Falta de Idéias nos piores momentos

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor guca0 em 11 Jul 2011, 21:33

E aí, oque vocês fazem quando os jogadores destruíram o plot, e fica você está sem idéias?
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Cebolituz em 11 Jul 2011, 21:38

Uma batalha aleatória qualquer. Geralmente acaba criando algum gancho para a continuação da aventura. Depois anotava algumas idéias para seguir nas próximas mesas.

Sim, faz tempo que deixei de ser um mestre empenhado (quando eu mestrava).
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Iuri em 11 Jul 2011, 21:42

Faz com que os atos que levaram seu plot a destruição tenham as piores consequencias possíveis, fazendo o grupo ter que fugir, criando assim uma aventura simples de perseguição, onde tu pode botar ganchos para quests que eles possam fazer para tudo voltar ao normal, mas apenas na semana seguinte, para você ter tempo de preparar as novas dungeons?

Acho legal, nestes momentos em que o grupo de surpreende, você fazer algo para se surpreender também. Fazer algum NPC aliado revelar intenções perversas e trair o grupo, algo nessa linha (aliás, NPCs que possam provocar plot twists são sempre bom estar em jogo para serem "ativados" nessas horas).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Deicide em 11 Jul 2011, 22:19

Bom, em geral ao criar NPCs ou planejar o cenário, eu já anoto um monte de possíveis tramas (desejos e personalidade de NPCs, história geral da área e a cultura local, etc.). Então, se o plano "A" falha, eu costumo levar o jogo às consequencias naturais dos acontecimentos: um sub-vilão pode ganhar um "upgrade", um evento inesperado pode levar a uma nova trama, etc. Como gosto de tramas "contínuas", não é tão difícil.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor banned_guardian em 11 Jul 2011, 22:39

Deicide: Dê exemplos mais abertos. Eu vou gostar de ler eles.
Valeu. =)
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 11 Jul 2011, 23:06

Eu costumo não elaborar algo detalhado pra aventuro e sim linhas de plot, o que eu faço com elas é ter planos reservas e usá-los de acordo com a necessidade.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Deicide em 11 Jul 2011, 23:36

banned_guardian escreveu:Deicide: Dê exemplos mais abertos. Eu vou gostar de ler eles.
Valeu. =)


Bom, eu planejo minhas histórias de uma maneira bem aperta, não pensando em "cena A -> cena B -> cena C". Ao invés disso, costumo fazer: "o plano do vilão é assim: evento A -> evento B -> evento C". A diferença da cena pro evento é que a cena você imagina o que os personagens jogadores vão fazer, mas o evento é só o plano "puro" do vilão, como ele planejou tudo SEM a interferência dos jogadores.

Jogadores perdem o gancho? O plano segue conforme esperado e os eventos vão ficando cada vez mais difíceis de ignorar.

Personagens fazem merda? Consequências negativas pra eles, mas o plano funciona, e o vilão se prepara para intervenções futuras dos personagens.

Os personagens atrapalharam o plano? O vilão improvisa um novo e tenta voltar pros trilhos.

O plano foi totalmente frustrado? Vilão planeja vingança ou uma forma de reconstruir sua base de poder.

Oh, não! O vilão foi morto? O segundo-em-comando, um rival do vilão ou mesmo um aliado traiçoeiro dos personagens reformula o plano à sua maneira e retoma as coisas, desta vez já se preparando para intervenções dos personagens.

-----------------------

Outra possibilidade é lançar ganchos em toda a parte, mesmo que não pretenda usá-los. Vá lançando ganchos por aí e anotando-os. Ficou sem ideia? Um desses ganchos, já apresentado há tempos aos jogadores, dá frutos e se torna uma trama. E você ainda pode posar de esperto e dizer "eu planejei tudo isso".

Exemplo: aquele mago que os personagens foram procurar para buscar informações pode estar interessado em decifrar uma fórmula mágica. Coloque isso no diálogo dele, faça-o comentar e tal. Dê pistas no laboratório dele que há uma pesquisa sendo feita. Os jogadores continuam com a busca deles, normal. Meses depois ficou sem ideias? O mago acaba encontrando a fórmula mágica, mas ela dá errado e o mago vira uma espécie de aberração ensandecida. Gancho instantâneo!

Então, eu sempre aconselho a ir plantando ideias por aí. Cada NPC que for criar, tente dar a ele alguma peculiaridade. Coisas simples, como o nobre mulherengo, podem gerar ganchos futuros (ele é sequestrado ao cair nos encantos de uma vilã, ou seduzido e se casa com ela, e ela usa a influência dele para ganhar poder e vantagens).

-----------------------

Por fim, sugiro reciclar ideias. A história não saiu como você queria? "Aquela" cena que você queria não rolou? Reaproveite numa nova história. Se os jogadores não viram da primeira vez, então não saberão que é uma ideia reciclada. :victory:
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Hermes em 12 Jul 2011, 07:14

Hoje em dia eu abandonei a noção de criar aventuras ou um plot que os jogadores devem seguir. Em 90% dos casos os jogadores desviam dessa idéia e surgem com algo totalmente diferente. Tentar leva-los de volta ao plot original é meio forçado na minha cabeça.

O que eu faço atualmente é criar uma timeline de eventos que vão acontecer no contexto dessa aventura. Se os jogadores interferirem aqueles eventos podem mudar, do contrário eles seguem a timeline. Isso me dá uma base de como a história vai se desenrolar e cria nos jogadores a sensação de que o mundo está vivo e não reagindo as ações deles. Além disso eu crio os NPCs que estão envolvidos na timeline e os possíveis inimigos que eles podem combater. O resto é criado na hora de acordo com os rumos que a aventura tomar. As vezes eu crio um ou outro puzzle que requerer mais preparação, porém no geral este sistema tem me servido bem.
Avatar do usuário
Hermes
 
Mensagens: 198
Registrado em: 05 Dez 2007, 13:13

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Gun_Hazard em 12 Jul 2011, 08:55

Comigo todas as vezes que dei poder de decisão pros jogadores eles se perderam.

Todas as vezes que deixei alguma coisa "no ar", insinuado, em aberto para eles se interessarem e irem atrás... Eles ignoraram e ficaram batendo contra a parede em vez de abrir a porta.

Então quando isso começa a acontecer eu uso a estratégia "aventura pronta" misturado com a "estratégia Cyberpunk".

As boas Aventuras prontas já tem uma sequencia pré-determinada e quase nada realmente depende do poder de decisão ou percepção do jogador, um evento leva ao outro A > B.

A "Estratégia Cyberpunk" é a seguinte: "O Mundo é como uma rua movimentada se ficar parado nela um carro te atropela.", "Se o jogador ficar parrado esperando as coias acontecerem elas irão pegá-lo desprevenido, isso força o jogador a estar sempre em movimento observando tudo que ocorre e prevenido para estas situações".

Juntando as duas "A > B". Se jogador não vai de "A" para "B"... O "B" acontece com ele quando ele menos espera.

Por exemplo os jogadores chegam em uma cidade e ouvem boatos de assassinatos nas ruas nas noites de chuva. O que se espera de qualquer aventureiro/personagem que se prese? Que ele vá investigar... Mas se o jogador prefere ficar na taverna bebendo e reclamando que a aventura tá parada e que o MESTRE não faz nada. mesmo o gancho estando ali na fuça dele, faça ele perder a noção do tempo e voltar prá hospedaria debaixo de uma chuva forte e por coincidência se pego pelo assassino enquanto ele está desequipado e bêbado, Se ele não conseguir fugir e o personagem morrer? Azar o dele, dá próxima vez ele que vá atrás da aventura em vez de esperar a aventura pegar ele desprevenido.

Se os jogadores tem que investigar o comentário sobre um Dragão que está exigindo sacrifícios de jovens virgens em uma vila remota. E eles estão cagando para isso, Faça aparecer um nobre da vila solicitando ajuda expressa em troca de recompensa. Se nem assim eles colaborarem faça com que algum parente deles seja capturado e seja o próximo da lista a ser sacrificado, ou se forem presos a condição de libertação seja que deem um jeito no dragão se mesmo assim eles ainda não quiserem ir de jeito nenhum. Faça o Dragão ser 3 vezes mais forte do que o original e faça ele atacar o grupo sem motivo algum e matar o grupo inteiro. Pronto Fim dos problemas.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Russel em 12 Jul 2011, 09:10

eu improviso

estranhamente, minhas aventuras improvisadas saem melhor que as preparadas com antecedência :hum:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Skar em 12 Jul 2011, 11:51

eu improviso

estranhamente, minhas aventuras improvisadas saem melhor que as preparadas com antecedência


Eu tbm. Embora eu planeje mais ou menos o tema central da aventura a maior pare sai na improvisação. Sempre que eu fico planejando muito eu acabo caindo no problema do Gun
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor joao-aragorn em 12 Jul 2011, 12:18

Eu só preparo noções gerais como alguns citaram, e a maior parte das vezes improviso muito. E sempre funciona melhor do que montar uma aventura quadradinha, bizarramente.
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Deicide em 12 Jul 2011, 18:38

Gun_Hazard escreveu:Se os jogadores tem que investigar o comentário sobre um Dragão que está exigindo sacrifícios de jovens virgens em uma vila remota. E eles estão cagando para isso, Faça aparecer um nobre da vila solicitando ajuda expressa em troca de recompensa. Se nem assim eles colaborarem faça com que algum parente deles seja capturado e seja o próximo da lista a ser sacrificado, ou se forem presos a condição de libertação seja que deem um jeito no dragão se mesmo assim eles ainda não quiserem ir de jeito nenhum. Faça o Dragão ser 3 vezes mais forte do que o original e faça ele atacar o grupo sem motivo algum e matar o grupo inteiro. Pronto Fim dos problemas.


hehehe, eu normalmente resolvo isso perguntando na criação de personagens: "o que você quer de seu personagem?". Aí eu coloco um gancho para isso na história. Em geral, funciona.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor Gun_Hazard em 12 Jul 2011, 20:36

Já tentei essa abordagem Deicide e por incrivel que pareça, não funcionou.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Falta de Idéias nos piores momentos

Mensagempor guca0 em 12 Jul 2011, 22:53

Eu percebi uma coisa, vocês se esforçam muito mais que eu.

Nem NPCs eu preparo.
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron