Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/conceitos

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/conceitos

Mensagempor Youkai X em 03 Jun 2011, 12:26

Título bem auto-explicativo, sobre uma questão ampla, que varia desde algo meramente característico a algo irritante ou virtuoso, dependendo do ponto de vista ou intensidade/modo de ser feito. Vai desde o clássico jogador que só faz personagem da mesma classe e muitas vezes com o MESMO nome em N mesas diferentes (ladino com nome japonês em cenários tipo forgotten ou fantasia genérica, por exemplo), a jogadores que mudam classe, mas sempre se focam em certos tipos de personagem e muitas vezes a mesma personalidade (mercenário durão e solitário turrão, geralmente anão guerreiro ou ranger de duas armas) ou jogadores que mesmo variando bastante classe/raça/modo de jogar acaba deixando muitos traços em comum em seus personagens (personagem elitista, um tanto arrogante, etc. Sim, falo de mim mesmo aqui :hum: ), passando por outros exemplos. E vocês? Como lidam com isso em mesa ou como vocês avaliam as suas próprias galerias de PCs em termos de variedade ou de jogadores/DMs próximos a vocês?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Russel em 03 Jun 2011, 12:41

jogadores com "personagens repetidos" nunca me incomodaram (afinal de contas o personagem é dele).

quanto aos personagens que eu fiz, confeço que tenho uma predileção por fazer clérigo ou barbaro (minhas duas classes favoritas) XD
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Smaug em 03 Jun 2011, 13:13

Também nunca tive problemas com isso, salvo a questão dos nomes que me irritava um pouco (durante aquela febre de anime por exemplo, o que apareceu de personagem chamado Vegeta). Se o cara curte jogar com um determinado tipo de personagem, não vejo pq encrespar com isso.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Corvo da Tempestade em 03 Jun 2011, 13:17

Pessoalmente não me importo...ainda vou mais longe: Acho que depois de um tempo todos temos nossa "zona de conforto" e os personagens ficam meio parecidos. Eu, por exemplo, sempre gostei de magos (mesmo na época que o mago não era o "deus supremo") e, sempre que posso, jogo com um (seja em cenário medieval, em supers ou mesmo tecnomagos). Afinal nos divertimos com um tipo de personagem e é essa a "função" do RPG: se divertir.

Tem até uma piada interna nossa: um amigo meu faz sempre um ranger elfo arqueiro na 4ª edição...nos já denomianos, em off, o personagem de "Bob [número]"...atualmente ele está no Bob 3.

Talvez a única coisa que possa ser restinginda é o nome do personagem: Um ladino chamado de "Kazemaru" iria ser muito estranho. Talvez, nesse caso, seja a hora de usar um bom senso em prol da diversão do grupo.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Rain em 03 Jun 2011, 14:04

ou jogadores que mesmo variando bastante classe/raça/modo de jogar acaba deixando muitos traços em comum em seus personagens


Mais isto é comum, veja que os personagens são interpretados por alguém que existe
Esta pessoa possui gostos e traços de personalidades que hora ou outra vão se tornar visíveis em seus personagens

Muito comum e nem tem como se incomodar já que é quase inevitavel
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Iuri em 03 Jun 2011, 14:10

É tipo o genero do personagem (acho que até ja falei pro youkai desse meu problema): eu simplesmente NÃO consigo fazer personagens mulheres. Todo mundo acaba colocando características próprias (e uma minha é ser homem) nos seus personagens. Quanto a classe, a minha favorita é druida, mas mesmo assim acho que só devo ter repetido uma vez...

Eu já tive jogadores de dois tipos: um só jogava de mago, mas sempre modificava o conceito do personagem. Nunca achei nada de errado nisso. Outro jogava sempre com o mesmo personagem, elfo arqueiro de nome X lá. Esse sim me incomodava. Mas se mudasse o nome do personagem eu já ficaria melhor... parecia que ele queria que o tal personagem fosse o centro dos jogos.

No geral, se um conceito específico lhe agrada mais que os outros e te diverte mais, apoio totalmente a repetição do mesmo. E nem vem com essa de "mas assim o cara está se privando de conhecer a verdadeira diversão que o RPG pode fornecer..."
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Jun 2011, 16:21

Meus personagens geralmente são brigões piadistas, mesmo que eu tente evitar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor MagoCego em 03 Jun 2011, 16:41

Meus personagens sempre levam um pouco do meu jeito de ser. Mas eu tento variar qual "pouco" que vai.

