Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Vincer em 01 Mai 2011, 11:29

Regras, regras...

Somos um fórum de rpg! Regras não importam! Todos podem se divertir independente das regras!!! :haha:

Além da trollagem clara, ele reiterou(da forma errada) aquilo que já foi dito antes: certas mecânicas/jogos têm uma proposta específica, incompatível com esses climas. Fica muito difícil, forçado e exagerado tentar socar uma coisa na outra.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Ken-Ohki em 01 Mai 2011, 14:31

Armitage escreveu:Muito bom o quadrinho, Emil. Eu ri.

Quanto a dar o cú, eu não sei, mas chutaria que deve ser bom mesmo. Afinal, é uma área cheia de terminações nervosas e tal. Mas ainda sou muito machista pra querer experimentar. Quem sabe depois dos 40 ? Aliás, isso dava um tópico interessante: você não dá o cú porque suspeita que não vai gostar, ou não dá o cú porque tem medo de gostar muito ? :mrgreen:


MODERAÇÃO: Armitage,
A conduta do Emil não foi correta e ele foi notificado com uma suspensão de três dias, até porque ele se mostrou ciente de que tomaria uma advertência por isso.
Pra ti, vou só te dar uma advertência, já que eu entendo que essa sua postagem pode ser considerada ofensiva e gerar mais flames e mais discussão desnecessária.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Mai 2011, 14:40

Vincer escreveu:Regras, regras...

Somos um fórum de rpg! Regras não importam! Todos podem se divertir independente das regras!!! :haha:

Além da trollagem clara, ele reiterou(da forma errada) aquilo que já foi dito antes: certas mecânicas/jogos têm uma proposta específica, incompatível com esses climas. Fica muito difícil, forçado e exagerado tentar socar uma coisa na outra.

Na verdade, ele restringiu tudo de forma a encaixar que o formato de jogos que ele não gosta, é incapaz de gerar uma reação desejada, o que é falso.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Russel em 01 Mai 2011, 15:01

Armitage escreveu:o jogo de rpg típico parte da premissa que os personagens são (super) heróis com poder pra derrotar (quase todos) os monstros que aparecerem pela frente. O mestre de jogo pode até fazer aquele drama, encher a bola dos inimigos e tal, mas no final, o que é esperado é que os jogadores metam o pau em quem vier pela frente. O resultado disso é uma atitude inversossímil (entenda o termo aqui em sua conotação simplista/não-intelectualóide) dos jogadores frente às ameaças. Ou seja, se na vida real você caga nas calças ao ter um .38 apontado pra sua cara, num jogo de rpg você sente vontade de rir pois sabe que a chance dessa arma passar do teu armor class super-fodástico é minuscula.


na verdade eu acho que o silva esta so tentando implicar com D&D de novo, pra variar.

e francamente eu nunca consegui entender essa noia dele com realismo em D&D. e mais do que obvio de que D&D não tem a minima intenção de ser realista
Editado pela última vez por Russel em 01 Mai 2011, 16:08, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Armitage em 01 Mai 2011, 15:21

Custo acreditar que o Emil realmente tenha levado a mal minha provocação. E se levou a sério, peço desculpas. Eu às vezes não entendo vocês. Levo todas as provocações à minha pessoa na base da sacanagem, mas quando é o inverso nego se arma até os dentes. E nem digo isso pelo post do Emil ( que achei que era brincandeira e até cogitei falar pra moderação que eles viajaram ao dar o ban), mas sim pelo post do madruga, por exemplo. acho que a galera aqui deveria se desarmar. Eu tenho dois filhos pequenos, uma esposa, trabalho e estudo igual um corno, e acho que tem vários aqui nessa mesma situação. Bicho, se eu vier aqui pra me estressar, eu vou surtar. (por isso, quem quiser me insultar, boa sorte, porque eu levar na sacanagem sempre que possível. Meu exemplo nesse ponto é o Argh e vai continuar sendo. ;) )


P.S¹: quanto à verossimilhança, óbvio que aprendi. Até voltei a ler Kafka depois daquele post do Emil.

P. S²: Oki, a parte do "dar o cú" não foi provocação, foi uma dúvida genuína que achei legal de discutir. Inclusive pensei em abrir um tópico sobre isso no Off. E não vejo nada de ofensivo no tema, pra ser sincero.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Gun_Hazard em 01 Mai 2011, 17:15

Continuem assistindo: "Como acabar com uma discução em 2 posts"... Semana que vem tem mais...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 01 Mai 2011, 17:22

Pessoal, cu não tem acento.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Mai 2011, 17:32

Mas tem assento.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Madrüga em 01 Mai 2011, 17:33

_Virtual_Adept_ escreveu:Pessoal, cu não tem acento.


Gun_Hazard escreveu:Continuem assistindo: "Como acabar com uma discução em 2 posts"... Semana que vem tem mais...


E discussão é com "ss".

Sério, vamos tentar voltar ao assunto? XD
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Ken-Ohki em 01 Mai 2011, 23:13

Silva, nada contra, mas de vez em quando é bom dar uma freiada por aqui pra o pessoal não descambar em ataques pessoais uns aos outros :)

Voltando ao assunto, um fato que todo mundo aqui concorda é que assustar um grupo de jogadores novato é absurdamente mais fácil. Mas qual método seria mais interessante? Seria divertido com um grupo novato instigar apreensão, jogar num cenário mais atual/realista, criar alguma ambientação para os personagens bem próxima do convívio diário dos jogadores.

O que vocês acham?
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Sr. Pichu em 02 Mai 2011, 00:50

Armitage escreveu:Custo acreditar que o Emil realmente tenha levado a mal minha provocação. E se levou a sério, peço desculpas. Eu às vezes não entendo vocês. Levo todas as provocações à minha pessoa na base da sacanagem, mas quando é o inverso nego se arma até os dentes. E nem digo isso pelo post do Emil ( que achei que era brincandeira e até cogitei falar pra moderação que eles viajaram ao dar o ban), mas sim pelo post do madruga, por exemplo. acho que a galera aqui deveria se desarmar. Eu tenho dois filhos pequenos, uma esposa, trabalho e estudo igual um corno, e acho que tem vários aqui nessa mesma situação. Bicho, se eu vier aqui pra me estressar, eu vou surtar. (por isso, quem quiser me insultar, boa sorte, porque eu levar na sacanagem sempre que possível. Meu exemplo nesse ponto é o Argh e vai continuar sendo. ;) )


simples, uma hora enche o saco e qualquer um para de levar na esportiva
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 02 Mai 2011, 12:01

Ok, dá para voltarmos à discussão com ss? Agradeço.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 02 Mai 2011, 12:05

Farei double post para deixar ali como fim da discussão off. Obrigado pela não compreensão.

Youkai X escreveu:Como se cria tensão in game em uma mesa de D&D quando boa parte dos personagens possuem sentidos extremamente aguçados e conseguem perceber quando um oponente está mentindo ou agindo de má fé?


Acho que as dicas do pessoal é bem válida na verdade. D&D é um jogo heróico. Os personagens foram feitos para serem heróis, quase (ou até mais) que supers. Mas o que mais assustaria um personagem ultra poderoso? Algo que ele não espera? E quando ele confia na sua magia imponente e ela não funciona? Quando a espada do guerreiro não corta a carne do inimigo? Quando nem o poderoso ladino pode se esconder?

Acho que quebrar essa auto-confiança poderia ser o caminho. No resto, usaria alguns recursos de Ravenloft porque, bem, eu mestraria em Ravenloft.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Madrüga em 02 Mai 2011, 12:13

Como já disseram ali, eu acho complicado falar em medo. Tensão é mais apropriado, e é coisa que você consegue construir.

Alguns têm recursos: o Mirallatos (Ata) narra sempre com detalhes, como se fosse um narrador de história de terror. Então ele tenta passar o clima através do discurso.

Eu prefiro sobrepujar os jogadores com ameaças estranhas, confusões, perigos e quebra de paradigma. Acho importante falar disso: uma vez discutimos aqui sobre jogadores que sabem as fraquezas dos monstros do livro... porque leram o livro. Mas o PERSONAGEM não leu o livro, e é difícil separar as coisas.

Que fazer? Quebrar o paradigma é interessante à medida que o jogador não pode mais confiar naquilo que ele julgava ser certo. Naquela hora de aperto, quando o mago está jurando que sua bola de fogo vai fritar os trolls (porque ele sabe da fraqueza deles), a descrição do mestre de que "eles saíram da conflagração MAIS PUTOS AINDA e sem nenhum arranhão" vai certamente criar tensão e insegurança.

Dragões vermelhos que cospem ácido e são imunes a frio, por exemplo, e por aí vai.

Tem mestre também que faz rolagem em segredo, principalmente essas de percepção ou intuição ou leitura de auras em Vampiro... e cria-se a tensão, porque você é obrigado a confiar na DESCRIÇÃO do mestre, ou seja, é como confiar nos seus sentidos na vida real: você só tem certeza das impressões, mas não tem um "dado com sucessos" na sua frente para confirmar.

Meu grupo não confia em mim pra jogar dados em segredo, mas eu trapaceio abertamente quando preciso... então esse método não dá muito certo lá.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Sr. Pichu em 02 Mai 2011, 12:28

acho que um dos principais problemas em D&D é que um recurso que poderia ser usado para amedrontar o jogador (tipo: quebrar a espada do guerreiro) pode acabar por inutilizar o jogador, trazendo revolta e não medo ;p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes

cron