Por que você joga RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Porque você joga RPG?

Contar uma história
21
21%
Ser alguém diferente
13
13%
Resolver problemas
11
11%
Obter poder
9
9%
Estar com amigos
20
20%
Experimentar emoções diferentes
15
15%
Catarse
9
9%
 
Total de votos : 98

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor WillDice em 23 Jul 2011, 06:35

Sei lá, vocês gostam mesmo de over-analisar as coisas? Pára de filosofar e joga o dado! :roll:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor publicano em 23 Jul 2011, 06:43

Léderon escreveu:Cartase?


É por isso que esse tópico é filosófico. :mrgreen: Ele é cartasiano, variante de cartesiano.

"Jogo, logo existo"
-- DescartAs :jester:
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2011, 15:15

Ontem eu tive uma catarse a jogar Dark Heresy.

Ela foi

"Não deixe um moleque de 14 anos mestrar Dark Heresy, cacete"
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor banned_guardian em 23 Jul 2011, 16:05

Catarse.

Mas no geral, reunir amigos e ingerir altas quantidades de sódio e açúcar (Coca-Cola+Snacks) e PIZZAS.
Comer é um aspecto muito importante da jogatina.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor Vincer em 23 Jul 2011, 18:49

Esqueceu a opção mais básica: Matar seus inimigos e tomar suas coisas.


E esqueceu a ainda mais essencial: matar seus AMIGOS e tomar suas coisas. E dizer que estava apenas interpretando o personagem, obviamente(daí o nome roleplay).

Têm algumas coisas que eu incluiria além das opções usadas. Por exemplo, a idéia 'do it yourself', onde todos entram na onda de criar algo e ver funcionar(narradores o mundo e ou aventuras, jogadores os personagens e suas histórias, etc, etc). Eu tenho certeza que é o que mais move a maioria dos rpgistas; É só olhar o mesmo aspecto em outros jogos ou meios(fora rpg). Lego, minecraft, spore, second life, tuning... o homem sempre foi fascinado por criação(vide artes), qualquer meio que permita essa liberdade criativa com facilidade tem sucesso.

E imersão. Por um lado jogos eletrônicos conseguem isso muito bem ou melhor, mas quando tudo vai bem(jogadores, o jogo jogado, a narrativa) numa mesa supera toda e qualquer imersão audio/visual(para mim ao menos).

Eu marquei 'encontrar com os amigos', mas é o menos interessante dos motivos. Eu não preciso do rpg para encontrar com amigos, e é uma atividade mais limitada porque apenas poucos dos meus amigos jogam rpg.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor cigano em 23 Jul 2011, 19:05

WillDice escreveu:Sei lá, vocês gostam mesmo de over-analisar as coisas? Pára de filosofar e joga o dado! :roll:


Não! Mas é bom saber o que teus jogadores esperam quando tu for fazer uma aventura. Tenho certeza que com isso em mente vai facilitar um bocado o sucesso dela!

:victory:
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor WillDice em 23 Jul 2011, 19:21

Saber o que os jogadores querem? Claro, naturalmente.

Análise pseudo-psico-filosófica que inevitavelmente leva a "you're doing it wrong!" e "meu sistema é melhor que o seu"? Já cansou.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: Por que você joga RPG?

Mensagempor cigano em 23 Jul 2011, 20:28

WillDice escreveu:Saber o que os jogadores querem? Claro, naturalmente.

Análise pseudo-psico-filosófica que inevitavelmente leva a "you're doing it wrong!" e "meu sistema é melhor que o seu"? Já cansou.


ISSO que você tá fazendo é analise de uma pergunta boba que tinha como intuito saber o que fazer pra agradar mais um determinado grupo. (linkei o tópico pros jogadores da minha aventura ontem pra me dar um guia e tentar fazer um jogo mais divertido pra todos)

Perguntar a minha namorada como ela gosta do sanduíche não leva a um "você tem um gosto errado" e muito menos é uma pergunta pseudo-psico-filosófica. Você com essa conversa que ta procurando pelo em casca de ovo, não eu!

A questão é simples, como você gosta de se divertir?

Editado: Eu gosto de trazer um pouco de musica pros meus jogos, é comum eu em determinado momento perguntar aos jogadores que tipo de música eles acham que combina com os personagens, NPCs, aventuras especificas. Isso significa que eu to fazendo uma pseudo-analise-filosófica musical e vou acabar discutindo com quem tem um gosto musical diferente do meu? Não, sério, só pra eu saber o que eu to fazendo de errado!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron