Atualmente no grupo que eu jogo estamos tendo um debate interessante que eu gostaria de trazer para cá.
O debate surgiu depois de uma série de aventuras muito pesadas que eu mestrei e que resultaram em diversos revezes para os jogadores, tendo como resultado várias perdas de recursos. Um dos jogadores se mostrou incrivelmente chateado com a perda destes recursos e explanou que ele não gosta de jogar RPG para sentir que ele está sendo derrotado.
Posteriormente este mesmo jogador começou a mestrar em nossa mesa e eu tive a sensação exatamente oposta, de que o jogo não estava apresentando qualquer desafio. Que estavamos sendo conduzidos através de uma história e que no final o resultado seria uma vitória nossa quase que em qualquer situação.
Creio que neste cenário estão apresentados os dois extremos. De um lado tudo muito fácil, de outro extremamente difícil e perigoso. Porém hoje eu tenho tendido a achar que RPG, tal quanto em qualquer outro jogo, deve ser um desafio. Deve haver a possibilidade real da falha por parte dos aventureiros, e preferencialmente essa possibilidade deve se traduzir em uma certeza em caso de inação ou erros grosseiros. Vejo inumeras aventuras em que os jogadores são conduzidos por uma trama mesmo que eles não entendam o que está acontecendo e que essa falta de clareza pouco importa, o que importa é que o roteiro siga e o resultado pretendido pelo mestre seja alcançado.
Eu imagino que seja importante aos jogadores ter a opção de acertar e falhar e que essas escolhas tenham consequências dentro do jogo. Prefiro ver que o vilão escapou porque eu não entendi o que ele estava fazendo do que vence-lo e captura-lo/mata-lo apenas porque seria o ideal para a história.
Me lembro que alguem uma vez falou para mim que mesmo que os heróis sofram revezes eles no final devem ser vitoriosos. Afinal é uma história de heróis e sempre gostamos de ver eles ganharem. Mas ai fica a pergunta, e se os heróis não fizeram por merecer essa vitória, deveria ela cair de bandeja no colo deles?