Discutindo Sistemas - As Defesas.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Discutindo Sistemas - As Defesas.

Mensagempor Gun_Hazard em 17 Jun 2011, 08:21

Pegando o gancho dos textos anteriores acima vêm a pergunta: “Como funcionam as progressões das Defesas?”
O mais óbvio quando pensamos em Defesa é a capacidade de evitar o golpe ou ferimento.
O principal problema disso é que isso é muito abrangente.
A forma mais realista de analisarmos a situação é a apresentada pelo GURPS atá a 3ª edição, onde a defesa é ATIVA no sentido de conscientemente o defensor “evitar” o golpe, PASSIVA no sentido de equipamentos (ou proteções similares) que impedem o golpe de atingir e REDUTORA DE DANO no sentido de que o equipamento, e muitas vezes até mesmo o vigor físico, serve para evitar o dano também pode servir para reduzir este dano.
Em geral a maioria dos sistemas que avalio trabalha sobre estas óticas, para muitos a defesa passiva e redutora de dano podem ser resumidas confortavelmente em uma única opção.
Um dos sistemas que abstrai muito o conceito deste exemplo é o D&D, é preciso muita força de vontade e reflexão para entender que ele também pode se encaixar neste contexto. mas eu demonstro:
A capacidade Ativa do personagem de evitar ser morto em combate que vai evoluindo a medida que o personagem adquire experiência é medida pelos “Pontos de Vida”. Os Dados de vida fazem mais sentido como a maneira como o jogador “Evita” o golpe que seria letal de outra maneira.
A capacidade Passiva de Evitar Danos é representada pela CA e todos os inumeráveis fatores que dela Fazem parte.
A Capacidade Redutora de dano fica a cargo do Bônus de Constituição somado aos Dados de Vida, que mede a capacidade física de ignorar os ferimentos.
Dentro deste contexto temos inúmeras variantes para representar cada objetivo da Defesa, o próprio D20 mesmo possui inúmeras variantes de defesas (eu mesmo já testei muitas delas para tentar achar uma que se adequasse ao meu objetivo), Armaduras com redução de dano, testes ativos de defesa em vez do escolher 10, tabela de defesa que sobe com nível, etc...

Há também diferença nos métodos alguns jogos a defesa é algo estático (passivo) outras é algo variável (Ativo), ou seja, no passivo sua defesa é um valor já definido e só esta variável a efeitos condicionais da luta, posição, visibilidade, cobertura, etc; já no ativo o defensor precisa fazer um teste para conseguir se defender. O Segundo método acrescenta mais emoção ao combate, mas acaba por tornar sua resolução mais demorada.

Conclusão.
Na minha opinião a mecânica de defesa é atrelada as mecânicas de ataque , dano e resistência a dano, é impossível pensar em um sem levar em consideração todos o conjunto.

Por exemplo: Dar Redução de Dano nas armaduras do D&D em vez de Bônus na CA, implicaria em ataques que acertariam mais vezes e seria necessário reduzir os Pontos de vida.

Eu acho legal dar ao jogador várias opções de defesa assim como de ataque e não só em um valor estático ou no máximo uma opção castrante de defesa total que só soma um bônus quase inútil. Acho legal um combate mais planejado, dinâmico e vibrante. Detesto jogos do “Eu ataco! O Dano foi 8”. Alguns sistemas que me deram esta emoção até agora foram o GURPS (Exceto tiroteios mas isto eu explico outro dia). e o Cyberpunk 2020, este último tem uma sacada simples mas vibrante. Outro que achei com um certo potencial seria o CODA, mas infelizmente não tive a chance de testá-lo em combate com o devido empenho.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Discutindo Sistemas - As Defesas.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Jun 2011, 14:24

Lembrando que, em GURPS 4E, o conceito de Defesa Passiva morreu.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Discutindo Sistemas - As Defesas.

Mensagempor Gun_Hazard em 17 Jun 2011, 15:23

Mas ainda está presente em nossas lembranças...

Que descanse em paz pobrezinha.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Discutindo Sistemas - As Defesas.

Mensagempor Armitage em 18 Jun 2011, 13:13

Sistemas do tipo "eu ataco, você defende, você ataca, eu defendo", me enchem de tédio, prefiro sistemas "real-time" onde a ação é resolvida simultaneamente. Sendo assim, tendo a preferir "defesas passivas", onde não se precisa rolar pra defender, a defesa já tá embutida na mesma rolagem de ataque.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Discutindo Sistemas - As Defesas.

Mensagempor Deicide em 19 Jun 2011, 10:35

Eu gosto de defesas passivas para jogos com combates longos e múltiplos oponentes. Em essência, jogos mais heroicos, em que ser atingido não é tão ruim assim e os combates são uma parte essencial do jogo.

Já para algo mais "realista", eu gosto de rolar testes de defesa. Ajuda a criar tensão e cria a sensação de que você está realmente tentando evitar um ataque. Quando o jogador fala "eu testo esquiva" ou "eu tento bloquear a arma", isso tudo ajuda no clima, especialmente se estivermos usando um sistema mais letal.

É claro que tanto sistemas que resumem combate a "ataca-ataca-ataca" ou "ataca/defende-ataca/defende-ataca/defende" são chatos. Logo, é bom ter opções diferentes de ataques e defesas para tornar tudo mais estratégico e envolvente.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Discutindo Sistemas - As Defesas.

Mensagempor Gun_Hazard em 20 Jun 2011, 08:07

Só completando o Deicide.

Existem dois jogos até hoje capazes de emular um bom RPG de Luta Golpe-a-Golpe um foi o Street Fighter Storyteller e outro o GURPS Martial Arts.

O GURPS é fantástico neste sentido de não ser inteligente atacar sempre. Muitas vezes (Usando o sistema de combate completo) você é obrigado a se defender uma rodada inteira para então tentar atacar de novo.

Existem sequências de manobras mais efetivas, mas é dificil uma formula 100% eficaz em todas as situações.

Mas como você disse numa lutas contra capangas isso já fica maio chato então tem de ficar "ligando" e "desligando" o modo de combate completo, para o jogo fluir mais rápido as vezes.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron