Quando os personagens entram em conflito.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor kaishakunin em 28 Abr 2011, 01:07

O conflito entre personagens é um assunto recorrente de debate na Spell. Inclusive há um tópico recente do Deicide (Juntando-se ao lado negro da Força, ou algo assim) que aborda alguns pontos desse debate.

No entanto, um aspecto em específico não chegou a ser discutido de maneira incisiva: quando o conflito entre personagens não se dá pelo antagonismo puro e simples entre eles; e qual a posição do Mestre (ou Narrador) diante disso.

Explico-me melhor:

Mestro num grupo atualmente em que um dos personagens é um escravo foragido - o que o torna também um criminoso segundo os preceitos do cenário - que tem por meta desbaratar caravanas escravagistas (por qualquer meio, desde sabotagem a ataques diretos).

Por outro lado, outros dois personagens são membros do exército - cuja uma das funções é capturar escravos foragidos e os levarem às autoridades para as devidas punições (muitas vezes, a morte nas arenas de gladiadores) - e que também servem em algumas ocasiões como protetores dessas caravanas.

Até agora consegui manter o grupo coeso. Mas os próprios jogadores perceberam a dificuldade de continuarem juntos no decorrer da história, caso mantenham a mesma postura. O jogador do escravo inclusive cogitou a ideia de montar outro personagem. Porém, não sei é legal/justo com este jogador que teve tanto cuidado em fazer o personagem (conceito, histórico, enquadramento disto com a mecânica de jogo). Ao mesmo tempo, não quero que ninguém abra mão do que deseja/espera do personagem. E a conversa unânime entre jogadores e Mestre é que também não ocorra uma situação artificial, onde ninguém esteja vendo este conflito.

Então, pergunto: que tipo de solução seria mais apropriada no caso onde o conflito não está na simples "inimizade" entre personagens e sim na escolha que cada um tem para estes? E como o Mestre fica diante disto?
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Blackbird em 28 Abr 2011, 02:12

Depende de como a história vai seguir, acredito. Em que tipo de aventura esses jogadores vão se empenhar.

Porque, por exemplo, se os caminhos do grupo fizerem com que eles encontrem caravanas de escravagistas com frequência, em algum momento eles vão ter de tomar partido e isso vai cindir o grupo.
Antes que isso aconteça, o mestre pode criar desafios que explorem aquilo que os personagens têm em comum, desafios que os façam com unir forças e abdicar de suas posições pessoais para sobreviverem. Tem que até ser mais profundo, atingindo outros motivos que não a simples sobrevivência - necessário mesmo é criar essa coesão entre eles.

Uma vez que tenham se envolvido bem, é mais simples tomar uma decisão que vai contra a ideia inicial do personagem - pois a coesão também foi algo construído, também é algo legítimo; não foi colocada ali para que o grupo, convenientemente, continuasse a existir.
Daí, por exemplo, os militares vão optar espontaneamente por desbaratinar núcleos escravistas, pois têm um laço forte com o personagem ex-escravo e decidiram (sem coerção) que os ideiais dele têm mais valor que suas carreiras militares.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor MagoCego em 28 Abr 2011, 09:04

Cara, pelo que você falou, ou os dois soldados lutam contra escravos fugitivos ao mesmo tempo que protegem um amigo que é escravo fugitivo. Ou os dois prendem o ex-escravo (obrigando o jogador a fazer outra ficha) ou os dois soldados podem se tornar desertores.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Abr 2011, 09:42

Acho que esse dipo de conflito tinha que ser resolvido ANTES do jogo começar. Mas, talvez, a solução esteja em um pequeno "meta jogo do bem". Os soldados podem "fingir" estar caçando o fugitivo e ajudar-lo...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Agnelo em 28 Abr 2011, 09:46

Vai depender do tema da tua campanha e do cenário.

Uma amizade entre eles poderia fazer os soldados se questionarem sobre alguns preceitos dessas leis e flexibilizarem isso.

Ou, numa campanha mais cínica o escravo se tornar um "capitão do mato" ajudando mesmo a seguir os outros escravos em troca de sua liberdade ou da segurança de mais alguém importante pra ele.

O importante é que essa escolha seja tomada em conjunto por vocês. Eu acho que lutar pela vida dependendo daquele cara do teu lado deve estimular um sentimento de amizade, mas nem todo o jogador pensa assim.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor oculto em 28 Abr 2011, 10:11

Mas, talvez, a solução esteja em um pequeno "meta jogo do bem". Os soldados podem "fingir" estar caçando o fugitivo e ajudar-lo...


O que seria uma boa saída para a continuidade da mesa com os personagens atuais. Me fez lembrar algumas cenas do filme Young Guns 2 (Jovem demais para morrer), onde um ex-membro do grupo de pistoleiros, agora um xerife, passa a "caçar" seus antigos companheiros. Recomendo assistí-lo como fonte de inspiração para o caso.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Abr 2011, 10:34

É aquele com o Emilio Esteves, ou eu tou lembrando errado? Porque se for, é ótimo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Emil em 28 Abr 2011, 10:38

Eu só quero dizer isso: caralho, que mesa interessante! O que vocês estão jogando?

Eu acho que um passo importante foi os jogadores terem parado pra pensar e conversar sobre isso. E acho que é um conflito interessante pra ser resolvido dentro de jogo. Se os jogadores já tiveram maturidade pra pensar e conversar sobre isso, acho que dá pra manter a situação assim... primeiro você colocando alguns objetivos comuns pra todos os jogadores, ir tensionando aos poucos, até que chegue o momento em que uma decisão precisa ser tomada e a conciliação seja impossível. Você acha que consegue fazer isso sem que os jogadores se magoem na vida real?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor oculto em 28 Abr 2011, 10:44

Lumine Miyavi escreveu:É aquele com o Emilio Esteves, ou eu tou lembrando errado? Porque se for, é ótimo.

Sim, ele mesmo. O filme é excelente, e o primeiro Young Guns tb, e olha que eu não gosto de "bang-bang" (embora esse não se resuma a isso).
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Vincer em 28 Abr 2011, 10:47

Muito simples: jogue o osso e deixe cabeças rolarem!!

Agora no sério: o pessoal quer evitar conflito? Porque se for isso... começaram errado. Só esse setup dos personagens já gritou 'conflito!' antes da primeira sessão começar. Eu particularmente ADORO jogos assim, onde os personagens passem por difíceis decisões morais e esse choque de realidades... eu até prefiro que todo jogo tenha algum grau de conflito/atrito em alguns personagens.

Quando se começa um jogo assim, meio que tá pressuposto que todos entendem a situação... e que todos levariam numa boa os desfechos(lógicos). Querer um jogo onde esse tipo de conflito não aconteça, começa antes da sessão: em não deixar personagens assim.

Meio tarde para essa conversa ter acontecido, tinha que ter começado enquanto rabiscavam personagens. Agora que chegou nesse ponto, sinceramente, não há uma solução ideal ou óbvia: vai do gosto dos jogadores. Qual lado prefere ceder, etc.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Abr 2011, 13:12

Agora que chegou nesse ponto, sinceramente, não há uma solução ideal ou óbvia: vai do gosto dos jogadores. Qual lado prefere ceder, etc.


Mais um lado já cedeu...
O jogador do escravo inclusive cogitou a ideia de montar outro personagem.
A questão é: tem outra solução sem que ninguém tenha que refazer um personagem?


eu até prefiro que todo jogo tenha algum grau de conflito/atrito em alguns personagens.


Deste que isso não estraque a aventura...já joguei uma aventura que os personagens brigavam tando entre sí que se tornou impossível a união deles como "grupo"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Abr 2011, 14:18

Acho que depende muito de qual é o grau de complexidade moral que o grupo espera?

- Se for um jogo descontraido, foda-se o conflito continuem jogando como se ele não existisse.

- Se por outro lado o grupo está interessado em explorar o conflito (o que pode ser tenso, demorado e tedioso) deixem eles explorarem... deixe que eles resolvam como acharem melhor.
SPOILER: EXIBIR
tipo Supernatural 5ª temporada, o conflito é básico "Cedo ou tarde um iria ter de ir contra o outro", até o fim da temporada (Que bem que poderia ter sido o fim da série também) eles ficaram tensos com isso e a desculpa foi forçada, mas funcionou

PS: Eu avisei que era spoiler.


- Se não for nem lá nem cá. O mestre pode dar uma "mãozinha" por exemplo se o escravo salvar os dois guardas, mesmo eles sabendo da posição do escravo, talvez eles não tenham vontade de impedí-lo, desde que o escravo também não os exponha a mais riscos. Ou por exemplo os empregadores dos soldados poderiam ficar sabendo do envolvimento (ou simplesmente agir na filhadaputagem com os soldados, sem mais nem menos) e se voltar contra eles, aí eles teriam mais motivos para ajudar o escravo e ir contra os ex-patrões (que seria também um enredo mais heróico para um jogo de RPG que ficar defendendo escravistas).
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Elven Paladin em 28 Abr 2011, 14:29

Em qualquer caso, se a situação degringolar, lembre-se do "Recurso Nazista". Por pior que sejam as tensões entre Personagens de Jogadores, tudo pode ser resolvido com o surgimento de um oponente externo "Maaaau" que faz com que "pequenos problemas" sejam esquecidos para lidar com o "Problema Maior". Pense nos Nazistas (Que uniram Soviéticos, Franceses e Americanos) e nos Nephandis (Uniram Tecnocracia e Tradições)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor Smaug em 28 Abr 2011, 14:34

Ou scientology

SPOILER: EXIBIR
Imagem
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Quando os personagens entram em conflito.

Mensagempor KhanNoonienSingh em 28 Abr 2011, 17:51

Parece que já temos um lado mais forte de início, afinal temos DOIS militares e UM escravo.

Se não houver maturidade dos dois lados, o conflito pode descambar para os dois jogadores zoando o outro jogador sobre como eles podem e de fato exercem a bullynação do personagem dele.

Outra coisa, é que algum lado (possivelmente os guardas) encarar o lado oposto como "uma quest que precisa ser resolvida" (um obstaculo a ser DERROTADO), e não uma oportunidade de enriquecer a mesa.

Se cair nessa idéia de competição, já abre pra meta games descarados sendo feitos em busca de "vencer".

Você pode fazer com que o grupo todo seja subjugado e escravizado por alguma outra civilização, raça, enfim, não por criminosos, faça o grupo ser escravizado de forma totalmente dentro da lei: por guerra "justa". Depois facilite pra que eles escapem, mas não sem passar por alguma humilhação e perda de dignidade.

Isso pode ajudar os militares a ver que o escravo é apenas alguém que estava no lugar errado na hora errada, que não conseguiu correr mais rápido que a pessoa mais lenta, etc...
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
Avatar do usuário
KhanNoonienSingh
 
Mensagens: 119
Registrado em: 14 Jun 2010, 03:01

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron