

Darin, essa resposta é boa pra refutar o feeling do elfo, mas não serve pra responder a crítica do shido.

O que ele está dizendo, e não tem como discordar, é que a importância do daily varia pela quantidade de encontros do dia.

Isso pode não ser um problema grave, mas certamente é uma reclamação válida. É só lembrar que a regra opcional do nibe para descansos prolongados visava solucionar exatamente esse problema.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Darin em 01 Jun 2011, 12:09

Cabe o bom senso... Geralmente o descanso só acontece antes de ja terem usado suficiente recursos se o mestre quer...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Youkai X em 01 Jun 2011, 12:18

E em aventuras/campanhas não focadas em combate ou onde os combates ocorrem de alguns em alguns dias? Quer dizer que D&D não pode ser usado numa campanha desse tipo?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Jun 2011, 12:56

Eu tenho essa crítica aos dailies desde... porra, desde que saíram as PRIMEIRAS notícias sobre a 4e, lá quando estavam começando a revelar que magos usariam orbes e os personagens teriam pulsos de cura*.

Mas voltando um pouco ao assunto do tópico: esse último artigo do Mearls foi a melhor coisa que li dele esse ano, e com certeza não teve nada de fanatismo escolavéia no texto. Raios, ao contrário da MAIORIA dos grognards iludidos fãs da escolavéia, ele TEM consciência de que não jogava o AD&D oficial e sim uma versão altamente modificada pelo grupo dele, em parte intencionalmente e em parte por não entender as regras oficiais direito.

Muita gente já está com uma posição já pré-concebida de que tudo que o Mearls diz é bobagem, antes mesmo de ler o artigo, mas isso é prejudicial (até mais ao leitor do que ao próprio autor). E por ser um artigo em outra língua, às vezes isso acaba até levando a entendimentos errados sobre o que está escrito. Sério, eu sei que ele falou bastante bobagem em outros artigos, mas tentem ler os textos de forma mais imparcial antes de sacar o tacape. :b


* pequeno momento de FridgeLogic aqui: por quê diabos não chamaram eles de Recovery Surges ou algo assim? Evitaria tanta dor de cabeça com pessoas que não entendem que cada PV perdido não equivale a um corte no corpo do personagem...
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Jun 2011, 13:46

Porque lá fora AINDA são Hit Points, e não Life Points. Aqui é que tem esse "erro".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor WillDice em 01 Jun 2011, 13:56

Lumine Miyavi escreveu:Porque lá fora AINDA são Hit Points, e não Life Points. Aqui é que tem esse "erro".

O ponto é que são Hit Points que você recupera com Healing Surges.

E a confusão de "hit points = health/life/wound value" existe nos EUA, também. Aqui é apenas um pouco pior por causa da tradução do termo.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor louc0 em 01 Jun 2011, 20:00

Eltor Macnol escreveu:Eu tenho essa crítica aos dailies desde... porra, desde que saíram as PRIMEIRAS notícias sobre a 4e, lá quando estavam começando a revelar que magos usariam orbes e os personagens teriam pulsos de cura*.


Imagem
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor oculto em 01 Jun 2011, 20:12

:rolando:

[/troll]
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Jun 2011, 21:18

HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA, Ruben matou a pau nessa, pqp. :rolando:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Rain em 01 Jun 2011, 23:14

Lembrando que os poderes diários não são poderes usados 1x em 24 horas, são poderes que são usados 1 vez e só podem ser reutilizados depois de um descanso prolongado
Logo esta limitação de 1x por dia esta mais no nome do que no tempo real, idêntico aos poderes por encontro

Ex: em uma aventura onde os heróis por algum motivo não possam ter descansos prolongados, seriam "aventuras sem diários",
Poderiam-se passar dias sem que nenhum poder diário seja utilizado
Logo este argumento esta bem furado

D&D e muita abstração, simular a realidade nele é perca de tempo, pelo menos na minha opinião (pode até tentar dar algumas explicações lógicas para as regras, mais buracos vão surgir aos montes)
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Jun 2011, 23:25

Rain, o descanso prolongado dura 6 horas, e exige pelo menos 12 horas de intervalo até que você possa fazer o próximo.

