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Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 03 Jul 2011, 22:34
por Armitage
No embalo do renascimento tolquienesco que está por vir ( novo rpg sai mês que vem; novo card game recém-lançado, e novo filme até o final do ano), pergunto:

Como seria uma aventura/campanha, na Terra Média, fiél aos tropes e convenções temáticas da obra original de Tolkien ? Em que difere da campanha/aventura típica de high fantasy dos rpgs ?

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 03 Jul 2011, 23:51
por Emil
O mestre precisa separar uma sessão inteira -- lá pela quarta ou quinta, quando o grupo ainda está começando, mas cujos integrantes já estão se acostumando uns com os outros -- para recitar e cantar. Sem encontros, sem batalhas, sem revelações importantes para o enredo. Apenas quatro ou cinco horas com o mestre cantando para os personagens.

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 00:06
por GoldGreatWyrm
Em outras notícias...

meu "Mais escuro que a escuridão" que fica rolando por aqui há anos parece seguir duas premissas básicas:

1 - sem encontros aleatórios. Cada NPC tem um BG, até o menestrel esqueleto de Hir Hursak.

2 - muito, MUITO tesouro. Sério, a lista de loot é imensa. Acho que é apropriado, já que todo mundo protagonistico da Terra Média tem itens mágicos ou obra-prima (cota de malha de mithril, espada curta que brilha quando orcs se aproximam e etc.0

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 00:32
por Elven Paladin
Dica: Senhor dos Anéis RPG, páginas 254-277 (edição portuguesa, em bom Devirnês).De qualquer forma, os elementos essenciais(tirados de Hobbit e Senhor dos Anéis:

1. Os personagens tem que ser heróis e isso tem que ser deixado completamente claro na criação e no começo do jogo. Se isso não for levado a sério pelo DM/Narrador e pelos jogadores, podem colocar as fichas no fogo e jogar outra coisa. O Senhor dos Anéis RPG tem duas páginas que tem que ser lidas e relidas por todo jogador (50-51).

2. A motivação dos personagens deve ser relativamente grandiosa (Aragorn voltaria a ser o Rei, Escudo-de-Carvalho queria retomar Erebor, Gandalf queria salvar tudo e todos) ou relativamente inocente (Merry e Pippin acompanharam a Comitiva porque eram bons amigos de Frodo e Sam. Sam queria conhecer os Elfos e servir Frodo. Bilbo queria relutantemente tesouros e aventura).

3. O objetivo do jogo deve ser claro e uma empreitada de grande porte deve ocorrer.

4. Senso de Passado. Os locais tem sua história e ela deve ser reconhecida (isso às vezes pode ser maçante se não for feito com cuidado - lembre-se, é um jogo de RPG, não um Livro).

5. Respeito à Autoridades. Respeito à Autoridades. Respeito à Autoridades. A rebeldia só deve ser tomada como "A Última Opção" e apenas quando a Autoridade não for mais justa - mas ela deve ser restaurada imediatamente.

Esse é o básico e o que julgo importante. Hiperdetalhismo linguístico, geográfico e mesmo botânico/faunístico mal servem em um livro, que o diga em um mesa de RPG.

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 01:06
por Armitage
Emil escreveu:O mestre precisa separar uma sessão inteira -- lá pela quarta ou quinta, quando o grupo ainda está começando, mas cujos integrantes já estão se acostumando uns com os outros -- para recitar e cantar. Sem encontros, sem batalhas, sem revelações importantes para o enredo. Apenas quatro ou cinco horas com o mestre cantando para os personagens.

XD

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 04:49
por Blackbird
Curtindo este tópico.
Já apareceram bons conselhos, e mesmo os vícios tolkenianos podem agradar alguém; então a sessão de recital e cantoria pode ter algum fã. Em algum lugar do mundo.

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 10:26
por Hermes
É isso mesmo que o Elven Paladin citou.

Engraçado é que estava conversando com amigos sobre isso ontem e depois de ler isso cheguei a conclusão que provavelmente odiaria jogar uma campanha de Senhor dos Aneis. O simples fato dos personagens serem brancos ou pretos, sem quase nenhuma possibilidade de tons de cinza no meio me irrita profundamente. Esse ideal heroico é uma coisa que eu tenho me afastado cada vez mais nas minhas aventuras.

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 13:59
por Elven Paladin
Já apareceram bons conselhos, e mesmo os vícios tolkenianos podem agradar alguém; então a sessão de recital e cantoria pode ter algum fã. Em algum lugar do mundo.


Toda vez que eu me lembro de Tom Bombadil e das capas lendárias dos Anos 60, eu não deixo de me surpreender porque Tolkien era adorado por Hippies (?!).

Engraçado é que estava conversando com amigos sobre isso ontem e depois de ler isso cheguei a conclusão que provavelmente odiaria jogar uma campanha de Senhor dos Aneis. O simples fato dos personagens serem brancos ou pretos, sem quase nenhuma possibilidade de tons de cinza no meio me irrita profundamente. Esse ideal heroico é uma coisa que eu tenho me afastado cada vez mais nas minhas aventuras.


Fazendo uma mea culpa, há espaço sim para "Personagens Cinzentos' em uma campanha de Senhor dos Anéis, e exemplos disso não faltam, como Boromir, o Regente de Gondor, Saruman (inicialmente) e especialmente Feanor e Túrim Turambar (esses dois são cinzentos até dizer chega). Contudo o ponto mais importante dos personagens cinzentos em qualquer obra de Tolkien é que em algum momento eles vão escolher um lado (geralmente nas portas da morte).

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 14:04
por Smaug
Hermes escreveu:É isso mesmo que o Elven Paladin citou.

Engraçado é que estava conversando com amigos sobre isso ontem e depois de ler isso cheguei a conclusão que provavelmente odiaria jogar uma campanha de Senhor dos Aneis. O simples fato dos personagens serem brancos ou pretos, sem quase nenhuma possibilidade de tons de cinza no meio me irrita profundamente. Esse ideal heroico é uma coisa que eu tenho me afastado cada vez mais nas minhas aventuras.


Eu já tenho tentado justamente o contrário, estou cansado de personagens cinzentos e outros dramas desse tipo, acredito que por er jogado mundo das trevas demais acabei esgotando minha paciência com isso. Tenho buscado ideais heróicos e maniqueismo em minhas aventuras e personagens.

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 04 Jul 2011, 14:16
por Youkai X
Já eu prefiro que tanto o cinzento quanto moralidades extremas (ou moralidades "amorais" e alienígenas) existam em um mesmo cenário e possam se chocar. Não que eu tenha implantado com sucesso realmente, mas seria por ai que eu gostaria XD

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 05 Jul 2011, 11:19
por Russel
Youkai X escreveu:Já eu prefiro que tanto o cinzento quanto moralidades extremas (ou moralidades "amorais" e alienígenas) existam em um mesmo cenário e possam se chocar.


tormenta tentou fazer isso com os minotauros e olha no que deu XD

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 05 Jul 2011, 11:26
por oculto
Russel escreveu:tormenta tentou fazer isso com os minotauros e olha no que deu XD

Certo(?)

[/troll] XD

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 05 Jul 2011, 11:29
por Lumine Miyavi
[troll]Entre a comunidade S/M, os minotauros viraram a raça de escolha.[/troll]

Re: Senhor dos Anéis: aventuras fiéis à obra

MensagemEnviado: 05 Jul 2011, 21:53
por Youkai X
Russel escreveu:
Youkai X escreveu:Já eu prefiro que tanto o cinzento quanto moralidades extremas (ou moralidades "amorais" e alienígenas) existam em um mesmo cenário e possam se chocar.


tormenta tentou fazer isso com os minotauros e olha no que deu XD


O problema de Tormenta e os minotauros é que ainda usam o sistema maniqueísta de alinhamentos, que tornam eles um fato e que certas atitudes inevitavelmente são malignas/bondosas/afins. Mas em um mundo em que não há alinhamentos restritivos ou sequer alinhamentos esse tipo de coisa desapareceria, e os minotauros seriam bem menos forçados (claro, ianda teria a questão forçada de um povo só de machos que precisam escravizar humanas ou meio-elfas)