O meu sistema preferido é D&D 4ª edição
Eu gosto:
* Grande número de opções pra se montar e customizar um personagem: classes com várias estruturas, múltiplos poderes por nível (
para todas as classes, não apenas um seleto grupo), híbridos e multiclasse, talentos, raças, trilhas exemplares, destinos épicos, temas...
* Mecânica de classe: cada classe segue o mesmo padrão geral, sem ficarem todas iguais; não se precisa re-aprender todo o sistema para cada classe.
* Equilíbrio: não existe nenhuma classe capaz de fazer tudo o que a outra faz, só que melhor; todos são capazes de contribuir efetivamente em todo tipo de encontro, combate ou não. A diferença de poder entre algumas classes está dentro de uma margem de diferença aceitável.
* Monstros/NPCs não são feitos como PCs; muito mais liberdade e rapidez para criá-los.
* Regras claras, simples e que funcionam para montar e medir a dificuldade dos encontros.
O que não gosto:
* Essentials desfazendo quase tudo que falei acima