Pensamentos do dia: Re-Skinning

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor oculto em 13 Jul 2011, 07:58

Nunca fui um adepto regular de reskinning (na verdade só conheci esse termo com esse tópico aqui). Aqui e acolá eu surpreendia meus jogadores nas sessões com algumas descrições incomuns, mas nada muito elaborado.

Há cerca de duas semanas mestrei uma sessão de pathfinder, um grupo tentando recuperar o controle sobre um imenso navio spelljammer. A primeira sessão foi bem direta, com encontros e diálogos "padrão", nada mais. Foi legal e divertido, teve um clima de "Alone in the Dark" que não era pretendido, mas faltou um tempeiro. Algo que, depois de quase duas décadas de jogo, tenha que deixar de ser opcional.

Comecei a elaborar a próxima sessão que espero poder jogar neste final de semana. Separei três páginas do caderno (sim, gosto de escrever os detalhes de uma aventura à mão) só para escrever descrições de efeito bastante incomuns, baseadas nas fichas dos monstros e poderes dos personagens. Provavelmente vai tomar um precioso tempo da aventura, mas creio que será um tempo bem gasto.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Hermes em 14 Jul 2011, 16:25

Iuri escreveu:Hermes, qual a vantagem que você vê em construir uma ficha desde o zero, em relação ao re-skin? E porque achas que é mais fácil?


Bem, acho que principal vantagem é exatamente apresentar uma idéia inovadora. Quando você transforma um Kobold que arremessa lanças envenenadas em um dinossauro que cospe veneno a distância eles são a mesma coisa, apenas com uma roupagem diferente. Quando você cria algo completamente novo você se beneficia de ter um elemento realmente inovador.

Eu posso ter colocado errado que é mais fácil criar algo novo. Pelo contrário, é muito mais difícil. Porém eu creio que tem resultados mais interessantes.

Eu aceito a idéia de ter um re-skin para coisas que são iguais e apenas a roupagem muda. Isso é aceitável, o que eu não gosto é a forma como ele é normalmente aplicado, como uma mecânica parar tirar o balanço dos jogadores evitando o meta-game. Para fazer com que os jogadores vejam um troll que está sendo vendido como um Llort apenas para que eles não saibam suas forças e fraquezas.

Fazer re-skin para reutilizar alguma mecânica sob uma roupagem diferente tal qual o exemplo do Samurai feito pelo Virtual Adept é plenamente aceitavel para mim. O problema é que a grande maioria das pessoas que eu vejo usando re-skin (e o espírito que eu senti no texto apresentado) é sob a forma de apresentar o mesmo monstro aos jogadores de forma que eles percam os referenciais e não saibam o que ele é. Esse tipo de uso do re-skin para mim é uma técnica barata.
Avatar do usuário
Hermes
 
Mensagens: 198
Registrado em: 05 Dez 2007, 13:13

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor cigano em 14 Jul 2011, 18:56

Hermes escreveu:Fazer re-skin para reutilizar alguma mecânica sob uma roupagem diferente tal qual o exemplo do Samurai feito pelo Virtual Adept é plenamente aceitavel para mim. O problema é que a grande maioria das pessoas que eu vejo usando re-skin (e o espírito que eu senti no texto apresentado) é sob a forma de apresentar o mesmo monstro aos jogadores de forma que eles percam os referenciais e não saibam o que ele é. Esse tipo de uso do re-skin para mim é uma técnica barata.


Na verdade isso é tão bobo que duvido que alguém, com um minimo de inteligencia, faça. É como se o Mestre acordasse e pensasse: - "Hoje vou sacanear meus players vou pegar um monstro que eles conhecem e fazer re-skin só pra trolhar eles!". Sinceramente isso não é tecnica barata é um mestre idiota mesmo!

Como tu disse isso tem um lado muito bacana que é justamente o de pegar algo que tu quer (um samurai) e usar o que tu tem (um barbaro) só mudando nomes e ideias. Acho que justamente por esse ponto ele se torna uma ferramente completamente inovadora, pra que comprar um livro novo, ou invetar novas regras se tu pode usar algo que sabe que funciona? Acho muito mais interessante.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Russel em 14 Jul 2011, 19:51

bom. não sei se isso pode ser considerado re-skin, mas eu tenho um mestre que costuma mudar as fichas dos monstros

ex: uma vez ele usou um remorhaz como uma criatura do fogo.

eu tanbem costumo fazer isso de vez em quando, mas não para trollar os jogadores e sim por que eu gosto de dar uma roupagem diferente para as criaturas algumas vezes.

tem horas que eu olho pra ficha de um monstro e penso: "esse bicho pode ficar mais legal de outro jeito"
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Eltor Macnol em 14 Jul 2011, 20:20

Hermes, acho que o re-skinning é uma técnica barata sim, e... essa é justamente a vantagem dela! :aham:

Por "barata", leia-se "exige pouco tempo e esforço pra colocar uma ideia legal em jogo, ao invés de criar uma nova totalmente do zero e se preocupar se ela vai estar equilibrada com o sistema ou não".

Claro que criar algo novo te dá bem mais liberdade, mas a adaptação de algo já existente também é uma ferramenta beeeem útil.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Iuri em 14 Jul 2011, 20:39

Como assim um kobold arremessador e um dinossauro cuspidor de acido são a mesma coisa? Funcionam da mesma forma mecanicamente, mas vai dar um ar completamente novo para o encontro.

Criar algo novo, completamente inédito, é praticamente impossível depois de algumas criações. A variedade de poderes atuais é bem grandinha...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor DracoDruida em 14 Jul 2011, 22:28

Exatamente isso que falaram acima. Reskin permite a aplicação de novas idéias sem dar trabalho de regras. Se a ficha do kobold lanceiro representa satisfatoriamente o tal dinossauro e seu cuspe de ácido, oras, por que não? Nem sempre queremos regras novas e especiais para aquele monstro em questão, apenas criar criaturas que se adaptem à proposta da aventura, aí o reskin poupa muito trabalho!
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor cigano em 14 Jul 2011, 22:44

DracoDruida escreveu:Exatamente isso que falaram acima. Reskin permite a aplicação de novas idéias sem dar trabalho de regras. Se a ficha do kobold lanceiro representa satisfatoriamente o tal dinossauro e seu cuspe de ácido, oras, por que não? Nem sempre queremos regras novas e especiais para aquele monstro em questão, apenas criar criaturas que se adaptem à proposta da aventura, aí o reskin poupa muito trabalho!


Outro ponto é que quando criei o Smurf-saci-beholder, eu confesso que tinha algo diferente na cabeça, mas o bacana é que enquanto eu adaptava, as ideias fluiram muito melhor e fiquei muito mais satisfeito com o que surgiu. As vezes é mais interessante você ter algum material pronto e restrito pra trabalhar do que ter todo o leque de opções possíveis.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Torneco em 15 Jul 2011, 16:49

Eu só acho importante dar aos jogadores a possibilidade de identificarem algumas características do bicho, como usar tos testes de conhecimento no D&D por exemplo.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Youkai X em 21 Jul 2011, 00:32

Re-skinning virou a panacéia dos RPGs e de D&D 4e XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jul 2011, 12:43

Reskin só permite você mudar o visual, ué. Se tu quiser fazer algo realmente que não esteja lá (como por exemplo, criar monstros pinguins que explodem quando arremessados), tu mesmo tem que fazer.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Youkai X em 21 Jul 2011, 13:01

Lumine Miyavi escreveu:Reskin só permite você mudar o visual, ué. Se tu quiser fazer algo realmente que não esteja lá (como por exemplo, criar monstros pinguins que explodem quando arremessados), tu mesmo tem que fazer.


^This. Claro, que fazer alterações na própria ficha e depois dar reskin é posível, mas tem vezes que só criando do zero um personagem/monstro é que fica satisfatório.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Agnelo em 21 Jul 2011, 13:10

Isso não diminui em nada a utilidade de Re-skin, só mostra um lugar onde ele não se aplica.

É como dizer que mulheres não são úteis porque existe bacon.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Madrüga em 21 Jul 2011, 14:43

Mas aí você teria que fazer sexo com bacons ou ser canibal.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Pensamentos do dia: Re-Skinning

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jul 2011, 16:12

Ou ambos, ao mesmo tempo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron