Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Mai 2011, 20:39

Por isso que eu frisei "ação deliberada dos jogadores".

Fracasso em rolagens de dados não é esse tipo de ação, é uma eventualidade que acontece nas piores horas possíveis. Punir jogadores porque uma rolagem saiu ruim é chato pra todo mundo, e não foi isso que eu disse.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Deicide em 04 Mai 2011, 20:47

Lumine Miyavi escreveu:Por isso que eu frisei "ação deliberada dos jogadores".

Fracasso em rolagens de dados não é esse tipo de ação, é uma eventualidade que acontece nas piores horas possíveis. Punir jogadores porque uma rolagem saiu ruim é chato pra todo mundo, e não foi isso que eu disse.


Bom, meus jogadores felizmente não costumam tomar esse tipo de decisão deliberadamente. Acho que eles são entretidos pela história e querem ver como termina. Se alguém algum dia quiser fazer um sacrifício heroico, contudo, eu darei ao personagem a morte mais épica que conseguir imaginar.

Teve uma vez que pus um personagem numa escolha: uma rota corajosa porém suicida ou uma chance de escapar sutilmente com vida. Ele escolheu a primeira e morreu (embora ao fazer a escolha ele não estava realmente considerando aquela opção como algo suicida). Eu só pus a escolha em primeiro lugar porque ele ia deixar o grupo de jogo por um ano para estudar no exterior, então eu imaginei (erroneamente) que a campanha teria terminado quando ele retornasse. A campanha demorou mais que isso para terminar, enquanto quando ele voltou, ele assumiu o irmão do personagem (um NPC que já existia no background ele e que já tinha aparecido antes na história). Eu sei, contudo, que ele preferiria ter continuado com o personagem original.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Vincer em 04 Mai 2011, 21:06

Esse é o ponto onde eu gosto de deixar pelo sistema e não me meter. Mortalidade. No caso eu adapto a fatalidade do jogo ao meu gosto, sempre com MUITAS chances dos jogadores evitarem a morte de PCs, ainda mais se agirem em união. Mas tirando isso eu acho que foge um pouco o escopo de 'jogo'(o g do rpg) tentar evitar mortes.

Uma coisa é tentar matar PCs ou achar que isso faz parte do jogo. Não falo disso. Mas um jogo onde PCs só têm chance de morrer se cometerem tremendas burradas... sei lá, acho que é como jogar dragon age no very easy.

Até porque jogadores notam isso. E toda uma cena que deveria ser tensa e deixá-los com a adrenalina alta... se perde.

DMPC acaba entrando nisso porque os jogadores sabem haver uma válvula de segurança logo ali ao lado deles... um membro da equipe com 'plot power', se me entende.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Deicide em 04 Mai 2011, 21:42

Vincer escreveu:Até porque jogadores notam isso. E toda uma cena que deveria ser tensa e deixá-los com a adrenalina alta... se perde.


Você acha que só porque o Mestre não quer matar personagens à toa, a tensão e os riscos desaparecem? Cara, é uma questão de psicologia: tem coisas piores que a morte. O problema da morte é que ela é irreversível (costumo remover opções de ressurreição), mas fracasso é algo tão ruim quanto. Você faz os jogadores gostarem dos personagens e do jogo; eles ganham confiança nas habilidades deles e se sentem invencíveis, e aí arranca tudo deles e põe eles numa situação dificílima.

Um dia desses atrás (incidentalmente, quando matei um dos DMPCs, deixoi outro aparentemente morto, capturei um PJ e fiz o resto do grupo pensar que ele era um traidor, e deixei um dos PJs derrotado e humilhado diante de uma grande plateia), um dos jogadores virou pra mim no final da seção e disse, com mais ou menos essas palavras: "Caramba, toda vez que a gente começa a achar que está poderoso demais, você dá um jeito de pôr a gente numa situação fodida".

O mestre não precisa matar os PJs para criar tensão. Se eles encarnam nos personagens, têm tudo a perder com cada fracasso. Para mim, o mais importante é manter os jogadores no jogo, quando eles já investiram emocionalmente em seus personagens e têm medo de perderem o que conquistaram, do que matar o personagem e fazê-los criarem "tabulas rasas" com as quais não têm tanta afinidade e dedicação.

DMPC acaba entrando nisso porque os jogadores sabem haver uma válvula de segurança logo ali ao lado deles... um membro da equipe com 'plot power', se me entende.


Muito pelo contrário. Se feito da forma correta, os jogadores vão gostar da presença dos DMPCs e vão se preocupar inclusive em mantê-los vivos. Eu matei um DMPC recentemente, e o choque na cara dos jogadores foi bem visível.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes

cron