Declaração Anti-School

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Declaração Anti-School

Mensagempor AKImeru em 17 Jun 2011, 13:08

Rolar para conseguir manipular uma cena auxiliada (ou não) por interpretação.

Interpretar sem rolar nada, ser ativamente desafiado como jogador, tendo o seu personagem apenas como uns números que surgem no meio do combate de vez em quando.

Ambos são jeitos diferentes para se conseguir um objetivo: Diversão em um jogo de interpretação de personagem.

Então por que ambos precisam ser antagonistas? Porque um é chicoteado por blogueiros, membros de forúm e de comunidades de Orkut?

Por que pessoas insistem que existe um jeito correto de se jogar rpg? Vejam o Old Dragon, um sistema simples, leve e que cumpre seus objetivos de design muito bem. Veja o Dark Heresy que pode ser facilmente usado para rolar campanhas "Old School" ou "New School" dependendo do mestre.

Que tal Mutantes & Malfeitores? Não há um jogo no mercado que não seja mais focado em personagens e não em jogadores, porém ele cumpre tão perfeitamente seus objetivos de design e sua experiencia é tão controlada e bem pensada que é impossivel não se sentir um super heroi jogando tal sistema.

Quando você cria uma mentalidade de que existe um jeito "Certo" e "Errado" de se jogar rpg, você se afasta de bons jogos, e cria uma "cisão" em uma comunidade pequena, de nicho.

O "Anti-School" prega: Dane-se se esse livro desafia jogadores ou personagens: Ele é divertido?

Ele cumpre o que promete? É uma experiencia legal?

Gamma World foi um jogo "Old School" que recentemente foi portado usando regras da nova edição de Dungeons & Dragons. Ele usa CARTAS compradas em BOOSTERS. E é divertido. Bobo, simplório...De proposito. O que ele faz, ele faz muito bem, e apesar de fazer pouco, é o suficiente para uma tarde agradavel regada a pizza e a refrigerante.

Não seja velho.
Não seja novo.

Julgue jogos de rpg pelo o que eles são, não pela a suposta escola ao qual eles foram produzidos. Há jogos de qualidade, não escolas de qualidade.

Apenas cala boca e jogue, mocorongo.
Editado pela última vez por AKImeru em 18 Jun 2011, 16:25, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Russel em 17 Jun 2011, 13:45

Imagem
Editado pela última vez por Russel em 16 Jul 2011, 16:53, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Rain em 17 Jun 2011, 13:51

Onde eu assino?
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Hyphaxz em 17 Jun 2011, 14:22

Concordo totalmente !!
Avatar do usuário
Hyphaxz
 
Mensagens: 126
Registrado em: 11 Mai 2011, 10:48

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Iuri em 17 Jun 2011, 22:22

Primeiro: é a mais pura verdade. E é irônica a criação da escola anti-escola :P

Só que essas divergencias entre fãs de diferentes estilos não é algo racional. Um movimento contra isso pode convencer alguns, mas a maioria das pessoas sente a necessidade de se auto-afirmar; se o seu gosto é o certo, ele pode se considerar um ser mais evoluído, sei lá. Além disso, pode ser um comportamento movido apenas pelo desejo de ser parte de um grupo (mesmo que já seja de um maior, o de rpgista) -e dizem por aí que esta necessidade de fazer parte de grupos é coisa da geração mais velha apenas-. Isso é assim com tudo que envolve questões de gosto: música, arte, video-game, rpg (favor não considerar a briga inter-religiões como sendo causada pelos mesmo motivos, que aí a história é outra).

Mesmo assim, este é o tipo de post que iria pro portal se ele existisse ;)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Jun 2011, 10:33

Preciso dizer... MANLY TEARS!!!
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Armitage em 18 Jun 2011, 11:24

Apenas cala boca e jogue, mocorongo.

Posso usar de assinatura ? :pidao:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor banned_guardian em 18 Jun 2011, 18:47

Novo moto do Oda: "Apenas cala boca e jogue, mocorongo."

XD
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Blackbird em 18 Jun 2011, 19:37

Acho justo! Até compartilharay no facebook.

Mas tenho minhas dúvidas. Até onde vai essa coisa de aceitar o jogo pela diversão que ele proporciona? Acho que muita gente será capaz de usar isso como pretexto pra se abster de pensar criticamente (ou só refletir sobre) aquilo que joga. Não me decidi sobre achar isso bom ou ruim... haha, mas decerto o tópico de Tormenta ficaria fechado pra sempre. haha
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Corvo da Tempestade em 18 Jun 2011, 19:46

Isso me lembrou uma frase do Calvin:

"Não interessa se você ganha ou perde. E sim como se joga o jogo."
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor AKImeru em 18 Jun 2011, 19:58

Blackbird escreveu:Acho justo! Até compartilharay no facebook.

Mas tenho minhas dúvidas. Até onde vai essa coisa de aceitar o jogo pela diversão que ele proporciona? Acho que muita gente será capaz de usar isso como pretexto pra se abster de pensar criticamente (ou só refletir sobre) aquilo que joga. Não me decidi sobre achar isso bom ou ruim... haha, mas decerto o tópico de Tormenta ficaria fechado pra sempre. haha


A proposta do Anti-School é julgar jogos de maneira independente. Pouco me importa se isso é um retroclone ou usa miniaturas eletrônica em cima de um Ipad.


O jogo é bom?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Lady Draconnasti em 19 Jun 2011, 00:03

a pergunta não deveria ser "o jogo está sendo divertido pra quem joga?"?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor AKImeru em 20 Jun 2011, 13:08

Lady Draconnasti escreveu:a pergunta não deveria ser "o jogo está sendo divertido pra quem joga?"?


Um jogo bom tem esse objetivo, sim. Porém nem todos os jogos são para todos.

Um não fã de supers não se divertiria em M&M, porém ele divirte os fãs do genero.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor joao-aragorn em 30 Jun 2011, 10:16

Possivelmente uma das coisas menos mocorongas que já ouvi, Oda ^^.

Jenial!
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Declaração Anti-School

Mensagempor Madrüga em 16 Jul 2011, 00:06

Estava exilado e não pude comentar, mas vou subir esse tópico: porra, muito bom. Eu obviamente adoro linguagem de manifesto, mas esse aqui é ouro.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron