Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Abr 2011, 12:49

Depois de ler um post ali no tópico do Argh sobre como dar medo em jogo, surgiu o assunto de "DMPC" ou "PNJ", um personagem não-jogador integrante no grupo.

Queria abrir a discussão de saber como vocês lidam com isso em suas mesas, ou mesmo experiências (boas ou ruins). Já tive ao mesmo tempo péssimas experiências (com uma mesa online sendo finalizada pela importância excessiva do DMPC do mestre, entre outros fatores menores), mas também boas.

Então, amigos, vamos lá!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Lady Draconnasti em 29 Abr 2011, 12:55

Eu costumava usar os NPCs como membros auxiliares temporários do grupo. Poucos deles duravam mais de uma aventura exatamente por isso (claro que algumas vezes acontecia deles morrerem). Depois que eles saiam do grupo, eles não desapareciam no ar, eu os reaproveitava vez ou outra, como o caso do "cara da quest", que só aparecia mesmo no começo do jogo e depois tornou a aparecer em outro ponto da campanha, exclarecendo muita coisa que tinha ficado solta.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor oculto em 29 Abr 2011, 12:59

Já usei, mas evito sempre que posso.

Quando tenho um grupo pequeno, custumo usar regras opcionais para que todos os papéis sejam supridos entre os próprios jogadores. Ex: Salvo engano, o UA da 3.5 tem regras opcionais para multiclasses mais poderosas.

Quando o grupo é normal (4 a 6 personagens) e um dos jogadores falta, é comum o personagem dele se tornar PdM temporariamente, mas aí já existe uma facilidade do grupo estar ciente que aquele é um personagem do jogador que faltou, e todos o tratam como tal.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Ken-Ohki em 29 Abr 2011, 13:02

O maior problema de DMPC é a parcialidade que todo mundo tem. É dificil (mas não impossível) ser um mestre com um personagem jogável sem involuntariamente favorecer ele, criando uma dependência da existência dele no grupo para que o grupo se salve. Criar um DMPC pra mim só serve se na campanha role uma aventura de ND muito mais alto que o grupo, então ele surge pra equilibrar.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Iuri em 29 Abr 2011, 13:05

Se eu uso, dou a menor importância possível. Normalmente evito usar porque eu precisaria ficar interpretando-o, e eu sempre esqueço deles.
Geralmente eu uso em situações do tipo: "você é um soldado do exercito, e algo aconteceu ao norte. seu superior manda você em uma missão de reconhecimento". NINGUEM manda apenas um soldado para este tipo de missão. Neste caso eu taco uns 2 NPCs só para tentar deixar a situação mais verossímil.

Mas reconheço que isso é um grande ponto fraco: colocar NPCs e não usá-los. Acabam sendo quase que "bonecos" acompanhando as escolhas do grupo.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Agnelo em 29 Abr 2011, 13:06

Eu já fiz isso, é mais fácil pro mestre guiar uma aventura assim. E eu já passei da conta com isso também.

É muito fácil fazer merda com isso, como uma mesa em que tinha mais "dmpcs" do que pcs jogando, é um troço absurdo.

Pode até ser necessário as vezes, mas definitivamente não é uma medida que eu considere sem contraindicações.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor arghsupremo em 29 Abr 2011, 13:09

Eu tive um mestre bizarro.

Ele fez um personagem para jogar. Chamava de NPC, mas era o PC dele. O personagem sempre se destacava, tinha os atos mais corajosos e todos os antagonistas o conheciam e o odiavam.

Inclusive ele mudou a raça do personagem para dizer que era o irmão gêmeo de uma guria que jogava conosco depois que eles começaram a namorar (de verdade [nem tanto]).

Para dar um exemplo do ridículo foi a vez que ele foi atacado por um dos badass do cenário. O Mago soltou um relâmpago (magia de Ad&d, uma de suas magias favoritas, tomávamos com frequência) contra ele. O personagem dele, destemido, forte, másculo, que nunca tinha chorado, recebe o dano do relâmpago e a magia ricocheteia na parede, mas ele não sofre o dano subseqüente. Porque o NPC sentiu tanta dor que se ajoelhou, fazendo a magia passar por cima da cabeça dele.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Skar em 29 Abr 2011, 13:30

Eu sempre acabo deixando os NPCs que acompanham os jogadores em segundo plano e as vezes até esqueço que eles tão ali. Evito usar eles prefiro abaixar o ND da aventura do que ter que lidar com o NPCs a não ser que seja absolutamente necessário.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Smaug em 29 Abr 2011, 13:32

Eu uso com relativa frequencia pq meus grupos são pequenos... mas ele está lah para isso, preencher um buraco. Ele só opina se perguntado e ainda sim não sabe de quase nada, prefere não arriscar um palpite ou oferece 3 soluções possiveis e deixa os jogadores decidire (soluções que já foram levantadas pelos jogadores, alias).

Um dos exemplos mais marcantes foi o clérigo da minha campanha de Reinos de Ferro, era pra ele ser um personagem de uma jogadora. Mas ela nunca apareceu na mesa (eu que fiz a ficha dela), resultado, fiquei de saco cheio de controlar ele, e pedi pra fada começar a rolar as ações dele, ela deu nome, criou história e hj ele é um Personagem-Não-Jogador-Jogador.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Blackbird em 29 Abr 2011, 13:54

Smaug escreveu:Um dos exemplos mais marcantes foi o clérigo da minha campanha de Reinos de Ferro, era pra ele ser um personagem de uma jogadora. Mas ela nunca apareceu na mesa (eu que fiz a ficha dela), resultado, fiquei de saco cheio de controlar ele, e pedi pra fada começar a rolar as ações dele, ela deu nome, criou história e hj ele é um Personagem-Não-Jogador-Jogador.
Ou o Mecânico Arcano, que também virou um PNJJ. XD
hauhauhua

Eu já coloquei PNJs nas minhas aventuras. Lembro de uma de 3D&T ( :haha: ) que coloquei uma personagem feminina pra cada jogador, e deixei que eles controlassem. Não foi uma experiência ruim, de todo.
N'outros casos, muito piores, eu me inseria na forma de PNJ. Hahaha, era bem ruim, dava conselhos, guiava, mesmo. É um dos exemplos ruins.

No mais, das vezes que eu joguei com o Smaug, gostei de como ele inseriu os PNJs.
Ele conseguiu fazê-los presentes, mas sem interferir tanto. O que é, às vezes, um pouco infeliz, porque demora pra tirar do PNJ aquela imagem de um personagem omisso.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Agnelo em 29 Abr 2011, 14:00

Pois é, isso também é chato.

Se for pra ter um personagem recorrente em jogo o mestre tem que dosar a coisa pra ele não ser só um saco de pvs, ele tem que ser importante pra história sem roubar a cena.

O que é bem difícil de medir.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Abr 2011, 14:05

Minha ultima mesa presencial (A tal experiência boa) que mestrei (a ultima que joguei com o Tabris!), o grupo controlava coletivamente uma ladina, já que o grupo era A) pequeno e B) relativamente são.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Russel em 29 Abr 2011, 14:28

eu so coloco npc pra acompanhar o grupo quando e bem necessario, e mesmo assim ele fica com o grupo no maximo durante uma ou duas aventuras

ex: o grupo precisa ir a floresta para investigar por que os lenhadores sumiram. so que como eles não conhecem bem a floresta resolvem levar o caçador da vila para servir como guia. depois da missão cumprida o caçador volta pra sua casa e o grupo segue seu caminho

SPOILER: EXIBIR
Offtopic: agora que eu reparei que o icone de mensagem indie tem o avatar do silva
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Abr 2011, 14:50

Geralmente eu colocava um NPC pra acompanhar o grupo quando eu queria jogar um sistema, mas não tinha mestre ( e eu tinha que mestrar). Hoje só coloco pra "suprir papel" mesmo.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Personagem Não-Jogador como membro do grupo

Mensagempor NeverSleep em 29 Abr 2011, 14:50

Meus NPCs que se juntavam ao grupo sempre morriam, nenhuma boa sorte passa impune, nem a minha própria.

Ok, brincadeira a parte, eu simplesmente fazia eles apagados por vários motivos, os mais gritantes o fato dos personagens serem as estrelas da história, eu fazia a história pensando neles e não no NPC, depois vinha a minha preguiça de dar muita profundidade ou importância pra um personagem que eventualmente eu mataria ou separaria do grupo depois de cumprir o objetivo.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron