Magia racional/científica: inútil?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Armitage em 19 Mai 2011, 11:24

O problema de existir magia, é que exceto em Eberron (que tem a progressão lógica de "fenômeno replicável > tecnologia derivada > lucro), acho que nunca vi nenhum cenário onde a magia REALMENTE influencie as vidas das pessoas, mesmo sendo difundida e onipresente.


Glorantha.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Emil em 19 Mai 2011, 11:24

Russel escreveu:quando eu falei em explicação "racional/cientifica" eu me referia ao "conhecimento científico corrente". usa-lo para explicar como a magia funciona pra min e perda de tempo, era isso que eu estava dizendo o tempo todo.


Pô, então você deixou a galera gerar um tópico novo só pra ser do contra? Sabe, interpretação de texto é bom às vezes. A galera tentando criar o fluff de um cenário com magia + steampunk, pensando em opções pra criar a verossimilhança do cenário (sim, neste caso pode, porque é questão de coerência interna!), e você passou dois dias reclamando e atravancando a discussão porque não entendeu o ponto e ficou querendo pagar de prego que tornou Jesus sagrado com hurr durr pra mim explicação de magia é inútil, quando o contexto original não era esse. Foda, viu?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2011, 11:32

Armitage escreveu:
O problema de existir magia, é que exceto em Eberron (que tem a progressão lógica de "fenômeno replicável > tecnologia derivada > lucro), acho que nunca vi nenhum cenário onde a magia REALMENTE influencie as vidas das pessoas, mesmo sendo difundida e onipresente.


Glorantha.

Desculpa se eu deixei subentendido, mas eu quis dizer "cenário jogável por uma mesa relativamente comum". :haha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Armitage em 19 Mai 2011, 11:56

Entendi.

É, realmente a magia (assim como a religião) tende a ser pensada somente como cool-powerz pra aventuras, raramente são inseridas ao dia-a-dia/cotidiano do cenário de forma plausível. Nem consigo lembrar de outro cenário, além dos 2 citados, que faça isso. Alguem aí lembra de mais algum ? :blink:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2011, 12:09

Armitage escreveu:Entendi.

É, realmente a magia (assim como a religião) tende a ser pensada somente como cool-powerz pra aventuras, raramente são inseridas ao dia-a-dia/cotidiano do cenário de forma plausível. Nem consigo lembrar de outro cenário, além dos 2 citados, que faça isso. Alguem aí lembra de mais algum ? :blink:

Acho que se perde um elemento importante; quando a magia é algo comum e usado por uma pequena parcela da população (Forgotten, Arton, Greyhawk, Pendragon) e não afeta o mundo de forma da... força incrível e versátil que ela é, eu vejo como preguiça dos designers.

Uma situação tão absurda como essa é pensar como se a revolução industrial tivesse acontecido (paralelos a efeitos replicáveis, dependentes de matéria prima e esforço de alguns) mas ao invés de ser divulgada (sabe, pra aumentar produção / lucro e tudo mais) tivesse sido adotada por uma pequena elite... e ficou por isso mesmo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 13:13

Emil escreveu:Pô, então você deixou a galera gerar um tópico novo só pra ser do contra? Sabe, interpretação de texto é bom às vezes.


exceto que lá no topico onde eu disse isso o pessoal estava falando em magia cientifica e eu disse que acho perda de tempo tentar explicar magia com ciência. dai o virtual adept esclareceu que não era exatemente disso que ele estava falando.

e quem criou esse topico aqui foi o shido

Emil escreveu:A galera tentando criar o fluff de um cenário com magia + steampunk, pensando em opções pra criar a verossimilhança do cenário (sim, neste caso pode, porque é questão de coerência interna!), e você passou dois dias reclamando e atravancando a discussão porque não entendeu o ponto e ficou querendo pagar de prego que tornou Jesus sagrado com hurr durr pra mim explicação de magia é inútil, quando o contexto original não era esse.


novamente o virtual adept esclareceu do que eles estavam falando e eu disse que entendi.

o unico aqui que eu to vendo querendo pagar de prego de jesus e você (alias isso e tipico seu)

Emil escreveu: Foda, viu?


mimimi seus fricotes :linguinha:
Editado pela última vez por Russel em 19 Mai 2011, 13:34, em um total de 4 vezes.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 13:24

Uma situação tão absurda como essa é pensar como se a revolução industrial tivesse acontecido (paralelos a efeitos replicáveis, dependentes de matéria prima e esforço de alguns) mas ao invés de ser divulgada (sabe, pra aumentar produção / lucro e tudo mais) tivesse sido adotada por uma pequena elite... e ficou por isso mesmo.


Dando uma, perdão pelo pleonasmo, advogado do diabo: No "mundo padrão de D&D" os aventureiros são raros e os magos támbem são raros. As vezes as pessoas se esquecem que nem todo o padre da igreja é um clérigo (classe) e nem todo "bibilhotecário nerd" é um mago. Considerando, também, que os item mágicos são raros (e não fabricados em massa) é normal que exista mágia e itens mágicos e eles não mudem a vida da população.

, raramente são inseridas ao dia-a-dia/cotidiano do cenário de forma plausível. Nem consigo lembrar de outro cenário, além dos 2 citados, que faça isso. Alguem aí lembra de mais algum ? :blink:


Harry Potter ? :b
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Agnelo em 19 Mai 2011, 13:28

Mas ser raro é meio inexplicável, corvo.

Ter raridade de magos num mundo de fantasia é como ter uma raridade de engenheiros no nosso mundo.

É uma ciência replicável e fundamental que não é usada simplesmente porque "é rara".
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 13:36

Ter raridade de magos num mundo de fantasia é como ter uma raridade de engenheiros no nosso mundo.

É uma ciência replicável e fundamental que não é usada simplesmente porque "é rara".


Continuando com sua analogia: seria como os engenheiros não mais construissem coisas para os não engenheiros ou cobrasse um preço absurdamente grande pra contruir algo.

Eu vejo a mágia medieval fantasia como a física quântica, e uma ciência, poucos sabem e "meche" com coisas que as pessoas acham sobrenatural (univesos pararelos, teletransporte, gatos morto-vivo :b, etc)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 13:38

Armitage escreveu:Entendi.

É, realmente a magia (assim como a religião) tende a ser pensada somente como cool-powerz pra aventuras, raramente são inseridas ao dia-a-dia/cotidiano do cenário de forma plausível. Nem consigo lembrar de outro cenário, além dos 2 citados, que faça isso. Alguem aí lembra de mais algum ? :blink:


[sarcasmo]na grande maioria dos cenarios plebeus não fazem orações nos templos, clerigos e paladinos não recebem magias dos deuses, ordens religiosas inimigas não batalham umas com as outras. realmente religião não faz diferença nenhuma :roll: [/sarcasmo]

quanto a magia. não e qualquer um que pode sair por ai soltando bola de fogo

SPOILER: EXIBIR
ou você quer ver plebeus com arados magicos


Agnelo escreveu:Mas ser raro é meio inexplicável, corvo.

Ter raridade de magos num mundo de fantasia é como ter uma raridade de engenheiros no nosso mundo.

É uma ciência replicável e fundamental que não é usada simplesmente porque "é rara".


exceto que magia e muito mais dificil de se lidar que engenharia. engenharia é algo mundano, já magia mexe com forças ocultas do alem de outro mundo.

e não é qualquer um que tem capacidade pra virar conjurador
Editado pela última vez por Russel em 19 Mai 2011, 13:47, em um total de 4 vezes.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Mai 2011, 13:42

Armitage escreveu:Entendi.

É, realmente a magia (assim como a religião) tende a ser pensada somente como cool-powerz pra aventuras, raramente são inseridas ao dia-a-dia/cotidiano do cenário de forma plausível. Nem consigo lembrar de outro cenário, além dos 2 citados, que faça isso. Alguem aí lembra de mais algum ? :blink:

Antiga Netheril, na época do Iolaum, Karsus, etc...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2011, 13:51

Corvo da Tempestade escreveu:Continuando com sua analogia: seria como os engenheiros não mais construissem coisas para os não engenheiros ou cobrasse um preço absurdamente grande pra contruir algo.

Eu vejo a mágia medieval fantasia como a física quântica, e uma ciência, poucos sabem e "meche" com coisas que as pessoas acham sobrenatural (univesos pararelos, teletransporte, gatos morto-vivo :b, etc)

Er... não, não acham "milagre" e não, não são "raros", isso é justificativa furada, que os próprios cenários fazem o favor de quebrar. Leia os romances dos cenários citados e você consegue traçar um paralelo da industrialização e magia sem sair da lógica. Em um cenário padrão (Greyhawk) conjuradores constituem um parte da população; é normal que cada vilarejo tenha no mínimo, pelo menos UM mago E clérigo (ou xamã / adepto) e os números da população fazem com que isso aumente de forma exponencial.

Níveis de poder a parte, um raio de gelo é tão comum como uma espada pra uma pessoa normal. Magia em D&D não é como em Call of Cthulhu ou Conan que exige sacrifícios rituais, pagamento de força vital ou coisas ruins do tipo (exceto quando descrita assim, como em Darksun, e mesmo lá psionismo é comum a todos seres inteligentes do mundo).

Meu ponto é, seriam como se os engenheiros inventassem barcos motorizados, carros e aviões, mas qualquer um não-engenheiro (ou sem o dinheiro para pagar o custo que eles exigissem) só pudesse usar animais, carroças e barcos a vela / remo para se locomover entre grandes distâncias. Acho que é mais relevante ao exemplo.

Russel escreveu:exceto que magia e muito mais dificil de se lidar que engenharia. engenharia é algo mundano, já magia mexe com forças ocultas do alem de outro mundo.

e não é qualquer um que tem capacidade pra virar conjurador

Em D&D? Não mesmo. Magos e clérigos são comuns o suficiente para que (oficialmente) mesmo que algo como grandes "lojas de itens mágicos" não exista, um mercado (no sentido de oferta e procura) exista.

Sr. Pichu escreveu:Antiga Netheril, na época do Iolaum, Karsus, etc...

Sim, e antes e depois nada mais foi feito dessa forma. Comodismo demais, com os tais elfos magos e harpistas que viajam ENTRE PLANETAS com suas magias. E a população ainda vive em casebres e não tem nada a mais que o "baseline" medieval. Por TRÊS. MIL. ANOS.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 14:04

Comodismo demais, com os tais elfos magos e harpistas que viajam ENTRE PLANETAS com suas magias. E a população ainda vive em casebres e não tem nada a mais que o "baseline" medieval. Por TRÊS. MIL. ANOS.


Isso eu, pessoalmente, classifico como "coisa que se eu pensar muito não jogo mais fantasia medieval" :rolando:

Editado: Esse tópico também entra nessa classificação, mas como "filosofia de botequim" é divertido...


Em D&D? Não mesmo. Magos e clérigos são comuns o suficiente para que (oficialmente) mesmo que algo como grandes "lojas de itens mágicos" não exista, um mercado (no sentido de oferta e procura) exista.


Me lembro de ter lido que um plabeu ganha 100 P.O. por ano, mesmo que todo o dinheiro seja gasto em um item mágico, imagine o qual comum eles devem ser...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 14:05

Lumine Miyavi escreveu:Em D&D? Não mesmo.


eu disse que magia e mais complicada que engenharia. ou vai me diser que qualquer um pode virar mago ou clérigo ?

Lumine Miyavi escreveu:Magos e clérigos são comuns o suficiente para que (oficialmente) mesmo que algo como grandes "lojas de itens mágicos" não exista, um mercado (no sentido de oferta e procura) exista.


e todo plebeu tem dinheiro pra comprar um item magico, certo ?

Corvo da Tempestade escreveu:Isso eu, pessoalmente, classifico como "coisa que se eu pensar muito não jogo mais fantasia medieval" :rolando:


sem falar que, muito provavelmente, ninguem esquenta a cabeça com isso quando o jogo começa

(só o Silva talvez)
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2011, 14:15

Russel escreveu:eu disse que magia e mais complicada que engenharia. ou vai me diser que qualquer um pode virar mago ou clérigo ?

Sim. SIM. SIM! É só comprar um nível em mago ou clérigo, deixe que o fluff representa.

Editado: Um adendo. Personagens jogadores, mesmo sendo a exceção, não são os únicos conjuradores de cenários. Como eu já disse... veja a relação população / classe.


Russel escreveu:e todo plebeu tem dinheiro pra comprar um item magico, certo ?

...onde foi que alguém falou isso?

Russel escreveu:sem falar que muito provavelmente ninguem esquenta a cabeça com isso quando o jogo começa

O que não inviabiliza essa conversa. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes

cron