Não é de hoje que os jogos trazem consigo uma carga de conhecimento que termina por ser assimilado. Jogos com fundo histórico, quebra-cabeças temáticos, yadda, yadda, yadda.
Como a Mafia Ouro Preto do user Assumar, uma grande quantidade de conteúdo programático pode ser passada de uma forma diferente e interessante para o leitor. Talvez não tão viável em sala de aula, como atividade de uma aula apenas (atividade one-shot?), mas como um trabalho de médio a longo prazo para ser trabalhada ao longo de algumas semanas ou durante uma unidade inteira.
Em jogos digitais (nome mais ou menos formal para jogos de videogames e de pcs), séries como Zoo Tycon primariamente nos passam noções de como administrar algo, mas terminam por oferecer um conteúdo extra. No caso do exemplo citado, além de aprender a conduzir um zoológico, o jogador termina por aprender informações sobre os animais que são postos naquele espaço, seu nome científico, hábitos alimentares, bioma, status de conservação da espécie...
Enfim fica a questão:
Até que ponto um jogo pode apresentar um certo conteúdo tido como "escolar" sem se tornar enfadonho?