Tinha uma época que eu gostava de tentar gerar suspense nas minhas mesas.
Já falei a um tempo atrás sobre minhas táticas, mas relembrando: ao descrever um ambiente, focar em detalhes sem importância, mas que faça os jogadores acharem que são perigosos. Os dois exemplos que eu usei:
- Grupo entra no castelo dumal. Tiveram que enfrentar umas duas gárgulas na entrada (combate dificil para o nivel do grupo). Primeiro salão que entram e dão de cara com umas seis estatuas em duas fileiras (como um corredor polonês). Descrevi o quanto as estátuas eram monstruosas e seus olhos pareciam emitir um brilho vermelho sinistro. Na verdade eram apenas estátuas (com pedras preciosas nos olhos), mas o grupo ficou extremamente cagado e não queria de jeito nenhum prosseguir por medo de acontecer algo. O suspense acontece quando eles finalmente decidem seguir por entre as estátuas.
- Porta selada magicamente para o porão de uma casa mal assombrada que está sendo investigada. Tudo que eles descobriram parece apontar para a necessidade de colocar a mão dentro de um buraco em uma parede para acionar algum dispositivo. Ao redor do buraco, muito sangue já seco (incluindo um pouco que parece ter escorrido
da cavidade). Uma hora alguem tem que se arriscar... e aí tu faz o que quiser com eles.
Só não dá para fazer isso o tempo todo, tendo que aliar a outras tecnicas, porque senão os caras vão ficar muito céticos com tudo que aparecer