qual o seu sistema favorito ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Russel em 23 Abr 2011, 07:46

qual o seu sistema favorito ? o que você gosta e o que não gosta nele ?

o meu e o d&d 3e

o que eu gosto:

.grande numero de opções pra se montar um personagem:classes, talentos, raças, classes de prestigio

.customização do personagem:multiclasse, classe de prestigio, talentos

.mecânica das classes:cada classe com sua tabela, bba, habilidades de classe

.monstros e npcs são feitos da mesma forma que os pjs

o que eu não gosto:

.desequilibrio entre as classes
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor WillDice em 23 Abr 2011, 08:39

O meu sistema preferido é D&D 4ª edição

Eu gosto:
* Grande número de opções pra se montar e customizar um personagem: classes com várias estruturas, múltiplos poderes por nível (para todas as classes, não apenas um seleto grupo), híbridos e multiclasse, talentos, raças, trilhas exemplares, destinos épicos, temas...
* Mecânica de classe: cada classe segue o mesmo padrão geral, sem ficarem todas iguais; não se precisa re-aprender todo o sistema para cada classe.
* Equilíbrio: não existe nenhuma classe capaz de fazer tudo o que a outra faz, só que melhor; todos são capazes de contribuir efetivamente em todo tipo de encontro, combate ou não. A diferença de poder entre algumas classes está dentro de uma margem de diferença aceitável.
* Monstros/NPCs não são feitos como PCs; muito mais liberdade e rapidez para criá-los.
* Regras claras, simples e que funcionam para montar e medir a dificuldade dos encontros.

O que não gosto:
* Essentials desfazendo quase tudo que falei acima XD
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor banned_guardian em 23 Abr 2011, 10:40

A minha resposta é "depende".

Fã de carteirinha da 3.5 que acompanhei até o nascimento da 4e, a qual desconheço.
Jogador fanático de GURPS, ante a máxima otimização/flexibilidade/capacidade de fazer qualquer coisa [como meu zumbi futurista que se alimenta de energia e tem um canhão de raios].

Se alguém tiver disponível pra mestrar 4e, PM me.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Deicide em 23 Abr 2011, 10:49

Atualmente? Sei lá.

Uns anos atrás, eu diria que era Storyteller, pois me permitia customizar muito fácil regras pra diferentes cenários, além de ser moderamente "realista", e d20 OGL, porque era maravilhoso para experimentar com as regras.

Já joguei GURPS e Shadowrun, mas nunca me aprofundei muito neles (por falta de mestres dedicados).

E o meu sistema-ligado-a-cenário favorito é Castelo Falkenstein, mas ele não serve pra muita coisa além do jogo para o qual foi criado.

Atualmente, eu mais brinco com regras caseiras do que sistemas oficiais.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Abr 2011, 14:47

Antigamente diria que seria o Storytelling, mas hoje em dia fico com M&M (2 ou 3e)..

- Customização
- Agilidade
- simplicidade
- cobre muitas possibilidades com soluções gerais (como o exemplo que sair quebrando o cenário e usando como arma)
- Pontos Heróicos
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Daniel Martins em 23 Abr 2011, 15:26

Assim como o Deicide tb fico inclinado a optar pelo Storyteller. É um sistema que se adapta bem a qq tipo de jogo, seja medieval, moderno, futirístico. Claro que possui falhas, como qualquer outro, mas é relativamente simples de aprender, bem customizável e com algumas house rules fica bem no esquema. Embora ultimamente só tenha jogado D&D, que tb é otimo, mas, na minha opinião, é mais fechado em cenários medievais.
Ah, o bom e velho Gurps merece uma menção aqui, pq tb se encaixa no esquema de "funcionar pra tudo" e o grau de complexidade dele vai de acordo com o que o grupo quiser.
Avatar do usuário
Daniel Martins
 
Mensagens: 27
Registrado em: 31 Dez 2010, 19:06

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Abr 2011, 17:56

M&M 3E, por motivos parecidos com os citados pelo Aluriel. E mais: o sistema de poderes baseados em efeitos cobre praticamente qualquer situação que possa aparecer em jogo, de forma simples e elegante.

Especifico a 3E porque ela é uma evolução e tanto em relação à 2E.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor WillDice em 23 Abr 2011, 18:34

Eu gostaria muito de incluir M&M entre meus sistemas preferidos. Gosto muito de ler os livros, entender o sistema, até de criar fichas e histórias.
Só que não consigo ninguém pra jogar!
Não tenho nenhuma experiência real de jogo para poder avaliar o sistema. :(
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Deicide em 23 Abr 2011, 20:10

O pessoal fala tão bem do M&M que fico com vontade de conhecê-lo. Eu queria poder pegar o livro e folheá-lo antes de comprar, mas não o encontro fisicamente, teria que comprá-lo pela internet, e só isso tem me impedido de de comprá-lo (nem é um livro caro).

WillDice escreveu:Eu gostaria muito de incluir M&M entre meus sistemas preferidos. Gosto muito de ler os livros, entender o sistema, até de criar fichas e histórias.
Só que não consigo ninguém pra jogar!
Não tenho nenhuma experiência real de jogo para poder avaliar o sistema. :(


Pena. Eu imaginava que seria fácil conseguir jogadores para um jogo de super-herois. É um tema simples e está na moda.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Abr 2011, 20:33

M&M é um dos melhores sistemas, e realmente, eu concordo com o VA aqui: a 3e é uma evolução tremenda da 2e (o que é uma droga reaprender um monte de coisa, logo depois que eu FINALMENTE tinha entendido como funfa a 2e.)

Uns anos atrás eu afirmaria veemente "D&D, com certeza!". Mas não é, e eu meio que amadureci um pouco; M&M é um jogo muito mais flexível, dinâmico e com uma participação maior do jogador devido a escolhas de design, como os pontos heróicos com maior destaque / usos utéis.

A 4ª edição de d&d também tem um excelente sistema, mas com um foco específico. Storytelling, considero um sistema enxuto e bem apessoado, mas que infelizmente vive na sombra do gigante Storyteller, que não tem 1/3 de revolucionário e utilitário que seu irmão menor, apesar da fama.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Deicide em 23 Abr 2011, 20:52

A versão brasileira do M&M é 2e ou 3e?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 23 Abr 2011, 21:12

2e
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: qual o seu sistema favorito ?

Mensagempor Elven Paladin em 23 Abr 2011, 21:30

Pergunta bem chata de responder. Por um misto de apego pessoal e gosto pela forma com que se apresenta, além do alto número de livros úteis para qualquer outro RPG, eu colocaria GURPS como meu RPG favorito, foi onde eu joguei uma campanha pela primeira vez (embora mestrasse havia uns 2 anos). Contudo, ao mesmo tempo eu já mestrei tantas vezes e sou um defensor entusiasta de D&D(especialmente Rules Cyclopedia, D&D 3e e Iron Heroes), mas faz um bom tempo que eu não tenho mestrado ou jogado algo consistentemente nos dois sistema (exceto que estou jogando D&D 4e).

E nos últimos anos, tenho gostado mais dos denominados "RPGs Indies" como Houses of the Blooded e Trail of Cthulhu (especialmente o último) ou de alguns dos RPGs da White Wolf, como Werewolf: Forsaken, Changeling: the Lost (meu favorito da nova linha) e a linha "Mortal" do World of Darkness, além de sempre gostar de Changeling: the Dreaming (esteticamente), Werewolf: Apocalipse e Mage:Ascension (uma pena que que os RPGs da WW nunca tiveram um sistema decente para suportá-los, mas felizmente existem ótimas adaptações de fãs para Storytelling, como Ascension Nova).

EDIT: Ah, e Star Wars: Saga. Eu gosto muito do sistema dele e da adaptação temática que fez em relação a essa série que eu detesto.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron