Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Lady Draconnasti em 13 Jun 2011, 09:19

Não é de hoje que os jogos trazem consigo uma carga de conhecimento que termina por ser assimilado. Jogos com fundo histórico, quebra-cabeças temáticos, yadda, yadda, yadda.

Como a Mafia Ouro Preto do user Assumar, uma grande quantidade de conteúdo programático pode ser passada de uma forma diferente e interessante para o leitor. Talvez não tão viável em sala de aula, como atividade de uma aula apenas (atividade one-shot?), mas como um trabalho de médio a longo prazo para ser trabalhada ao longo de algumas semanas ou durante uma unidade inteira.

Em jogos digitais (nome mais ou menos formal para jogos de videogames e de pcs), séries como Zoo Tycon primariamente nos passam noções de como administrar algo, mas terminam por oferecer um conteúdo extra. No caso do exemplo citado, além de aprender a conduzir um zoológico, o jogador termina por aprender informações sobre os animais que são postos naquele espaço, seu nome científico, hábitos alimentares, bioma, status de conservação da espécie...

Enfim fica a questão:

Até que ponto um jogo pode apresentar um certo conteúdo tido como "escolar" sem se tornar enfadonho?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Kear em 13 Jun 2011, 09:50

Bom, nesse exato momento estou trabalhando num jogo pedagógico sobre cores e passei por problemas semelhantes; tentei resgatar um pouco das minhas próprias experiências, consultar alguns professores e pedagogas, e usar meus irmãos mais novos como cobaia, a opinião que eu formei é mais ou menos a seguinte:
• Jogos precisam ser...Well, jogos; eles não podem ser aulas, então o objetivo do jogo é revisar~testar um conteúdo OU criar interesse por um conteúdo.
• Quanto mais velhos os jogadores, mais dificil de usar o jogo de forma educativa, especialmente se o jogo for digital (eles vão minimizar o jogo e olhar o orkut, ou procurar imagem de carros no google); alunos mais velhos tem um preconceito com os jogos, acabam muitas vezes nem experimentando e acham que é uma aula vaga.
• As vezes um prêmio bom consegue criar mais interesse do que um jogo bom ("Vou ficar fodão nesse jogo pra recuperar minha nota/ganhar chocolate/ir pra casa mais cedo").
• RPG não funciona na educação.

Acho que jogos "escolares" funcionam bem só até o quinto~sexto ano; que é até onde eles podem ser simples e ainda sim prenderem a atenção usando coisas simples.

Aí também tem que considerar o quanto tu quer que os jogadores aprendam; eu joguei Zoo Tycon por anos e não absorvi informação nenhuma porque ficava trollando os animais e visitantes do zoologico ao invés de jogar "direito".

O que eu estou tentando fazer é criar um jogo simples tabuleiro e cartas onde os jogadores podem se beneficiar sabendo o básico do assunto (combinando as cores certas pra andar mais casas) e conseguem um exemplo mais ou menos visual de outras partes teóricas ("ahhh, eu já vi isso no jogo...").

Mas o jogo não saiu ainda, então não sei se vai dar certo :p
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Iuri em 13 Jun 2011, 12:59

RPG não funciona na educação.

Eu realmente gostaria de saber mais sobre isso. De onde você tirou esta informação?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor MagoCego em 13 Jun 2011, 15:09

No último período de faculdade, tive uma disciplina que era "jogos empresariais". Consistia em você administrar uma montadora de carros e concorrer com as outras (os outros alunos). Existia um cenário, nicho de mercado e "quase" todas as coisas do mundo real.
Para estimular a busca por melhorias, era usado o sistema de pontos do jogo. Quem tivesse a maior pontuação tirava a nota 100. O resto seria proporcional.
Desafio Sebrae utiliza o mesmo esquema.

Mas acho que ambas são propostas diferentes do tópico. Bom, pelo rpg, dá pra aprender história e geografia fácil. Quantos não sabem a história de trocentos reinos que nunca existiram?
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor LuizTroll em 13 Jun 2011, 15:15

Estatística!
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
Avatar do usuário
LuizTroll
 
Mensagens: 650
Registrado em: 03 Ago 2009, 00:22

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Lady Draconnasti em 13 Jun 2011, 16:15

Mas acho que ambas são propostas diferentes do tópico.


Não exatamente.

Muito embora se refira a jogo e educação como sendo algo para ser aplicado em escolas, nada impede o uso da mesma metodologia para faculdades. E isso também é pertinente ao assunto do tópico.

Aí também tem que considerar o quanto tu quer que os jogadores aprendam; eu joguei Zoo Tycon por anos e não absorvi informação nenhuma porque ficava trollando os animais e visitantes do zoologico ao invés de jogar "direito".


E você conseguia evoluir no jogo? Já que para ter acesso a novos animais e recursos você precisa atingir determinados objetivos.

Claro, não dá pra substituir a aula pelo jogo (mas bem que seria legal), mas usar o mesmo como uma ferramenta de apoio talvez. Novamente usando Zoo Tycon como exemplo, joga-lo não vai te transformar em um administrador from hell ou em um biólogo com PhD, ainda assim, o jogo apresenta o profile dos animais que estão a disposição para seu nível, falando de sua alimentação, gestação, yadda, yadda, yadda.

Eu realmente gostaria de saber mais sobre isso. De onde você tirou esta informação?


De fato, não funciona. Não como ferramenta exclusiva para educação, talvez como ferramenta auxiliar. Além do mais, dependeria muito da disposição dos jogadores e da mentalidade dos mesmos. Tentar ensinar usando o RPG pra alguem que acredita que RPG é coisa do demônio deve ser algo tenso.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Jun 2011, 16:22

Não apenas jogos. Quase qualquer entretenimento é capaz de passar conteúdo útil, ou pelo menos trivia interessante junto com sua história principal. Vou falar mais sobre entretenimento em geral que apenas jogos.

A série Percy Jackson por exemplo, mesmo com toda liberdade criativa, tem uma pesquisa enorme em relação a mitologia grega E uma forma realista de lidar com personagens com SDA / DDA e dislexia. Jogos históricos da série GURPS (como aquele sobre Roma Antiga, que eu esqueço o nome) são capazes de ensinar mais sobre eras que um documentário ou livro.

O ponto é, se as informações são passadas de forma natural, NADA impede que a pessoa aprenda algo enquanto se diverte. O que mata é você ser obrigado a ter um conhecimento contra-intuitivo pra apreciar um trabalho (série .hack, Serial Experiments Lain, etc) ou então informações ERRADAS que são passadas de forma a fazerem a história parecer melhor, mas que não servem de porra nenhuma a não ser dificultar o conhecimento verdadeiro. Os livros do Dan Brown são meus exemplos dessa ultima categoria.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Darin em 13 Jun 2011, 16:43

Atividades prazerosas são as mais fáceis para nosso cérebro absorver. Dai para aprendizado é um pulo.
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor MagoCego em 13 Jun 2011, 17:00

Usando Gurps Desafio dos Bandeirantes como exemplo. Dá pra aprender um pouco da história do Brasil? Sobre os bandeirantes? Não?
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Léderon em 13 Jun 2011, 22:22

Até que ponto um jogo pode apresentar um certo conteúdo tido como "escolar" sem se tornar enfadonho?


Inevitavelmente pensei em Assassin's Creed II e no AC Brotherhood. Olha, aqui eu falo muito por mim porque é um tema que me interessa demais (e imagino que você também, Nasti): como esses dois jogos se passam na Itália renascentista, tem toneladas de informações (textos, mesmo) sobre os monumentos e edifícios da época, à disposição do jogador numa base de dados. O que gostei neles é que não são coisas enfadonhas e limpinhas: são informações práticas e com comentários muitas vezes engraçados, que muitas vezes dão outra visão ao lugar/monumento em questão.

Mesmo eu, que vivo lendo sobre o período, percebi muita coisa ali que não conhecia, e me interessei por tantas outras mencionadas.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Lady Draconnasti em 13 Jun 2011, 22:27

Led:

Porque construir termas é muito mais importante no Império Romano que qualquer outra coisa XD

Sim, AC 2 e afins possuem bastante conteúdo sobre a história renascentista e foi na metade pro final dele que eu pensei em escrever sobre isso, mas terminei deixando pra lá. Então a coragem veio hoje e tá aí o tópico.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Re: Assimilando Conteúdo Enquanto Joga

Mensagempor Kear em 13 Jun 2011, 22:28

Eu realmente gostaria de saber mais sobre isso. De onde você tirou esta informação?


Acabei de sair da escola; d00d, já passei por no minimo quatro tentativas de professores que tentaram ensinar a partir do RPG.

RPG pode até funcionar, mas ele não é uma forma otimizada de ensino; ele passa menos conteúdo E prende menos atenção; seriously, metade dos alunos se recusa a interpretar três linhas pra ganhar nota, você vai querer que eles façam isso sem nota nenhuma, "só" pra aprender um conteúdo? Não rola; acho que você teria mais sucesso mandando o povo jogar FIFA 2011 numa aula de educação física.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron