Eu sei, mas já mudei e repito isso faz um tempo
Foi mal pelo plural
Mas voltando ao ponto, eu não critico as desvantagens como em gurps ou 3d&t como falhas... mas vejo-os como um design sub-otimizado. Não chega a ser baddesign pedir dos usuários algo tão flexível e aberto(gm fiat) num jogo de rpg(onde se pressupõe uma baita flexibilidade). Mas dá para notar que, para a maior parte dos usuários, só isso não foi o suficiente.
Nisso complicações se saíram bem melhor, fato. Ainda me pergunto se teria como juntar as duas idéias(falhas e complicações) numa mecânica só... e uma forma de compensar as complicações mais natural ou 'em contexto' do que sempre recorrer a abstratos e genéricos 'pontos coringa'. Eu mesmo uso essa solução, mas ainda sinto a coisa como um remendo, uma solução funcional mas não a que eu mais gostaria.
Seria possível complicações que dessem uma compensação em contexto com o problema(como ele apareceu na cena), sem ter que criar listas e listas de complicações cada uma ditando 'quando acontecer, o personagem é compensado com x'? Enfim, fico sonhando com uma solução 'ideal' igualmente flexível e elegante, porém mais variada e contextualizada... sem complicar a aplicação.
[designer wank mode off]