12+6 = 18 horas... Usar "poder diário" como sinônimo de "uma vez a cada 24 horas" não é nenhum exagero, o indivíduo só está arredondando de 18 pra 24.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 01 Jun 2011, 23:40

Um encontro é um intervalo abstrato perfeitamente balanceado para o jogo. Um "dia" não. Esse é o ponto da discussão.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Rain em 02 Jun 2011, 00:22

Eltor Macnol escreveu:Rain, o descanso prolongado dura 6 horas, e exige pelo menos 12 horas de intervalo até que você possa fazer o próximo.

12+6 = 18 horas... Usar "poder diário" como sinônimo de "uma vez a cada 24 horas" não é nenhum exagero, o indivíduo só está arredondando de 18 pra 24.


Sim, perceba que estas 18 horas só são o mínimo, não existe o máximo (poderíamos passar dias sem nenhum poder diário)
Veja que esta regra (descanso prolongado depois de 12 horas) foi criada apenas para evitar abuso por parte dos jogadores nas aventuras. Em situação de jogo ela pode ser completamente ignorada
Mesmo assim (sem ignorar a regra) não preciso de muito esforço para tentar dar uma lógica para tal regra (e nem precisa de ter, mais pra quem gosta vamos lá)

EX Pratico:

Zecks Laminas de Prata é um guerreiro formidável, mestre no estilo das espadas gêmeas, aprendeu variadas técnicas de combate e domina este estilo como poucos.
Em seu treinamento, Zecks desenvolveu uma técnica muito poderosa, provavelmente um dos pontos altos do seu estilo, esta técnica consiste em realizar um único é poderoso golpe capaz de derrubar uma arvore ou cortar superfícies solidas como papel, um efeito devastador...

Utilizando de toda velocidade e força física sobre-humana adquirida em anos de treinamento, Zecks faz um giro brutal, as forças dos quadris e dos seus pés impulsionam as laminas que criam um redemoinho cortante, o resultado impressiona, um golpe focado em um único ponto que concentra toda a essência do estilo do herói

Infelizmente o esforço deste golpe como seu efeito é devastador para o corpo do guerreiro, Zecks provavelmente não ousaria utiliza-lo duas vezes sem que o corpo tivesse o devido descanso. é impossível realizar esta técnica sem concentração e com um corpo despreparado, provavelmente seus músculos ficariam em farelos se ele ousa-se ou tentasse, na realidade seria quase ou se não impossível para o mesmo este tipo de esforço
O golpe é sobre-humano, e isto exigiria uma resistência também sobre-humana, que em seu nível e estado de treinamento Zecks ainda não dominou ou possui

Este tipo de lógica pode ser aplicado a qualquer fonte de poder
Veja que não e difícil trazer uma abstração para uma realidade dentro de jogo, e só se esforçar um pouco

Obs: Veja que a regra das 12 horas seria mais ou menos algo como "e impossível forçar o relaxamento do corpo sempre" ou seja não da pra dizer eu quero dormir e já to dormindo
Obs2: Uma forma fácil em termos de jogo de observar a regra ser ignorada é quando o personagem é forçado a descansar, mesmo antes das 12 horas

Ex: você simplesmente desmaia (antes das 12 horas) e passa varias horas desacordado, quando levantar eu como mestre poderia te premiar sim com um descanso prolongado, o bom senso existe independente do sistema jogado...

Editado:
_Virtual_Adept_ escreveu:Um encontro é um intervalo abstrato perfeitamente balanceado para o jogo. Um "dia" não. Esse é o ponto da discussão.

Não vejo assim, pra mim os dois (diários e por encontro) são igualmente abstratos, não vejo muita diferença em termos de abstração
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: O que Old School tem de atrativo?

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Jun 2011, 10:40

Não vejo assim, pra mim os dois (diários e por encontro) são igualmente abstratos, não vejo muita diferença em termos de abstração

Eu vejo; um encontro é uma medida de tempo variável e ajustável pelo mestre; diário, não. Um poder usável uma vez por encontro significa um recurso renovável, várias vezes num dia. Um diário, é um trufo de valor variável.

O que incomoda nisso é que os estilos de jogos são diferentes entre mestres e mesas; enquanto que um poder diário será muito mais poderoso numa campanha onde apenas um combate por dia é travado, numa campanha onde seis combates por dia são feitos terá um "uso estratégico" maior, sendo um "trunfo" que ao ser gasto de maneira leviana, poderia ser melhor usado em outro combate.

Numa campanha com uma única luta por dia, você já entra rasgando com seu diário e de encontro, sem dó.

Entendeu agora, Rain?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron