Discutindo Sistemas - A progressão.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Vincer em 02 Mai 2011, 00:03

Eu já disse isso cinco vezes esse final de semana, tem algo de errado aqui. Desculpa pra design ruim.


Err não. Pode até ser que usem como desculpa para design ruim, mas pode e geralmente é uma escolha do design.
E tipo, acho que tá em todo guia, dica e protocolo para narradores: nunca jogar desafios impossíveis para os jogadores. Mas isso não quer dizer moldar o mundo conforme eles, se eles decidem viajar pela região perigosa temida por lobisomens e não têm capacidade de lidar com isso, escolha deles.

Vale lembrar que a coisa é menos absurda de se falar se vocês não pensarem em D&D, um jogo onde diferenças como CA impedem mesmo diferenças gritantes de nível de ter alguma chance, e onde sair da área de ataque causa ado(desestimulando fugir). Essa abordagem não significa jogo mortal com montes de tpk e fazer novos personagens.

Já brinquei com os diferentes estilos de evolução, todos têm seus prós e contras. Não tem como apontar um melhor, exceto por gosto. Conforme uso eu adoro mas é bem chato e contra-produtivo de usar em mesa(ainda quero achar modos mais práticos de fazer isso), então é o único que desaconselho(sem falar na tendência dos personagens cada vez focarem numa mesma coisa).

Eu vinha usando uma mistura leve: compra, mas a cada tantos pontos de personagem se alcançava um tier(nível), que afetava algumas miudezas e servia bem como parâmetro de comparação.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor GoldGreatWyrm em 02 Mai 2011, 00:08

Eu vinha usando uma mistura leve: compra, mas a cada tantos pontos de personagem se alcançava um tier(nível), que afetava algumas miudezas e servia bem como parâmetro de comparação.

Você quis dizer: NP/PL.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Mai 2011, 00:13

Tier talk, ftw. Por isso que eu digo que guerreiros tem que ser low-tier.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Gun_Hazard em 02 Mai 2011, 09:02

Eu tinha esquecido de falar também do L5R...

Tecnicamente é um jogo de compras por pontos, mas dependendo da habilidade adquirida você meio que "sobe de nível", ou seja tem liberdade de progredir como achar melhor para si, mas algumas habilidades que você "comprar" vão fazer seu personagem evoluir em poder mais facilmente que outras.

Meio extranho falar do L5R pois ele é um dos sistemas mais originais que já vi, é difícil querer comparar ele com outros sistemas.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Agnelo em 02 Mai 2011, 16:30

Armitage escreveu:Entendi, tem razão. Na verdade o erro foi meu. A proposta do sistema não é ser um "sistema de progressão pela prática", mas sim ser um sistema realista/simulacionaista que calha de conter uma mecânca de progressão pela prática dentro de si.

Tem regras no livro do mestre de ADnD exigindo que um jogador pra passar de nível precise contratar um mestre pra lhe ensinar novas habilidades.

Isso é simulacionismo? (Simulacionista é quem faz de conta que é judeu?)
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Smaug em 02 Mai 2011, 16:53

Vale lembrar que a coisa é menos absurda de se falar se vocês não pensarem em D&D, um jogo onde diferenças como CA impedem mesmo diferenças gritantes de nível de ter alguma chance, e onde sair da área de ataque causa ado(desestimulando fugir). Essa abordagem não significa jogo mortal com montes de tpk e fazer novos personagens.

Só uma correção, os AdOs não desistimulam a fugir, vc soh toma AdO se tentar fugir se fizer da maneira desesperada. Tem uma manobra chamada Retirada que te permite sair da área de ameaça sem levar AdO (e isso na 3.5, mas se não me engano jah tinha na 3.0).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Mai 2011, 17:25

Em ambos. Essa manobra tem em AD&D, pastel, no primeiro suplemento que tinha AdO!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Discutindo Sistemas - A progressão.

Mensagempor Armitage em 02 Mai 2011, 18:53

Tem regras no livro do mestre de ADnD exigindo que um jogador pra passar de nível precise contratar um mestre pra lhe ensinar novas habilidades.

Isso é simulacionismo?

Sim.

(simulacionista é quem faz de conta que é judeu?)

Hã ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron