Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor Gun_Hazard em 14 Jun 2011, 13:33

Continuando o gancho de discutir mecânicas de Sistemas uma das coisas que sempre fico pensando é sobre mecânicas de proficiência em combates.

Entre os Exemplos comuns temos:

- Progressão única Constante. -
A progressão da evolução em combate é única, não importando qual o estilo de combate (Corpo-a-corpo, distância, etc), ou arma utilizada. EX: BBA (Bônus Base de Ataque) do D&D/D20; Tac0 do AD&D;
A vantagem é o fato dela representar uma única progressão o que torna as coisas bem mais simples, não importa qual a arma que se utilizar o personagem saberá utilizá-la da mesma forma.
O problema é que isto é só teoria em geral estes sistemas oferecem opções de especialização em um tipo de arma em especifico, ou se o jogador conseguir alguma arma com uma característica melhor ele invariavelmente irá usá-la sempre a menos que seja forçado por uma situação a ter de usar outra arma. Problema, entre aspas, pois na prática é o que realmente ocorre, se você é bom com uma arma, não irá querer usar outra a não ser que naquela situação seja mais vantajoso usar a outra.

- Progressão Variada -
Geralmente aqui entraremos em várias sub-categorias...
Progressão separada para ataques a distância ou corpo-a-corpo
Progressão separada por categoria de armas, (armas de haste, machados, lâminas médias, Laminas leves, arcos, etc)
Progressão especifica, direcionada a uma arma ou um grupo muito restrito de armas, por exemplo, proficiência somente em espadas curtas. Mas em geral há a possibilidade de se executar o teste para armas relacionadas com uma pequena penalidade.
A vantagem é um certo grau de realismo ao processo de aprendizado do manejo de armas, um cara que aprendeu a usar um machado, não necessariamente tem a mesma proficiência com uma lança ou uma besta. Outra vantagem está também na customização do personagem.
O problema é a falta de praticidade, levasse um tempo maior para se construir e pensar o personagem, pois você tem que tentar prever os problemas e como suas escolhas irão influenciar na resolução. Outro problema é dificultar a improvisação imagine o mais forte guerreiro do grupo totalmente impotente por ter perdido seu poderoso machado e ser um completo banana utilizando espadas que são as únicas armas a mão a disposição naquela situação...

Conclusão:
Cada proposta vai ver em um ou outro a sua vantagem, como já tinha discutido no texto passado sobre formas de evolução dos personagens, eu acredito que a progressão única é legal para sistemas de “Níveis” de personagem, já que a ideia é simplicidade no fazer ficha.
Já sistemas Simuladoristas, que geralmente usam a evolução por compra de valores, se beneficiam de progressão variada, seja a por categoria, ou especifica. Pois o personagem tem o controle de quão bem ele deseja ser em combate e quais características ele irá sacrificar para se tornar melhor que os demais em combate.

E vocês como veem as progressões de combates e quais as experiências que tem sobre elas?
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor Russel em 14 Jun 2011, 13:41

eu prefiro a Progressão única Constante, por que como você disse, ela simplifica as coisas
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor Aluriel de Laurants em 14 Jun 2011, 16:24

Eu vejo o M&M como um meio termo entre elas, porque o que aumenta conforme o PL do grupo sobe, é o limite máximo de ataque/def, resistencia, dano e perícias.

Logo você tem um limite máximo, customizado com um certo controle já que uma boa arma de te dá mais bônus de ataque. Porém nada impede que você tenha o máximo do nível em ataque e não precisar de arma alguma. Sem contar a possibilidade de se fazer trade-off.
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor Gun_Hazard em 15 Jun 2011, 09:44

Gostei disso também no M&M.

A possibilidade de todos ficarem iguais mas de formas diferentes.

O único problema é que se você quer combater as duplas "Ataque e Dano" e "Defesa e Resistência" tem de estar maximizadas ou você corre o risco de ficar muito abaixo da expectativa do grupo. Uma vez que quase todos os poderes pedem uma jogada de ataque para funcionarem...
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor Aluriel de Laurants em 15 Jun 2011, 12:27

Esse é um ponto relevante que infelizmente nunca foi resolvido. A única coisa que ajuda é quando o narrador lembra que é um jogo em que você pode fazer muitas outras coisas e dando as oportunidades certas, a chance de alguém como o Fixer por exemplo brilhar.
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Jun 2011, 14:39

É possível fazer um personagem combativamente mais fraco, mas que tenha capacidades relevantes ao grupo. O Batman, por exemplo.
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor Gun_Hazard em 15 Jun 2011, 15:56

é mas o que o Batman, não tem de Dano ele tem de Ataque e CD dos outros "Poderes" dele...

Então ele ainda é combativo sim. Só não causa dano.
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Re: Discutindo Sistemas - A Proficiência em Combate

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Jun 2011, 16:39

A CD dos ataques também é limitada por PL, e o PL dele é mais baixo que dos outros personagens.

Ele é muito poderoso, para um humano comum. Mas não chega ao nível de conseguir lutar contra os oponentes poderosos dos outros personagens.
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