"Mecânicas Dissociadas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

O que você acha ?

Concordo plenamente! O autor expressou tudo o que sempre pensei mas não conseguia transferir para o mundo das palavras!
1
5%
Quanta baboseira. Se não gosta de D&D4 assuma e pronto, não precisa ficar criando teorias idiotas.
17
89%
Sei lá, concordo em partes.
1
5%
 
Total de votos : 19

Re: "Mecânicas Dissociadas" ?

Mensagempor Russel em 18 Jul 2011, 22:22

O ponto é que o sistema não incentiva tais interpretações, pelo contrário, incentiva a seguir estritamente os detalhes descritos do crunch(e apenas ele). A forma como é escrito e apresentado(e até mesmo os exemplos que os desenvolvedores liberaram, de como jogavam em suas mesas) não deixa muito espaço para interpretar os poderes ou reinterpretá-los.


não. se o cara quiser ele pode muito bem reinterpretar o poder, desde que o reskin se encaixe no efeito do poder. caso não, existe uma solução simples: invente um poder novo

Dá para juntar as duas coisas, deixar livre para os jogadores/narradores interpretarem como quiser E manter impacto no jogo, é só o jogo levar em consideração o fluff usado(eu faço assim e dá certo). Você dar reskin num poder mágico de área para virar um golpe rodopiante deveria sim mudar muita coisa


como eu já disse: se o fluf reskin não se encaixa no poder. invente um poder novo com esse fluff. ate onde eu sei não tem nada na 4e que te proiba de fazer isso

na verdade é a wizards quem quer menos invenção e inventividade(quando envolveria crunch) dos jogadores.


engraçado você dizer isso quando o próprio guia do mestre da 4e da ao mestre um suporte de como lidar com ações dos jogadores imprevistas pelas regras

SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: "Mecânicas Dissociadas" ?

Mensagempor Vincer em 21 Jul 2011, 00:51

Só passando para esclarecer... eu falei em CRUNCH. Não em re-skin. Re-skin dá, claro que dá(dá em qualquer sistema). Falei em re-interpretar o crunch mesmo.

Me quotando:
O ponto é que o sistema não incentiva tais interpretações, pelo contrário, incentiva a seguir estritamente os detalhes descritos do crunch(e apenas ele). A forma como é escrito e apresentado(e até mesmo os exemplos que os desenvolvedores liberaram, de como jogavam em suas mesas) não deixa muito espaço para interpretar os poderes ou reinterpretá-los.


Não lembro agora o link ou todos os detalhes do exemplo, mas um dos desenvolvedores da 4e tava liberando resumos(ou logs) de uma campanha dele na 4e. E ele impediu um jogador de usar um poder para arrombar uma porta, simplesmente porque o poder era(em crunch) sobre causar dano em combate. Não lembro que poder era, mas o fluff oficial(e o usado por eles) permitiria(o jogador nem tava forçando a barra, era uma coisa estupidamente óbvia). É disso que eu tava falando, esse tipo de re-interpretação. O contrário de re-skin, se ater ao fluff. Sabe, agir como se o fluff fosse mesmo o que a descrição diz sabe? O contrário de dissociação, o assunto do tópico.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: "Mecânicas Dissociadas" ?

Mensagempor Russel em 21 Jul 2011, 07:11

Vincer escreveu:Não lembro agora o link ou todos os detalhes do exemplo, mas um dos desenvolvedores da 4e tava liberando resumos(ou logs) de uma campanha dele na 4e. E ele impediu um jogador de usar um poder para arrombar uma porta, simplesmente porque o poder era(em crunch) sobre causar dano em combate. Não lembro que poder era, mas o fluff oficial(e o usado por eles) permitiria(o jogador nem tava forçando a barra, era uma coisa estupidamente óbvia). É disso que eu tava falando, esse tipo de re-interpretação. O contrário de re-skin, se ater ao fluff. Sabe, agir como se o fluff fosse mesmo o que a descrição diz sabe? O contrário de dissociação, o assunto do tópico.


mas isso pode ser feito. e tudo uma questão de bom senso do mestre
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron