Magia racional/científica: inútil?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor shido_vicious em 19 Mai 2011, 14:19

Russel escreveu:exceto que magia e muito mais dificil de se lidar que engenharia. engenharia é algo mundano, já magia mexe com forças ocultas do alem de outro mundo.

e não é qualquer um que tem capacidade pra virar conjurador


BULLSHIT.

O Russel deve imaginar hindus se lamentando "ah, essa nossa cultura é tão estranha, oh!, como é cruel estarmos privados de um bom churrasco!".

O que não ocorre -- porque esse é o padrão deles. Só é estranho para nós, observadores externos.

Leia meus lábios: se a magia existe no cenário, ela faz parte, inevitavelmente, da física do mesmo. Eletromagnetismo é coisa que não cansa de me impressionar -- é uma força invisível de ação à distância! Idem para gravitação. Quer mais "força oculta" que isso?! Só foi no último século que eletricidade se tornou algo "mundano e corriqueiro". Mesmo um "reles" sistema de alavanca/roldanas/engrenagem se baseia em vetores de força que são, em si, "invisíveis".

Se rola teleporte/fazer pedra falar/whatever, é porque a física do cenário permite, e para um observador nativo, pode ser menos ou mais impressionante -- mas um minimamente informado jamais veria isso como "uuuuh, é extra-realidade!". Faz parte da realidade do bagulho, e pessoas são capazes de realizar. Requer algo inato, muito estudo, algum aparato/fonte de energia? Depende de como os autores definiram o modelo taumatúrgico para o cenário em questão.

Para mim ficou óbvio que tu se satisfaz com "kewl powerz + é magia". Sem problema. Mas não jogue para o campo do "é inútil" aqueles que preferem algo melhor trabalhado. E se abstenha de críticas como "reinos temáticos" ou "que porcaria, é puro rule of cool" -- vai parecer hipócrita demais.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Metal Sonic em 19 Mai 2011, 14:20

Russel escreveu:quanto a magia. não e qualquer um que pode sair por ai soltando bola de fogo


Quantas pessoas você conhece que saiba fazer Integradas e Derivadas? Pois é.

Russel escreveu:exceto que magia e muito mais dificil de se lidar que engenharia. engenharia é algo mundano, já magia mexe com forças ocultas do alem de outro mundo.


Não não. Para nós, que vivemos num mundo sem Magia, realmente é algo de "outro mundo". Já em um lugar onde a Magia EXISTE, seu poder pode ser QUANTIFICADO e REPLICADO como qualquer equação da nossa matemática, não existe nada de sobrenatural realmente. Afinal, basta ESTUDAR Magia para aprendê-la... Embora existam pessoas que já nascem com tais capacidades (Como o Sorcerer em D&D 3.X).

Russel escreveu:e não é qualquer um que tem capacidade pra virar conjurador


Falácia. É como dizer que nem todo mundo tem capacidade de ser Físico. Basta estudo e principalmente VONTADE de ser aquilo.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 14:28

...onde foi que alguém falou isso?


Na realidade ninguém, mas quando você fala de mercado está implícito que tem gente pra comprar.

Offtopic:
Embora existam pessoas que já nascem com tais capacidades (Como o Sorcerer em D&D 3.X).
E faz magia DA MESMA FORMA que o mago :rolando:


Não não. Para nós, que vivemos num mundo sem Magia, realmente é algo de "outro mundo". Já em um lugar onde a Magia EXISTE, seu poder pode ser QUANTIFICADO e REPLICADO como qualquer equação da nossa matemática, não existe nada de sobrenatural realmente.


Por isso insisto na analogia a física quantica, ela existe, mas é muito complicada pra maiorias das pessoas, e meche com coisas que beiram ao sobrenatural.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Metal Sonic em 19 Mai 2011, 14:34

Corvo da Tempestade escreveu:Por isso insisto na analogia a física quantica, ela existe, mas é muito complicada pra maiorias das pessoas, e meche com coisas que beiram ao sobrenatural.


Na verdade, enquanto a Magia tem resultados bem óbvios e visíveis, a esmagadora maioria do conhecimento quântico é puramente teórico.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor ferdineidos em 19 Mai 2011, 14:51

Corvo da Tempestade escreveu:Por isso insisto na analogia a física quantica, ela existe, mas é muito complicada pra maiorias das pessoas, e meche com coisas que beiram ao sobrenatural.


Vamos falar de reatores nucleares?

Eu tenho uma vaga ideia de como isso funciona, e a maioria esmagadora da população mundial não faz a mínima ideia, mas isso não impede que existam centenas (de milhares?) de usinas pelo mundo gerando eletricidade.

Que magos sejam uma elite. Mesmo sendo uma elite eles já deveriam ter contribuído para o dia-a-dia do mundo.

Essa é a questão.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2011, 14:51

Faço coro com o Shido, Metal e Ferdin.

Corvo e Russel, vejam a seguinte afirmação.

  • Quântico é algo puramente teórico, sem apliações reais (no momento).
  • Magia, num contexto que existe, é real, tangível, e acima de tudo, replicável.

Tudo bem até aí?

Partindo dessa premissa simples, se as aplicações com a capacidade de replicação não são exploradas para sua conclusão lógica (industrialização mágica, por exemplo), é falha do cenário; Eberron pega a premissa de que a magia é algo replicável e com o uso de materiais exóticos transforma isso num mundo onde a magia É a tecnologia vigente.

Mesmo em Netheril, onde "hotspots" de energia mágica existiam na forma dos Mythalares, o curso lógico é de que uma sociedade inteira fosse construída ao redor deles; se a magia PODE ser usada para dar conforto, proteção, ferramentas e comunicação de forma difundida, porque não fazê-lo? Quem ganha com isso são os próprios conjuradores, que tornam-se donos de seus próprios domínios.

Equilíbrio de jogo não deve ser utilizado como desculpa em fluff do porquê Forgotten Realms (a menos que Toril faça jus ao nome de local esquecido pelas eras...!) não avançou da época medieval há quase... 3 mil anos, como eu citei ali em cima. Desde a queda de Netheril, os Mythalares não funcionam mais (na verdade, não podem ser mais criados mas funcionam de forma reduzida). E mesmo esses ativos, ninguém mais usa. Status Quo, modafoca!

A partir do momento que a magia é desenvolvida e não tem nenhum efeito colateral horrendo (Darksun, estou olhando pra você...), mas ninguém usa pra coisas além de mover grupos de aventureiros por teleportes ou chachinar tribos de Orcs... é culpa do cenário por não desenvolver isso.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 14:58

Para mim ficou óbvio que tu se satisfaz com "kewl powerz + é magia". Sem problema. Mas não jogue para o campo do "é inútil" aqueles que preferem algo melhor trabalhado. E se abstenha de críticas como "reinos temáticos" ou "que porcaria, é puro rule of cool" -- vai parecer hipócrita demais.


exceto que eu deixei mais do que claro que essa e apenas a MINHA opnião. se você prefere que a magia tenha um monte de explicações, vai fundo e seja feliz :haha:

Falácia. É como dizer que nem todo mundo tem capacidade de ser Físico. Basta estudo e principalmente VONTADE de ser aquilo.


para ser um conjurador (decente) você tem que ter um atributo mental no minimo 12
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor banned_guardian em 19 Mai 2011, 15:29

Russel escreveu:exceto que eu deixei mais do que claro que essa e apenas a MINHA opnião. se você prefere que a magia tenha um monte de explicações, vai fundo e seja feliz :haha:


Dead Topic. Russel wins. Guardemos nossos argumentos "chulos" para nós, defensores da magia razoável e verossímil. :pipoca2:
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Emil em 19 Mai 2011, 15:31

Como queríamos demonstrar.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 15:36

banned_guardian escreveu:Dead Topic. Russel wins. Guardemos nossos argumentos "chulos" para nós, defensores da magia razoável e verossímil. :pipoca2:


que isso. podem continuar a discutir. não vou contratar nenhum assassino pra ir atras de vocês, so por que vocês preferem uma magia mais explicada
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 15:58

Como disse isso é filosofia de botequim...e eu adoro discutir coisas inúteis...:pipoca2:

não são exploradas para sua conclusão lógica (industrialização mágica, por exemplo), é falha do cenário;


Talvez seja uma omissão proposital pra não...err...disvirtuar o mundo. Porque não consigo imaginar um mundo onde a magia e abundante e não ter pelo menos 1 mago conselheiro em cada reino lançando magias de adivinhação para detectar possíves traitores.

não avançou da época medieval há quase... 3 mil anos, como eu citei ali em cima


Poucos mundo de fantasia medieval saiu da "medivealidade" mesmo passando mil ou dois mil anos (só consigo me lembrar do mundo de Fable que passou do medieval para a revolução industrial)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Léderon em 19 Mai 2011, 16:20

Li o tópico meio por cima, e acho que um exemplo cristalino de analogia me veio à cabeça. Quando dizem que são raras as pessoas que sabem usar magia, mas que é um conhecimento replicável de certa forma e que pode afetar a sociedade... gente:

Quantas pessoas vocês conhecem que sabem construir um telefone celular? E quantas usam um?

Mais ou menos isso. :hum:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Mai 2011, 16:38

Quântico é algo puramente teórico, sem apliações reais (no momento).


Computadores quânticos e transferência de informação via teletransporte quântico estão a caminho, com progresso.


Fora isso, Russel: ninguém falou de magia com explicação científica no contexto da nossa realidade, no Z&Z. Falávamos de magia sendo tratada como ciência no cenário, como em Shadowrun (onde o MIT tem um departamento de magia arcana).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor Iuri em 19 Mai 2011, 20:06

eu disse que magia e mais complicada que engenharia. ou vai me diser que qualquer um pode virar mago ou clérigo

Você está implicando que qualquer um pode virar engenheiro? Velho, ouvi dizer que o cara tem que ser muito foda pra conseguir :haha:

Mas falando de consistencia, o que eu acho mais legal é todo mago (supostamente) gastar anos para virar um mestre da magia, e quando consegue isso... vai usá-la para matar monstros. wtf? Se o cara realmente tivesse metade da inteligencia que diz ter na ficha, ele não precisaria trabalhar nunca mais (seja como aventureiro ou como alguem mundano). Além de poder contribuir bem mais com a sociedade (se essa for a motivação para as aventuras) de casa mesmo.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Magia racional/científica: inútil?

Mensagempor NeverSleep em 19 Mai 2011, 20:41

Léderon escreveu:
Li o tópico meio por cima, e acho que um exemplo cristalino de analogia me veio à cabeça. Quando dizem que são raras as pessoas que sabem usar magia, mas que é um conhecimento replicável de certa forma e que pode afetar a sociedade... gente:

Quantas pessoas vocês conhecem que sabem construir um telefone celular? E quantas usam um?

Mais ou menos isso. :hum:

Exatamente o que não acontece nos mundos de fantasia, mesmo que algo equivalente à celulares pudessem ser produzidos facilmente por magia, os não aventureiros em geral não tem esse item popularizado PORQUE SIM.

_Virtual_Adept_ escreveu:
Quântico é algo puramente teórico, sem apliações reais (no momento).


Computadores quânticos e transferência de informação via teletransporte quântico estão a caminho, com progresso.


Fora isso, Russel: ninguém falou de magia com explicação científica no contexto da nossa realidade, no Z&Z. Falávamos de magia sendo tratada como ciência no cenário, como em Shadowrun (onde o MIT tem um departamento de magia arcana).

Concordo com isso aqui, se um fenômeno pode ser replicado continuamente é porque houve um estudo sobre isso, e é natural a evolução e que os governos tomem interesse, mesmo que não precise ser explicado como os efeitos acontecem precisamente existe uma base para toda magia lançada que provavelmente também permite a criação de novas magias. A magia funcionando como equivalente a tecnologia seria o mais lógico numa sociedade dotada de inteligência.

Exceto se a magia fosse realmente restrita à algumas pessoas que nascem com essa capacidade, como a Força em Star Wars e não pudesse atuar diretamente com a tecnologia e /ou não pudesse ser amplamente replicada. Mesmo assim ainda existem exemplos de isso pode se desvirtuar e virar uma palhaçada como em Harry Potter onde os bruxos se escondem das pessoas que não podem usar magias PORQUE SIM e nada é explicado. Ou Umineko, mas não vou me alongar sobre bruxas entediadas...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron