Cutucando a onça com vara curta.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Gun_Hazard em 10 Jul 2011, 23:04

Recentemente um babaca idiota e puxa-saco-oficial de um monte de merdas por ai tinha feito o seguinte comentário via twitter:

"Deixa eu ver se entendi, a Spell tem 15 anos, e só quando expulsou os trolls é que efetivamente está produzindo alguma coisa?"


A grande questão é o cara que fez este comentário como expresso ali em cima é um babaca sem tamanhos um puxa-saco de carteirinha e agora que a Spell "antiga" entrou mainstream e a panelinha dele tá elogiando ele quis fazer meio que um elogio velado.

A uns tempos atrás eu estava conversando com o Kimble e o assunto era porque havíamos parado de acompanhar Blogs a grande questão era a culpa da superlotação de informação. Eu em grande parte deixei de acompanhá-los por causa das malditas panelas.

São um bando de idiotas que ficam se auto-promovendo e se auto-elogiando entre si. No começo podiam até ter algum tipo de qualidade, mas ela se perdeu no meio destes egos-inflamados, que passavam a elogiar até o cheiro do peido uns dos outros.

A grande questão é querendo ou não a Spell (Está aqui) é também uma panela, já tive meus desentendimentos com ela, já pensei em não mais participar e já fiquei muito tempo ausente, mas com todos os benefícios e malefícios daqui aprendi a respeitar o lugar em si e respeito muitos dos participantes.

Não pertenço a esta panela! Nunca tive esta pretensão. Na verdade sempre preferi ir a onde quero e se o lugar for bacana eu entro e me imponho, só se o lugar for uma grande merda sem nada de bom eu viro as costas e vou embora. Assim como eu não visto a camisa da Spell conheço pessoas que frequentam e frequentaram aqui que fizeram ou fazem o mesmo.

Mas em algum ponto a citação do babaca faz sentido, mesmo os 15 anos tendo sido apenas uma usurpação indevida (Vide que 15 anos era a idade dos idiotinhas com camisetas da Spell no RPGCON), a Spell (Esta aqui) não fazia questão de produzir nada para fora de suas paredes. E ainda gostavam de se auto-gabar do titulo de Trolls-do-rpg-na-internet e de serem odiados.

Mas até que ponto?

Será que os participantes daqui estão felizes em serem só uma panelinha como as outras panelas medíocres da internet e rpg afora, ou vocês querem mais?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor louc0 em 10 Jul 2011, 23:20

Eu, pessoalmente, estou feliz com a nossa panelinha (apesar de discordar da mediocridade desta).
Tem usuários que tem projetos maiores, outros que gostam de dar pitaco nos projetos dos outros, e é isso mais ou menos que torna a Spell o que é.

Enfim, tá aí o Madruga, Emil, Yuka (e mais um pessoal) com as várias idéias pro Terras Sagradas e o E8. O phiel encabeçando (ui) o S2, o Odinha com o Dinastias. Projetos tem sim, mas só não sei se tem a pretensão maior de serem publicados. E nem sei se precisa.

Não acho que a Spell tenha essa necessidade de ser vista e exibida. Eu me contento com um espaço pra trocar idéias e discuti-las. E acredito que estamos bem servidos, nesse ponto.

Só diria que não cabe ficar chamando os outros de babaca. Só porque o Nume não sendo usuário do fórum, e fica falando besteira no twitter, não quer dizer que devemos trata-lo com desrespeito. Pouco me importa o que pensam daqui as "figurinhas" do RPG nacional.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor NeverSleep em 11 Jul 2011, 00:37

Desculpe-me perguntar, mas a outra Spell está produzindo o quê?

Só pra me manter atualizado.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Jul 2011, 01:46

Um cenário chamado "Ohmtar", que, pelo pouco que tivemos acesso, é de 4E e parece desrespeitar muita coisa da GSL.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Kear em 11 Jul 2011, 02:00

4E? Mas a AllefRPG não era um lugar oldschool e tradicional que queria resgatar a gloriosa época da interpetação?
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Jul 2011, 03:26

O que mais me impressiona nem é isso. É que tinham vários cenários prontos (Terras Sagradas é o exemplo máximo) e eles saíram correndo atrás de um novo, que nenhum membro nunca tinha ouvido falar para divulgar por aí.

Quero é ver se esse cenário vai vingar de algum jeito.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Russel em 11 Jul 2011, 07:26

a grande pergunta é: alguém se importa com a opinião do Nume ?
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Elven Paladin em 11 Jul 2011, 07:38

A grande questão é o cara que fez este comentário como expresso ali em cima é um babaca sem tamanhos um puxa-saco de carteirinha e agora que a Spell "antiga" entrou mainstream e a panelinha dele tá elogiando ele quis fazer meio que um elogio velado.

A uns tempos atrás eu estava conversando com o Kimble e o assunto era porque havíamos parado de acompanhar Blogs a grande questão era a culpa da superlotação de informação. Eu em grande parte deixei de acompanhá-los por causa das malditas panelas.

São um bando de idiotas que ficam se auto-promovendo e se auto-elogiando entre si. No começo podiam até ter algum tipo de qualidade, mas ela se perdeu no meio destes egos-inflamados, que passavam a elogiar até o cheiro do peido uns dos outros.

A grande questão é querendo ou não a Spell (Está aqui) é também uma panela, já tive meus desentendimentos com ela, já pensei em não mais participar e já fiquei muito tempo ausente, mas com todos os benefícios e malefícios daqui aprendi a respeitar o lugar em si e respeito muitos dos participantes.

Não pertenço a esta panela! Nunca tive esta pretensão. Na verdade sempre preferi ir a onde quero e se o lugar for bacana eu entro e me imponho, só se o lugar for uma grande merda sem nada de bom eu viro as costas e vou embora. Assim como eu não visto a camisa da Spell conheço pessoas que frequentam e frequentaram aqui que fizeram ou fazem o mesmo.
Mas até que ponto?

Será que os participantes daqui estão felizes em serem só uma panelinha como as outras panelas medíocres da internet e rpg afora, ou vocês querem mais?


Eu até hoje não faço idéia do que essa suposta "Panelinha da Spell" visto que a única coisa realmente em comum aqui é o fato dos usuários postarem aqui. Para cada suposta generalização (Por exemplo, muita gente aqui gosta de D&D 4e) existem aqueles mostram que essa generalização é dúbia (Silva e Vincer, por exemplo, são tão simpáticos à D&D quanto eu gosto de mangás shonen) e as vezes falsa (muita gente aqui sequer leu ou jogou D&D 4e). E a suposta "Identidade Troll Odiada" é ahn, boba. Diversos users daqui postam regularmente em outros fóruns e não causam problema algum, e sem contar que é uma camarilha restrita os que gostam dessa atitude (eu sou um deles, mas não passa de 10 os que eu listaria nesse estilo).

Além disso, dane-se a categorização de grupinhos e panelas. Ninguém aqui é responsável pela atitude de outrém e cada um deve responder apenas por aquilo que lhe cabe, não pelo que X, Y e Z que tem algo em comum com ele fizeram.

E quanto a citação do Nume, well, a resposta é simples: Quem aqui tem pretensões editoriais ou de reconhecimento externo? Se alguém tem, que responda a ele. Até onde eu saiba, estou em um fórum de discussões sobre RPG e besteiróis similares, não uma pretensa editora ou um blog que quer atenção.

4E? Mas a AllefRPG não era um lugar oldschool e tradicional que queria resgatar a gloriosa época da interpetação?

...

Um cenário chamado "Ohmtar", que, pelo pouco que tivemos acesso, é de 4E e parece desrespeitar muita coisa da GSL.


Apenas por precaução, eu não consigo ver Ohmtar como "Cenário da Spell". O cenário é do Otherwise e de outros autores, até onde eu saiba nenhum deles tem um elo mais forte com a Spell do que "Usuários". E mesmo que tenham elos, eu prefiro esperar para julgar o cenário pelo que ele é, não por ser indicado, apoiado ou divulgado na SpellRPG.

a grande pergunta é: alguém se importa com a opinião do Nume ?


Parece que sim, afinal, o tópico foi criado devido a uma mensagem dele.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor arghsupremo em 11 Jul 2011, 08:38

Logo que o Nume postou isso no twitter, já comentaram no chat.

O assunto acabou até "matando o chat" como falamos quando o assunto morre.

A Spell é um lugar para o pessoal se reunir, trocar informações, discutir projetos pessoais, etc...

Projetos como Terras Sagradas, S2, Dinastias são projetos dos seus responsáveis. Não é da Spell. Eu posso ir lá e ajudar na discussão, mas não tenho palavra final. Por isso é besta essa história de que a Spell não produz nada, essa nunca foi a intenção. Acho que grande parte do pessoal compartilha com essa minha visão.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Gun_Hazard em 11 Jul 2011, 10:03

do que eu falava da panelinha Spell o Elven Paladin não entendeu bem, mas ai a culpa é minha mesmo que não expliquei direito...

A Spell melhorou uns 80% neste sentido, os usuários amadureceram mais, mas já ouve época em que a impressão que dava é que o lance da Spell era realmente QUERER ser a ovelha negra no sentido de "Tudo que está fora não presta e se somos odiados por eles é porque somos cool", em partes há verdade nisso pois como disse eu mesmo parei de acompanhar blogs pela suas repetições e por inacreditável queda das qualidades de publicações.

Eu sei que a Spell tem sim seus projetos como o S2, o E8, Terra Sagradas e etc, e sei a grande maioria deles se justifica apenas pelo prazer da criação e não para atrair holofotes.

Mas não há como negar que houve uma época que a Spell era muito hostil a tudo que era de fora da sua panela, como disse isso melhorou, faz muitíssimo tempo que não vejo nada disso, mas conheço pessoas bem bacanas e com muito a oferecer que deixaram aqui por este tipo de atitude, o que a meu ver é uma pena sim..

A Cutucada na onça é no sentido de que há poucos locais interessantes para se ter um conversa com conteúdo sobre RPG.

Aqui é um deles.

E eu queria saber se há o interesse de expandir, de abrir as fronteiras, procurar parcerias com pessoas que tenham algo a oferecer, onde todos os lados possam se beneficiar e etc.

Um dos pontos que não acompanhei até o fim pois a discussão ficou muito arrastada, longa e chata foi a questão da mudança do nome. Qual foi o resultado? Mudar? Brigar pelo nome? ou simplesmente ficar no marasmo deixando a coisa correr como tá?

SPOILER: EXIBIR
A questão do babaca que eu xingo de babaca é devido a uma discussão pessoal mesmo, isso é o mais amável que posso ser com ele...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Agnelo em 11 Jul 2011, 10:08

A única obrigação dos usuários aqui (e em qualquer outro fórum) é respeitar as regras, enquanto ninguém tiver a ideia de jerico de obrigar os usuários a publicarem material isso é algo que alguém aqui pode querer fazer, e nesse caso terá suporte da equipe seja com um subfórum, seja com divulgação.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Jul 2011, 10:18

E eu queria saber se há o interesse de expandir, de abrir as fronteiras, procurar parcerias com pessoas que tenham algo a oferecer, onde todos os lados possam se beneficiar e etc.


Se puder definir um pouco melhor o que tem em mente, acho que a gente poderia te dar uma resposta mais específica.

Mas basicamente funciona como sempre funcionou: se alguém tem uma ideia ou proposta interessante é só abrir pro pessoal aqui e a gente conversa sobre isso.

No mais, acho que as outras respostas aqui do tópico já definiram perfeitamente nossas prioridades e o foco principal da Spell, que é ser uma área livre pra trocarmos ideias com pessoal de opiniões e gostos parecidos (ou não). Os projetos que surgem são iniciativas individuais que cada um faz por prazer ou motivação própria.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Iuri em 11 Jul 2011, 10:36

E eu queria saber se há o interesse de expandir, de abrir as fronteiras, procurar parcerias com pessoas que tenham algo a oferecer, onde todos os lados possam se beneficiar e etc.

Acho que com isso a questão levantada é se o pessoal daqui não pensa em ter mais visibilidade. Tipo banners em outros portais e/ou blogs.
Eu sei que "aparecer" não é nem de perto o foco da Spell. A única vantagem da maior visibilidade é atrair mais visitantes, e eu consigo ver alguns pontos a favor nisso. Mais gente visitando aumenta a chance de alguem que não conhecia a Spell acabar gostando do ambiente e se registrar (convenhamos, o numero de usuários novos caiu bastante desde a cisão com a AllefRPG), e isso pode agregar mais opiniões nas discussões, mais feedback para o pessoal que tem projetos pessoais sendo desenvolvidos aqui, mais gente para jogar as mesas online, ou as máfias, do pessoal que as divulga por aqui... enfim, sem membros uma comunidade não vive. Não há nada de errado com os membros atuais, mas sou da opinião de que quanto mais, melhor.
Não sei se era essa a dúvida do Gun, mas é uma dúvida que eu mesmo tinha a um tempo... esperava levantá-la depois que fosse feita a reformulação da identidade visual do fórum, mas já que ele puxou o assunto...

GUN: O novo nome decidido para o fórum é SPELL. Pouca diferença para o atual SpellRPG, mas já é diferente.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor cigano em 11 Jul 2011, 11:18

Eu tenho uma visão muito parecida com a do Gun. Teve sim um tempo em que a Spell era arisca sem necessidade, e se fechava numa bolha com grossas camadas trolhescas, mas tenho que dar o braço a torcer que muita gente aqui que antes tinha esse comportamente e/ou estava nessa "panela", evoluiu consideravelmente.