Mas se a pessoa sempre faz o mesmo personagem, e ela (e todos os outros da mesa) se diverte com isso. ok.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor ferdineidos em 03 Jun 2011, 17:07

Acho que a maioria das pessoas tem suas predileções enraizadas, eu não encrenco nada com isso.

Eu prefiro jogar de defender, às vezes me arrisco em outras coisas, mas no final, defender é minha predileção. Com relação à personalidade, tenho uma zona de conforto de onde não vario muito. Igual ao (Y)Iuri eu não faço personagens mulheres.

Agora com relação aos nomes eu acho que depende da mesa. Se a mesa for mais séria um cara entrar com um nome do tipo "Rótydogue Modder Fóker" é meio fora da proposta da mesa. Mas se a mesa tiver uma proposta menos séria, vale qualquer nome.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Jun 2011, 17:47

Eu não gosto da ideia de um jogador sempre repetir personagens. Uma vez ou outra, para deixar um personagem "marcado" como ícone da mesa, beleza.

Mas fazer isso toda vez torna as coisas repetitivas e até irritantes. Não é nem questão de "verdadeiro" RPG, mas imagine a mesa inteira fazendo isso? Só quem ía ter trabalho de fazer algo divertido seria o Mestre? Os jogadores têm direito de se acomodar?

E se o Mestre decidisse que todos os NPCs são iguais? E aí?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Russel em 03 Jun 2011, 18:58

_Virtual_Adept_ escreveu:Mas fazer isso toda vez torna as coisas repetitivas e até irritantes. Não é nem questão de "verdadeiro" RPG, mas imagine a mesa inteira fazendo isso? Só quem ía ter trabalho de fazer algo divertido seria o Mestre? Os jogadores têm direito de se acomodar?


e os jogadores não podem fazer um personagem de que gostam, algo que pra eles é divertido, so por que o mestre não quer "figurinhas repetidas" ?
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Jun 2011, 19:11

Eu imagino que RPG deva ser divertido para todos, não?

Quem sai mais prejudicado? O grupo que quer variar, de vez em quando, ou o jogador, que de qualquer maneira vai ter outras chances de fazer o mesmo personagem mais tarde (e já o fez milhões de vezes antes)?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Darin em 03 Jun 2011, 19:12

Na minha opinião, sim...

Se o mestre acabar repetindo a campanha, não podem reclamar... Ah não ser que a proposta do jogo seja jogar com um personagem que já jogou antes (o que pode ser bem interessante).

Mas não gosto de caras que só sabem jogar com mulher... Eu não tenho problema com as escolhas da galera e tal, mas porra, não precisa trazer suas fantasias pra mesa... Isso vale para alguns caras que jogam com caras musculosos também xD

Eu faço meu personagem muito de acorod com a mesa. Em alguma me sinto mais livre, em outras tenho menos criatividade...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Russel em 03 Jun 2011, 19:13

_Virtual_Adept_ escreveu:Eu imagino que RPG deva ser divertido para todos, não?

Quem sai mais prejudicado? O grupo que quer variar, de vez em quando, ou o jogador, que de qualquer maneira vai ter outras chances de fazer o mesmo personagem mais tarde (e já o fez milhões de vezes antes)?


e exatamente por que eu repetir meu personagem vai atrapalhar o resto dos jogadores de se divertirem com os seus ?
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Jogador que repete personagens/classes/arquétipos/concei

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Jun 2011, 19:14

Russel escreveu:
_Virtual_Adept_ escreveu:Eu imagino que RPG deva ser divertido para todos, não?

Quem sai mais prejudicado? O grupo que quer variar, de vez em quando, ou o jogador, que de qualquer maneira vai ter outras chances de fazer o mesmo personagem mais tarde (e já o fez milhões de vezes antes)?


e exatamente por que eu repetir meu personagem vai atrapalhar o resto dos jogadores de se divertirem com os seus ?

Porque demonstra falta de vontade em inovar, ué.

Eu pessoalmente acho falho fazer TODO personagem cair pro mesmo molde igual. Normalmente, quem já viu eu fazendo personagem vê que geralmente um não tem muito a ver com outro; mantenho o momento escroto em off, mas in-character, a única coisa constante é querer "inovar" demais.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron