Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Smaug em 06 Jul 2011, 17:09

Uma coisa que eu notei, não sei se chega a ser um esteriotipo, mas sempre que mulheres feiticeiras (ou bruxas) são retradas no lado do bem (ou cinza claro), acabam pagando de malucas neuróticas que facilmente perdem o controle. Vide Alexia ou mesmo a Simbul (no pouco que conheço dela).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Elven Paladin em 06 Jul 2011, 17:32

Smaug

A "Simbul" só parece louca e insana (além de usar poderes mágicos além do necessário quando lidava com os Thayanos) porque isso reforça a aura de medo que ela coloca nos rivais de Aglarond, notavelmente Thay. É uma tática similar a usada, por exemplo, pelo Lorde Shoujo de Order of the Stick, por exemplo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Youkai X em 06 Jul 2011, 22:36

Um bom exemplo de sexismo em fantasia é o famoso Chainmail Bikini/Stripperiffic, especialmente quando há uma discrepância entre trajes masculinos e femininos, do tipo homem com armaduras pesadas que cobrem tudo e mulheres sem calças e com sutiã de metal bem decotado.

E aqui mais um site falando sobre isso e bizarrices anatômicas de desenho, que achei graças a um comentário do Shido Vicious no .20
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Jul 2011, 22:40

Cara, os únicos "chainmail" masculino que eu conheço são A) Dark Sun e B) Capas de jogos com o Fabio na capa.

In topic: Esse Fabio.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Elven Paladin em 06 Jul 2011, 22:45

Um bom exemplo de sexismo em fantasia é o famoso Chainmail Bikini/Stripperiffic, especialmente quando há uma discrepância entre trajes masculinos e femininos, do tipo homem com armaduras pesadas que cobrem tudo e mulheres sem calças e com sutiã de metal bem decotado.


Curioso, porque quase toda vez que eu vejo acusações de "Sexismo", a única coisa que vem à minha mente é o Lune dizendo "Puritanismo" para quem acusa isso? Eu acho que isso está mais próximo de "Tentar agradar seu Público-Alvo".

Cara, os únicos "chainmail" masculino que eu conheço são A) Dark Sun e B) Capas de jogos com o Fabio na capa.


Olhe quase toda arte de Conan.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Jul 2011, 22:59

Oh, bem lembrado, Nic dos Mil Nicks. Conan é um bom exemplo, mas lá tem biquini e tanga pra todos. O que é bom, eu acho, porque dá um certo sentido. Mas é estranho tu ler que o Conan usava armaduras pesadas e toda ilustração dele tá ele de battle-hammock.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Jul 2011, 23:14

Lumine Miyavi escreveu:
(...) foi traída e expulsa e depois foi rejeitada incessantemente pelo mocinho enquanto tentava levá-lo para o lado do mal. E tem o Dallben, o sábio mago do bem, que é bem parecido como os merlin/gandalf da vida.

Consegue imaginar isso no sexo oposto?

A imagem que esse trecho me passa é de uma mulher sedutora, é fato que é bem mais difícil pensar em um homem sedutor. Não vejo essa cena como sexista, mas como uma cena que aproveitou a diferença entre os sexos.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Elven Paladin em 06 Jul 2011, 23:25

Nic dos Mil Nicks.


Isso foi mais baixo do que o nível das piadas do Léderon, Lumine.

é fato que é bem mais difícil pensar em um homem sedutor.


Claro que não, a figura do "Casanova" ou do "Don Juan" são exemplos clássicos bem diretos do "Sedutor e Destruidor de Corações e Lares".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Jul 2011, 00:06

Jack Sparrow, DdB. =p
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Jul 2011, 00:52

Ok, eu devia ter cortado o "bem" da frase (afinal, é mais óbvio pensar em mulher sedutora).
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Agnelo em 07 Jul 2011, 08:17

Elven Paladin escreveu:
Um bom exemplo de sexismo em fantasia é o famoso Chainmail Bikini/Stripperiffic, especialmente quando há uma discrepância entre trajes masculinos e femininos, do tipo homem com armaduras pesadas que cobrem tudo e mulheres sem calças e com sutiã de metal bem decotado.


Curioso, porque quase toda vez que eu vejo acusações de "Sexismo", a única coisa que vem à minha mente é o Lune dizendo "Puritanismo" para quem acusa isso? Eu acho que isso está mais próximo de "Tentar agradar seu Público-Alvo".

Eu nem banco o puritano nessas horas, só acho que tentar agradar seu público alvo não te impede de ser sexista.

Se o público alvo fosse de skinheads não deixaria de haver racismo em tentar agradá-los¹.


1: Godwin's law detected.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor shido_vicious em 11 Jul 2011, 22:42

Não, Elven, o Conan não é o equivalente masculino do chainmail bikini.

Conforme eu escrevi no artigo pro Mamute #2 sobre esse assunto:

Tiremos o Conan de nosso caminho -- semi-nudez, repito, é apenas um detalhe. Removido este elemento da análise, o cimério não possui outros elementos sexualizados. Ele é sempre retratado em poses de ação, e não de publicidade de cueca. Apesar de seus trajes serem sumários, diferentemente da Sonja, ele porta ferramentas que aludem a suas habilidades. Seu rosto não foi composto com a preocupação de ser atraente -- a expressão é dura e agressiva. O ângulo é exclusivamente masculino: as mulheres estão lá para serem desejadas, e os homens, para serem alter-egos dos jogadores.

Sabe como seria um real equivalente? Fiz, pra matéria supracitada, uma versão masculina daquela Sonja de bunda empinada que usaram na matéria de manobras de guerreiro na DS 33, que você pode ver aqui.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor louc0 em 11 Jul 2011, 23:02

Colméia... de abelhas... no saco...

Dor...

Dor...
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Elven Paladin em 11 Jul 2011, 23:16

Eu nem banco o puritano nessas horas, só acho que tentar agradar seu público alvo não te impede de ser sexista.

Se o público alvo fosse de skinheads não deixaria de haver racismo em tentar agradá-los¹.


Não tenho muito o que comentar aqui, exceto que eu acho mais seguro pressupor que se algo foi feito assim é mais devido a ignorância do que maldade.

Não, Elven, o Conan não é o equivalente masculino do chainmail bikini.


Note que eu não falei que ele é o equivalente masculino do Chainmail Bikini, e sim que Conan sempre foi desenhado de forma semi-nu. (O que é algo engraçado, já que nas histórias escritas, ele raramente ficava dessa forma - ele aproveitava a força considerável e a altura que tinha para usar armaduras mais resistentes do que as comumente usadas).

Do resto, I stand corrected.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Deicide em 11 Jul 2011, 23:24

shido_vicious escreveu:Sabe como seria um real equivalente? Fiz, pra matéria supracitada, uma versão masculina daquela Sonja de bunda empinada que usaram na matéria de manobras de guerreiro na DS 33, que você pode ver aqui.


:rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando: Muito bom!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron