Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jul 2011, 19:01

Quem aqui já fez ou encontrou uma vilã memorável?


Well, levando em conta que em uns 15 anos eu não usei muitos "BBEG", eu posso contar que ao menos 2 dos grandes vilões que usei (eu devo ter uns 6 ou 7,) eram do sexo feminino sendo a mais recente uma Sacerdotisa e Profetisa de Shar em Forgotten Realms, meio a la Jeanne d'Arc e que teve êxito em seu "Plano Final" (que não era exatamente maligno, embora durante toda a campanha os jogadores nunca tiveram certeza do que ela pretendia fazer - cortesia da Divindade dos Segredos) e se sacrificou para isso. E no jogo que eu estou jogando (Dark Sun, D&D 4e) tudo indica que uma 'Esposa de Nibanay" e um casal de líderes de saqueadores do deserto são os possíveis "Grandes Vilões" (ao menos por enquanto).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Rain em 05 Jul 2011, 05:24

Na minha ultima campanha de Forgotten (eu era jogador, não mestre) ainda na época da 3.5 era Shar e principalmente uma Nightbringer (uma sacerdotiza de Shar) as principias e mais terríveis vilãs da historia
E tinham outras como uma druida corrompida que era a mãe de um dos personagens, tinha a dama de gelo uma sacerdotisa de Auril e varias outras
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Youkai X em 05 Jul 2011, 07:07

Na minha campanha atual de 4e uma BBEG é uma conjuradora drow de pactos de sangue que é considerada cruel e depravada até pelas outras de sua raça, e está agindo "comendo pelas beiradas" enquanto o grupo está ocupado com outros vilões bem perigosos (mas estes são só masculinos e hermafroditas, já que aboleths são hermafroditas auto-fecundadores). Na minha campanha de 3.5 como mestre a patrona e futura vilã dos PCs era uma humana beguiler (classe ladina/arcana ilusionista encantadora do PHB 2).
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Deicide em 05 Jul 2011, 08:10

Interessante. Preciso me esforçar em criar vilãs que não sejam subalternas de alguém...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor joao-aragorn em 05 Jul 2011, 08:26

Sabe que , parando pra pensar, nunca fiz uma "grande vilã" quando mestrava? O.o Me senti até incomodado com isso agora.
Estive relendo o "Os três Msoqueteiros" e penso que talvez eu tenha uam contaminação raqzoável pela idéia de que vilãs são manipuladoras e não usam da força, snedo sempre vilãs indiretas ...
Alia´s, isso me lembra que em 7th Sea as bruxas "italianas" são proibidas de aprender a ler e escrever , para evitar que acumulem muito poder, aliando a "magia" às capacidades intelectuais.
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Dragão de Bronze em 05 Jul 2011, 15:42

Quanto dessas diferenças se devem a características que de fato são das mulheres e dos homens? Não digo apenas do título, mas de tudo o que foi falado.

Me parece razoavelmente natural que haja mais vilões homens por uma série de razões, como o fato de guerreiros serem quase sempre homens, e quase nunca sendo mulheres. E na hora de usar uma mulher pra isso, não se usa força física quase nunca. Então quais as alternativas? Bom, pra ser um bom líder e bom combatente ao mesmo tempo (o que é também comum na fantasia), alternativa óbvia à força física é a magia.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Elven Paladin em 05 Jul 2011, 16:48

Quanto dessas diferenças se devem a características que de fato são das mulheres e dos homens? Não digo apenas do título, mas de tudo o que foi falado.

Me parece razoavelmente natural que haja mais vilões homens por uma série de razões, como o fato de guerreiros serem quase sempre homens, e quase nunca sendo mulheres. E na hora de usar uma mulher pra isso, não se usa força física quase nunca. Então quais as alternativas? Bom, pra ser um bom líder e bom combatente ao mesmo tempo (o que é também comum na fantasia), alternativa óbvia à força física é a magia.


Eu sinceramente acho que "Vilões" são entidades assexuadas, sendo a aparência e preferência sexual masculina ou feminina uma "casca"- exceção óbvia feita à "Sedutores e Sedutoras". E apenas por brincadeira, como eu mencionei uma vilã Clériga, é bom sempre lembrar que em D&D, um Clérigo sempre está a duas magias de virar um Bárbaro. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Deicide em 05 Jul 2011, 17:26

heh, subitamente, o sexo do vilão oculto (que ainda não foi revelado, nunca apareceu na história e por enquanto é só um conceito indefinido) de minha campanha acaba de ser definido.

E ele ela não será só uma manipuladora que foge de combate físico não...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Youkai X em 05 Jul 2011, 20:33

Na minha mesa tem uma quantidade razoável de NPCs femininas que vão pra linha de frente em combate, como uma barda meio elfa com um grande machado, uma genasi watersoul swordmage bem esquentada, uma monge humana negra, etc e etc. Mas os PCs só enfrentaram de oponentes femininos as duas primeiras NPCs que eu citei antes de fazerem uma aliança (graças a PC swordmage eladrin). Tá, teve uma drow aracnomante que foi rapidamente derrotada pelo grupo há muito tempo, mas só ela mesmo...
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Deicide em 05 Jul 2011, 21:37

Youkai X escreveu:Na minha mesa tem uma quantidade razoável de NPCs femininas que vão pra linha de frente em combate, como uma barda meio elfa com um grande machado, uma genasi watersoul swordmage bem esquentada, uma monge humana negra, etc e etc. Mas os PCs só enfrentaram de oponentes femininos as duas primeiras NPCs que eu citei antes de fazerem uma aliança (graças a PC swordmage eladrin). Tá, teve uma drow aracnomante que foi rapidamente derrotada pelo grupo há muito tempo, mas só ela mesmo...


NPCs femininas eu tenho bastante. Inimigas também, inclusive do tipo que briga na linha de frente. O problema é "big bads" femininas, isso eu nunca fiz, e vou experimentar fazê-lo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Torneco em 05 Jul 2011, 23:43

Agora me lembrei da Thessaly e da Zatanna. Não é fantasia, mas são duas feiticeiras que deixam muito marmanjo no chinelo.

Mas é mesmo, não é sempre que vemos heróis e vilões do sexo feminino, e normalmente, as mulheres aparecem mais como sacerdotisas e clérigas do que usuárias de magia mesmo.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Jul 2011, 23:52

De vilãs conjuradoras de magia de D&D tem a Tasha/Iggwilv, a filha adotiva de Baba Yaga que escravizou Graz'zt, escreveu o Demonomicon, conquistou Perrenland e deu luz ao semideus Iuz.

De todos os vilões, Iggwilv é a única conjuradora arcana cujo poder ultrapassa Mordenkainen. Os outros nêmesis e rivais arcanistas do arquimago, como Rary e Tenser, não chegam ao poder dele, mas Iggwilv o ultrapassa... muito.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Torneco em 06 Jul 2011, 15:57

Lembrei agora da feiticeira Achren, das Aventuras de Prydain, ela criou o big bad, se casou com ele, foi traída e expulsa e depois foi rejeitada incessantemente pelo mocinho enquanto tentava levá-lo para o lado do mal. E tem o Dallben, o sábio mago do bem, que é bem parecido como os merlin/gandalf da vida.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Jul 2011, 16:47

Opa, Tornypoon.

(...) foi traída e expulsa e depois foi rejeitada incessantemente pelo mocinho enquanto tentava levá-lo para o lado do mal. E tem o Dallben, o sábio mago do bem, que é bem parecido como os merlin/gandalf da vida.

Consegue imaginar isso no sexo oposto?
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 06 Jul 2011, 17:09, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Bruxos e Bruxas, sexismo em Fantasia

Mensagempor Torneco em 06 Jul 2011, 17:07

Hummm, é, não seria fácil encontrar um exemplo assim. E a Achren passa por uma Humiliation Conga que eu não via em anos. Mas leiam a série, é boa.
Editado pela última vez por Torneco em 06 Jul 2011, 17:12, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron