Nostalgia Goggles, o câncer que está matando D&D

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Nostalgia Goggles, o câncer que está matando D&D

Mensagempor Lumine Miyavi em 17 Mai 2011, 09:02

(eu sei que o título do tópico é copiando um antigo do Akimeru quando ele ainda era um Oda cheio de HURR, mas não deu pra resistir a piada)

Com o lançamento do Legends & Lore dessa semana, falando sobre ladinos (ou melhor, ladrões, porque isso é clássico), percebi que Mike Mearls está fazendo um bom trabalho como grognard liderando uma linha: eliminando boa parte dos avanços feitos em relação as edições anteriores, usando seus óculos de nostalgia.

Vide a linha Essentials (que é essencialmente, D&D 4e "enfluffecido" pra parecer AD&D), cujo layout "interpretativo" fez o favor de dificultar bastante a pesquisa rápida de poderes e tabelas; um livro recente como Heroes of Shadow, mesmo não sendo parte da linha Essentials, segue o mesmo (péssimo) layout.

O que é estranho, porque ele não fazia coisas assim. Vai ver foi mordido por um grognard radioativo.

Pontos altos do artigo:
I have a confession to make. The thief is my favorite character class. I realize that it’s been called the rogue since 1989, but as far as I’m concerned the class will always be the thief. Sure, the name rogue encompasses far more concepts; it gets across the basic idiom of the class—but to me, a rogue is still a thief. It’s a little hard for me to write about this class and remain objective, but I think the thief quietly encapsulates everything that makes D&D awesome.

d4 Hit Die + Lousy AC + Unreliable Skills = A Challenge!

Ter uma classe mecanicamente péssima sem redenção é um "desafio", e não design ruim. Ooook...