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Elven Paladin escreveu:Em geral, não é "a arte" de um RPG que vai influenciar muito, mas sim um ou dois ilustradores famosos que serão lembrados por sua qualidade e passarão a ser sinônimos com a arte do cenário/RPG, mesmo que dezenas de outros ilustradores tenham ilustrado tal RPG/Cenário e a maioria das ilustrações são na melhor das hipóteses, medianas ou fracas. Exemplos disso:
Planescape e Changeling: The Dreaming: Tony DiTerlizi.
Eberron e Pathfinder: Wayne Reynolds.
Dragonlance e Forgotten Realms: Larry Elmore, Jeff Easley (na verdade, qualquer um que desenhasse bem ao estilo do Vallejo ou Frazetta)
D&D: Todd Lockwood, Sam Wood e na 3e apenas, Dennis Cramer.
Dark Sun: Gerard Brom
Werewolf: Apocalypse: Steve Prescott e em menor escala,Timbrook e Spencer.
Vampire: Masquerade: Tim Bradstreet, John van Fleet e Leif Jones (em diferentes partes).
Elven Paladin escreveu:se não me engano foi a "geração Vampiro", do início dos 90, a pioneira em enfatizar essa "identidade visual" no hobby, não?
Difícil responder essa.
_Virtual_Adept_ escreveu:Uma coisa que me afastou das edições velhas de GURPS foi justamente a arte. Os desenhos contribuíram para formar a imagem de um sistema monótono e chato. A ficha, então, me dava nojo só de ver.
Muito provavelmente se o D&D 4 tivesse aquele visual anos 70, não atrairia tanto jogadores de uma nova geração, levando em conta que tudo hoje é visualmente atrativo.
...e foram iniciantes que gravaram esse video?
taverneiro escreveu:Então me pergunto até que ponto um visual é tão "datado" a ponto de torná-lo obsoleto de uma década pra cá.
Esses grognards só podem ter tomado chá de pilha/fita K7*. Parece que acreditam que havia, naquela época, algum "senso" ou "identidade" estética "própria".
Muito provavelmente se o D&D 4 tivesse aquele visual anos 70, não atrairia tanto jogadores de uma nova geração, levando em conta que tudo hoje é visualmente atrativo. Um exemplo prático disso é o Old Dragon, cuja identidade visual foi trabalhada para atender seu público alvo que se difere do D&D da WoTC.
(O tom pode ser menos que amigável,
mas depois que discuti no RPG.net com um grognard que dizia que as coisas do Erol Otus eram tecnicamente melhor resolvidas que o trabalho do DiTerlizzi, só vejo resolvida a equação grognard + estética com uma espingarda.)
Tem que ser no mínimo inocente para achar que as ilustrações não foram nesse estilo mais retro só para chamar atenção dos "Old Schoolers"/Grognards...
Como disse anteriormente, não acho que a Hasbro se preocupe com os grognards em termos de público alvo, porque sabem que é uma causa perdida. Duvido que a Hasbro tenha lançado esse produto para agradar jogadores experientes. Vocês realmente acreditam que sim?
Quais ilustrações? Salvo a capa do Boxed Set e a capa dos livretos contidos nele, que foram feitas para lembrar a Red Box original, todo o resto de D&D 4e (incluindo a Boxed Set e a linha Essentials) continua com ilustrações ao mesmo estilo das anteriores - e agora reutilizando arte da própria Quarta Edição, ao invés do D&D 3e/3.5.
Não necessariamente para agradar o velho público, mas sim porque está havendo uma transição de "gerência" na Quarta Edição, que de acordo com alguns (eu discordo dessa visão, mas uma olhadela no Char Ops e no General da Wizards, além da EnWorld mostra que no mínimo isso é uma minoria bem vocal) D&D 4e está com elementos em demasia que lembram edições anteriores e uma tendência.
Elven Paladin escreveu:Quais ilustrações? Salvo a capa do Boxed Set e a capa dos livretos contidos nele, que foram feitas para lembrar a Red Box original, todo o resto de D&D 4e (incluindo a Boxed Set e a linha Essentials) continua com ilustrações ao mesmo estilo das anteriores - e agora reutilizando arte da própria Quarta Edição, ao invés do D&D 3e/3.5.
taverneiro escreveu:Não necessariamente para agradar o velho público, mas sim porque está havendo uma transição de "gerência" na Quarta Edição, que de acordo com alguns (eu discordo dessa visão, mas uma olhadela no Char Ops e no General da Wizards, além da EnWorld mostra que no mínimo isso é uma minoria bem vocal) D&D 4e está com elementos em demasia que lembram edições anteriores e uma tendência.
Tendência? Em que sentido? Do novo visual (aggressive dos livros Basicos do 4E) ao mais conservador (pseudo-retro) ou o sentido contrário?
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