Sinceramente a Spell sempre foi um conceito pra mim. É um exemplo de como você pode se tornar uma pessoa critica, e melhor obviamente. Parece papo de paga-pau mas não é. Já tive muitas decepções aqui, muitas ideias que achei serem fodas e me mostraram que eram pobres. Já tomei alguns tapas na cara sobre certas opniões que eu tinha e vi que eram no minimo discutiveis. Enfim, a Spell não existe como um grupo, existe como um filosofia. É bem o que o Madruga falou no manifesto dele, por mais que tenha sido de certa forma uma gozação. Aqui agente encontra de tudo, e se tu não tem peito pra entender que nem tudo que tu imagina é verdade, e que TUDO pode ser contestado, então tu não tá preparado pra esse lugar. Claro, existe ainda um bom caminho a percorrer ate agente não ser completamente agressivo com quem não conhece o territorio aqui, mas o que fazer? É o preço que se paga pra ter a tira colo o melhor grupo de discussão que existe pela net.

Eu vejo a Spell como o Sheldon, sabemos muito sobre muita coisa, mas sem tato algum!

XD

E cara, se quiser eu te faço uma previsão do que vai acontecer. Allef e cia vão criar um cenário bacaninha, afinal é RPG, e RPG é legal, se tu quiser tu se diverte com qualquer coisa. Mas ele vai ser cheio de buracos, porque ninguem lá vai contestar os erros que vão inevitavelmente aparecer, e vão preferir ficar elogiando a criticar. Dae eles vão provavelmente criar varias parcerias, espalhar que a Spell tem um cenário oficial, e tudo o mais que o Allef sempre fazia, isso tudo claro por medo de acabar percebendo que fez a maior merda da vida dele quando fez o que fez nas guerras das infinitas Spells. Dae ele provavelmente vai perceber (espero eu) que o cenário dele vai ter o mesmo caminho que 99,99% dos cenários de RPG criados ate hoje: Lugar algum. Se não ele consegue publicar isso (o que acho improvavel) e acaba falindo!

E do outro lado da internete, nos vamos continuar seguindo nossas vidas, colocando a prova o que criamos aqui sem pretensões maiores do que se divertir e fazer algo bom, mesmo que apreciado por poucos.

Mas quem sabe eu não ganhe na sena e monte a minha editora? Dae prometo que publico o que vocês quiserem! :haha:

Iuri escreveu:GUN: O novo nome decidido para o fórum é SPELL. Pouca diferença para o atual SpellRPG, mas já é diferente.


E é o que é! Não vi muita necessidade de se discutir um novo nome (as vezes acho que tem discussão demais aqui pra se descobrir o óbivo! :P), sempre fomos Spell, nada mais, alcunhas vieram e virão, mas sempre vamos ser Spell!

E agora eu deixo aqui uma critica meio velada. Eu tenho visto muita pouca discussão. Talvez seja eu, mas tenho a impressão que a maioria das coisas é discutida fora do fórum, chat, msn, facebook, e toda a sorte tecnolôgica que surge. Ou talvez os mais velhos estejam com preguiça de discutir as mesmas coisas. Mas sei lá, as vezes parece que o fórum ficou meio esquecido, e que algumas coisas não merecem mais atenção.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Cutucando a onça com vara curta.

Mensagempor Smaug em 11 Jul 2011, 11:29

E agora eu deixo aqui uma critica meio velada. Eu tenho visto muita pouca discussão. Talvez seja eu, mas tenho a impressão que a maioria das coisas é discutida fora do fórum, chat, msn, facebook, e toda a sorte tecnolôgica que surge. Ou talvez os mais velhos estejam com preguiça de discutir as mesmas coisas. Mas sei lá, as vezes parece que o fórum ficou meio esquecido, e que algumas coisas não merecem mais atenção.

Na verdade, a spell sempre teve esses picos de discussão e tempos de vacas-magras. Normalmente o que motiva as discussões são assuntos que gerem alguma polêmica ou pelo menos dois lados muito contrários (vide a discussão entre o Eltor e o Akimeru no tópico de promoções do steam), como não se tem mais lançamentos de rpg que realmente tragam algo novo (WoD acabou, GURPS ninguém joga, M&M tem pouco o que se discutir, D&D 4e e Essentials já não trazem mais surpresas, tormenta... bem, é tormenta) a coisa parece ter esfriado. Mas uma hora a roda gira e um assunto surge e faz todo mundo suar o teclado de novo.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron