Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Armitage em 03 Jul 2011, 22:34

No embalo do renascimento tolquienesco que está por vir ( novo rpg sai mês que vem; novo card game recém-lançado, e novo filme até o final do ano), pergunto:

Como seria uma aventura/campanha, na Terra Média, fiél aos tropes e convenções temáticas da obra original de Tolkien ? Em que difere da campanha/aventura típica de high fantasy dos rpgs ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Emil em 03 Jul 2011, 23:51

O mestre precisa separar uma sessão inteira -- lá pela quarta ou quinta, quando o grupo ainda está começando, mas cujos integrantes já estão se acostumando uns com os outros -- para recitar e cantar. Sem encontros, sem batalhas, sem revelações importantes para o enredo. Apenas quatro ou cinco horas com o mestre cantando para os personagens.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor GoldGreatWyrm em 04 Jul 2011, 00:06

Em outras notícias...

meu "Mais escuro que a escuridão" que fica rolando por aqui há anos parece seguir duas premissas básicas:

1 - sem encontros aleatórios. Cada NPC tem um BG, até o menestrel esqueleto de Hir Hursak.

2 - muito, MUITO tesouro. Sério, a lista de loot é imensa. Acho que é apropriado, já que todo mundo protagonistico da Terra Média tem itens mágicos ou obra-prima (cota de malha de mithril, espada curta que brilha quando orcs se aproximam e etc.0
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jul 2011, 00:32

Dica: Senhor dos Anéis RPG, páginas 254-277 (edição portuguesa, em bom Devirnês).De qualquer forma, os elementos essenciais(tirados de Hobbit e Senhor dos Anéis:

1. Os personagens tem que ser heróis e isso tem que ser deixado completamente claro na criação e no começo do jogo. Se isso não for levado a sério pelo DM/Narrador e pelos jogadores, podem colocar as fichas no fogo e jogar outra coisa. O Senhor dos Anéis RPG tem duas páginas que tem que ser lidas e relidas por todo jogador (50-51).

2. A motivação dos personagens deve ser relativamente grandiosa (Aragorn voltaria a ser o Rei, Escudo-de-Carvalho queria retomar Erebor, Gandalf queria salvar tudo e todos) ou relativamente inocente (Merry e Pippin acompanharam a Comitiva porque eram bons amigos de Frodo e Sam. Sam queria conhecer os Elfos e servir Frodo. Bilbo queria relutantemente tesouros e aventura).

3. O objetivo do jogo deve ser claro e uma empreitada de grande porte deve ocorrer.

4. Senso de Passado. Os locais tem sua história e ela deve ser reconhecida (isso às vezes pode ser maçante se não for feito com cuidado - lembre-se, é um jogo de RPG, não um Livro).

5. Respeito à Autoridades. Respeito à Autoridades. Respeito à Autoridades. A rebeldia só deve ser tomada como "A Última Opção" e apenas quando a Autoridade não for mais justa - mas ela deve ser restaurada imediatamente.

Esse é o básico e o que julgo importante. Hiperdetalhismo linguístico, geográfico e mesmo botânico/faunístico mal servem em um livro, que o diga em um mesa de RPG.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Armitage em 04 Jul 2011, 01:06

Emil escreveu:O mestre precisa separar uma sessão inteira -- lá pela quarta ou quinta, quando o grupo ainda está começando, mas cujos integrantes já estão se acostumando uns com os outros -- para recitar e cantar. Sem encontros, sem batalhas, sem revelações importantes para o enredo. Apenas quatro ou cinco horas com o mestre cantando para os personagens.

XD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Blackbird em 04 Jul 2011, 04:49

Curtindo este tópico.
Já apareceram bons conselhos, e mesmo os vícios tolkenianos podem agradar alguém; então a sessão de recital e cantoria pode ter algum fã. Em algum lugar do mundo.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Hermes em 04 Jul 2011, 10:26

É isso mesmo que o Elven Paladin citou.

Engraçado é que estava conversando com amigos sobre isso ontem e depois de ler isso cheguei a conclusão que provavelmente odiaria jogar uma campanha de Senhor dos Aneis. O simples fato dos personagens serem brancos ou pretos, sem quase nenhuma possibilidade de tons de cinza no meio me irrita profundamente. Esse ideal heroico é uma coisa que eu tenho me afastado cada vez mais nas minhas aventuras.
Avatar do usuário
Hermes
 
Mensagens: 198
Registrado em: 05 Dez 2007, 13:13

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jul 2011, 13:59

Já apareceram bons conselhos, e mesmo os vícios tolkenianos podem agradar alguém; então a sessão de recital e cantoria pode ter algum fã. Em algum lugar do mundo.


Toda vez que eu me lembro de Tom Bombadil e das capas lendárias dos Anos 60, eu não deixo de me surpreender porque Tolkien era adorado por Hippies (?!).

Engraçado é que estava conversando com amigos sobre isso ontem e depois de ler isso cheguei a conclusão que provavelmente odiaria jogar uma campanha de Senhor dos Aneis. O simples fato dos personagens serem brancos ou pretos, sem quase nenhuma possibilidade de tons de cinza no meio me irrita profundamente. Esse ideal heroico é uma coisa que eu tenho me afastado cada vez mais nas minhas aventuras.


Fazendo uma mea culpa, há espaço sim para "Personagens Cinzentos' em uma campanha de Senhor dos Anéis, e exemplos disso não faltam, como Boromir, o Regente de Gondor, Saruman (inicialmente) e especialmente Feanor e Túrim Turambar (esses dois são cinzentos até dizer chega). Contudo o ponto mais importante dos personagens cinzentos em qualquer obra de Tolkien é que em algum momento eles vão escolher um lado (geralmente nas portas da morte).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Smaug em 04 Jul 2011, 14:04

Hermes escreveu:É isso mesmo que o Elven Paladin citou.

Engraçado é que estava conversando com amigos sobre isso ontem e depois de ler isso cheguei a conclusão que provavelmente odiaria jogar uma campanha de Senhor dos Aneis. O simples fato dos personagens serem brancos ou pretos, sem quase nenhuma possibilidade de tons de cinza no meio me irrita profundamente. Esse ideal heroico é uma coisa que eu tenho me afastado cada vez mais nas minhas aventuras.


Eu já tenho tentado justamente o contrário, estou cansado de personagens cinzentos e outros dramas desse tipo, acredito que por er jogado mundo das trevas demais acabei esgotando minha paciência com isso. Tenho buscado ideais heróicos e maniqueismo em minhas aventuras e personagens.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Youkai X em 04 Jul 2011, 14:16

Já eu prefiro que tanto o cinzento quanto moralidades extremas (ou moralidades "amorais" e alienígenas) existam em um mesmo cenário e possam se chocar. Não que eu tenha implantado com sucesso realmente, mas seria por ai que eu gostaria XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Russel em 05 Jul 2011, 11:19

Youkai X escreveu:Já eu prefiro que tanto o cinzento quanto moralidades extremas (ou moralidades "amorais" e alienígenas) existam em um mesmo cenário e possam se chocar.


tormenta tentou fazer isso com os minotauros e olha no que deu XD
Editado pela última vez por Russel em 05 Jul 2011, 11:55, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor oculto em 05 Jul 2011, 11:26

Russel escreveu:tormenta tentou fazer isso com os minotauros e olha no que deu XD

Certo(?)

[/troll] XD
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Jul 2011, 11:29

[troll]Entre a comunidade S/M, os minotauros viraram a raça de escolha.[/troll]
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

Mensagempor Youkai X em 05 Jul 2011, 21:53

Russel escreveu:
Youkai X escreveu:Já eu prefiro que tanto o cinzento quanto moralidades extremas (ou moralidades "amorais" e alienígenas) existam em um mesmo cenário e possam se chocar.


tormenta tentou fazer isso com os minotauros e olha no que deu XD


O problema de Tormenta e os minotauros é que ainda usam o sistema maniqueísta de alinhamentos, que tornam eles um fato e que certas atitudes inevitavelmente são malignas/bondosas/afins. Mas em um mundo em que não há alinhamentos restritivos ou sequer alinhamentos esse tipo de coisa desapareceria, e os minotauros seriam bem menos forçados (claro, ianda teria a questão forçada de um povo só de machos que precisam escravizar humanas ou meio-elfas)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron