Com o lançamento do Legends & Lore dessa semana, falando sobre ladinos (ou melhor, ladrões, porque isso é clássico), percebi que Mike Mearls está fazendo um bom trabalho como grognard liderando uma linha: eliminando boa parte dos avanços feitos em relação as edições anteriores, usando seus óculos de nostalgia.
Vide a linha Essentials (que é essencialmente, D&D 4e "enfluffecido" pra parecer AD&D), cujo layout "interpretativo" fez o favor de dificultar bastante a pesquisa rápida de poderes e tabelas; um livro recente como Heroes of Shadow, mesmo não sendo parte da linha Essentials, segue o mesmo (péssimo) layout.
O que é estranho, porque ele não fazia coisas assim. Vai ver foi mordido por um grognard radioativo.
Pontos altos do artigo:
I have a confession to make. The thief is my favorite character class. I realize that it’s been called the rogue since 1989, but as far as I’m concerned the class will always be the thief. Sure, the name rogue encompasses far more concepts; it gets across the basic idiom of the class—but to me, a rogue is still a thief. It’s a little hard for me to write about this class and remain objective, but I think the thief quietly encapsulates everything that makes D&D awesome.
d4 Hit Die + Lousy AC + Unreliable Skills = A Challenge!
Ter uma classe mecanicamente péssima sem redenção é um "desafio", e não design ruim. Ooook...
It’s easy to point at the thief and laugh—but that’s not what I did back in the early 1980s. I played a thief, and I loved it. Why? That’s easy. Saddled with a variety of at best unreliable skills, the thief forced me to improvise, invent, and interact* with the game in ways the other classes weren’t forced to. A fighter could chop through orcs, the cleric hammered creatures with a mace and threw healing spells, while the magic-user unleashed fireballs and magic missiles. So if I wanted to match them as the thief, I had to be clever. If I just sat back and rolled dice, I’d fail. A lot. Instead, I had to approach the game like improvisational theater, my eyes open for any chance to make something interesting happen.
Sim, ele está defendendo que não ter nenhuma habilidade ou qualquer coisa relevante fazia a classe ter um... potencial interpretativo melhor.
E quem gosta das classes modernas com habilidades e diferenciais extras? BAH, Não possuem o mesmo potencial interpretativo! Quem arriscou mudar pra 4e (vanilla) pode simplesmente abandonar o sistema se ele der um pé atrás (and not a single fuck was given that day).
Enfim, discutam! \o/