Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 27 Abr 2011, 16:00

Queria abrir a discussão de como passar um clima de apreensão nos jogadores dentro das cenas. Não quero dicas como "Ui, coloca uma vela, uma música e no escuro" que isso para mim é um jantar romântico. Sério, não rola (mas, se alguém quiser marcar um jantar é só mandar uma mp :hmmm: ).

Mistério, terror, horror, suspense. Dicas. Abram suas malas. Tenho certeza que tem ótimas dicas em Shadowrun que só o Silva conseguiu usar para assustar seus jogadores!
Editado pela última vez por arghsupremo em 27 Abr 2011, 16:30, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Corvo da Tempestade em 27 Abr 2011, 16:21

Vire para um jogador e diga com a maior sinceridade do mundo: "Você tomou 50 de dano" :rolando:

Agora falando sério: E muito difícl colocar um clima de apreenção nos Jogadores. Acho, pessoalmente, que é uma tarefa ingrada. Mas acho boa a ideia do GUPRS de narrar as cenas importantes rapidamente, ou seja sem tempo pro jogador pensar em suas decisões/olhar qual a melhor combinação de vantangens/atributos/poderes/etc pra situação.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 27 Abr 2011, 16:32

Corvo da Tempestade escreveu:Vire para um jogador e diga com a maior sinceridade do mundo: "Você tomou 50 de dano" :rolando:

Agora falando sério: E muito difícl colocar um clima de apreenção nos Jogadores. Acho, pessoalmente, que é uma tarefa ingrada. Mas acho boa a ideia do GUPRS de narrar as cenas importantes rapidamente, ou seja sem tempo pro jogador pensar em suas decisões/olhar qual a melhor combinação de vantangens/atributos/poderes/etc pra situação.


É um troço complicadinho, né?

Então tu abres a porta, o quarto tá escuro, entras e vêumacoisameladaencostadonoteussapatoséomonstrogosmaeeleécareca!!!!!!!!!!!!!
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Smaug em 27 Abr 2011, 16:38

Acho que é mais no sentido de :
Mestre: Certo, o monstro agarra vc, ele começa a te morder, vc tah tomando dano, vai o que vc vai fazer?
Jogador: Eu... - olha a ficha. Mestre, interronpendo o jogador:
-Vc já recebeu 3 niveis de vitalidade, vai ficar pensando parado ou fazer alguma coisa?
Jogador: Tah, eu corro!
Mestre: Vc tah agarrado, recebe mais 1 dano de vitalidade!
Jogador:Eu soco ele! - começa a contar as bolinhas pra ver a parada de dados
Mestre: então soca logo, pq vc acabou de receber mais 1 dano.

Algo assim, eu tinha um mestre que narrava desse jeito era desesperador e com altas taxas de mortalidade.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 27 Abr 2011, 16:44

Entendi, não dar muito tempo para o jogador pensar para reagir. É interessante. E suspense? Quais seriam as dicas?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor MagoCego em 27 Abr 2011, 16:58

O problema de não dar muito tempo do jogador agir é, o jogador não é o personagem. Se o jogador não conhecer o sistema ou o personagem, ele não vai saber qual ação escolher. Agora se os seus jogadores dominarem o sistema...

Outra coisa que assusta jogador, é quando você coloca um monstro com poderes trocados (o que dependendo do sistema, é complicado fazer).
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Smaug em 27 Abr 2011, 17:02

MagoCego escreveu:Outra coisa que assusta jogador, é quando você coloca um monstro com poderes trocados (o que dependendo do sistema, é complicado fazer).

Junte isso com não deixar eles pensarem e vc verá uma mesa de desesperados, não importa quanto eles dominem o sistema! :rolando:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Agnelo em 27 Abr 2011, 17:03

Monstro poderoso ou com poderes diferentes do esperado não assusta como uma história de horror, ele só faz o cara pensar estrategicamente pra vencer.

Acho que não é o caso.

Reduzir o contato entre os jogadores, e diminuir a confiança entre eles é algo que eu acho que pode ajudar a criar a tensão, mas não entendo muito do gênero.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Smaug em 27 Abr 2011, 17:08

Reduzir o contato entre os jogadores, e diminuir a confiança entre eles é algo que eu acho que pode ajudar a criar a tensão, mas não entendo muito do gênero.

Eu jha tentei, virou um big brother onde alianças eram formadas para um matar o outro... funcionou em paranoia, foi um desastre em vampiro...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor MagoCego em 27 Abr 2011, 17:11

Acho que só uma vez eu mestrei algo que passou perto de causar "medo" nos jogadores.

O jogador (Ranger 7º nível) entrou no covil de um vampiro. Andou por várias salas vazias. A cada sala ele ficava com mais receio de entrar, achando estranho que estivesse tudo vazio.

A descrição detalhada também ajudou a fazer isso. Mas acho que por fim, causei mais receio do que medo no jogador.

Pessoalmente eu nunca fiquei com medo. Afinal é um jogo que se meu personagem morrer, eu faço outro. E que mesmo o personagem estando numa masmorra fria e fedorenta, eu estarei no conforto de minha casa.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Agnelo em 27 Abr 2011, 17:13

Até é difícil, cego, mas um filme no cinema te assusta e tu tá lá bem sentado comendo pipoca.

Acho que é importante a gente tentar entender o porque as coisas funcionam em cada uma das midias.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Smaug em 27 Abr 2011, 17:17

Medo é muito dificil, e acho que mestre nenhum conseguiu fazer isso, pelos motivos que o Mago Cego falou... medo é uma resposta a algo que vc sabe que é perigoso e todos sabemos que não tem nada perigoso realmente ali... se vc não acredita em fantasmas, não vai ter medo de um filme de fantasmas.

Agora, suspense e apreensão são diferentes e susto, afinal é uma reação involuntária a algo que vc não sabe o que é e que te pegou desprevenido. Não sei, tenta começar uma descrição com voz baixa e então aumentar ela de repente para descrever um detalhe ou um barulho que veio de lugar nenhum... o Led e a Fada se assustaram quando fiz isso em forsaken...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Iuri em 27 Abr 2011, 17:19

Tinha uma época que eu gostava de tentar gerar suspense nas minhas mesas.
Já falei a um tempo atrás sobre minhas táticas, mas relembrando: ao descrever um ambiente, focar em detalhes sem importância, mas que faça os jogadores acharem que são perigosos. Os dois exemplos que eu usei:
- Grupo entra no castelo dumal. Tiveram que enfrentar umas duas gárgulas na entrada (combate dificil para o nivel do grupo). Primeiro salão que entram e dão de cara com umas seis estatuas em duas fileiras (como um corredor polonês). Descrevi o quanto as estátuas eram monstruosas e seus olhos pareciam emitir um brilho vermelho sinistro. Na verdade eram apenas estátuas (com pedras preciosas nos olhos), mas o grupo ficou extremamente cagado e não queria de jeito nenhum prosseguir por medo de acontecer algo. O suspense acontece quando eles finalmente decidem seguir por entre as estátuas.
- Porta selada magicamente para o porão de uma casa mal assombrada que está sendo investigada. Tudo que eles descobriram parece apontar para a necessidade de colocar a mão dentro de um buraco em uma parede para acionar algum dispositivo. Ao redor do buraco, muito sangue já seco (incluindo um pouco que parece ter escorrido da cavidade). Uma hora alguem tem que se arriscar... e aí tu faz o que quiser com eles.

Só não dá para fazer isso o tempo todo, tendo que aliar a outras tecnicas, porque senão os caras vão ficar muito céticos com tudo que aparecer XD
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Smaug em 27 Abr 2011, 17:23

Primeiro salão que entram e dão de cara com umas seis estatuas em duas fileiras (como um corredor polonês). Descrevi o quanto as estátuas eram monstruosas e seus olhos pareciam emitir um brilho vermelho sinistro.

Fiz isso uma vez, gerei uma iconoclastia na mesa! Mas é bem por ai, juntar varias coisas e não se focar só em uma tática... e claro, conhecer seu grupo... eu sei que uma descrição bem feita faz a Fada e Led ficarem alguns dias sem dormir...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor MagoCego em 27 Abr 2011, 17:26

Agnelo escreveu:Até é difícil, cego, mas um filme no cinema te assusta e tu tá lá bem sentado comendo pipoca.

Acho que é importante a gente tentar entender o porque as coisas funcionam em cada uma das midias.



Concordo com você Agnelo. Um filme me assusta. Um rpg nunca me assustou.
Talvez uma forma de manter os jogadores presos ao jogo, sem distrações de fora. Ex: celular, piadinhas, conversas paralelas, lanche, papel pra rabiscar...

--------------

Talvez, seja fazer os jogadores não terem onde descansar e estarem sempre correndo. Quem sabe utilizar sons, não músicas e sim barulhos. Uma porta rangendo, um vaso quebrando. Algo que os jogadores não esperassem.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron