Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor joao-aragorn em 09 Ago 2011, 08:46

Bom, esses dias estive conversando com o ArghSupremo e o Agnelo no chat e contei a eles sobre como ando tocando a minha campanha de Vigilantes de Gotham( Mutantes e malfeitores) e sobre uma mecânica que "criei" pra evitar separar o grupo(que se reúne para sessões presenciais uma vez por semana, normalmente aos sábados ou domingos) em todas as sessões e manter o aspecto investigativo da coisa, e como é uma coisa simples e independe de sistema, me pediram para postar por aqui
Uma vez que a campanha se passa num clima sombrio e investigativo, acho importante que os jogadores tenham os momentos de buscar as pistas e detalhes sobre os crimes/acontecimentos da campanha, para manter o tom de Batman. Assim, estabeleci o seguinte:
-Toda semana eu crio a primeira página/uma página que acho relevante de um jornal que batizei de Gotham Sentinel. Nessa página normalmente haverá uma ou duas notícias que darão sugestões de coisas investigáveis/refletirão o que os jogadores fizeram de relevante em últimas sessões.
-Durante a semana os jogadores podem encaminhar, via e-mail , as notícias/eventos/ o que quer que queiram investigar( podendo inclusive verificar pontos não citados diretamente no jornal, conforme a concordância entre mestre e jogador) e recebem até um ou dois dias antes da próximas sessão as informações que receberam. Vale notar que o jornal nesse sentido é só um compilado de temas para os jogadores não ficarem "sem chão"(apesar de ter um papel importante em outros contextos) e poderia ser substituído por outros recursos diversos.
-No dia da sessão, portanto, cada um dos personagens terá em mãos algumas informações privilegiadas que poderá dividir ou não com o resto do grupo, mas a atuação conjunta deles será mais focada na parte de verificação direta de coisas que estão acontecendo naquele instante( tentativas de assassinato, assaltos, etcs) e na boa e velha pancadaria.


Assim, segue aí a dica, e irei relatando conforme funcionou ou não no diário de campanha que pretendo abrir na seção adequada essa semana. Agradeço críticas, sugestões, opiniões deiversas e cartas-bomba .
Editado pela última vez por joao-aragorn em 09 Ago 2011, 10:48, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor Agnelo em 09 Ago 2011, 09:07

É uma idéia bem simples, mas parece enriquecer bastante o jogo. Fora a quantidade de ganchos que os próprios jogadores criam pros seus jogos, com tempo hábil pra o mestre utilizá-los de forma organizada.

Quando tu puder quero ver uns exemplos de como isso se saiu em jogo, se não atrapalhar a campanha, logicamente.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor MagoCego em 09 Ago 2011, 09:58

Muito bacana a ideia!
Depois post os jornais!
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor Madrüga em 09 Ago 2011, 10:21

*Gotham

Mas eu curti muito a ideia também, é meio o que eu sempre quis fazer com campanha + lista de email ou campanha + fórum. Complicado é só manter isso tudo, ainda mais com nosso tempo cada vez mais raro...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor arghsupremo em 09 Ago 2011, 11:33

Eu adorei o uso de outras mídias. Deixa o jogo mais tempo vivo, não só no momento presencial e acaba organizando melhor o tempo dos jogadores.

Pretendo fazer algo parecido, só não sei como :P
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor ferdineidos em 09 Ago 2011, 16:11

Eu jogo só uma vez por mês e o mestre na última campanha fazia entre as aventuras perguntas e problemas "fora" do jogo.

Fica legal que mantém a campanha fresca e contínua, ao invés do normal uma vez por mês.

Mas essa ideia do João pra um jogo investigativo é ótima.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor arghsupremo em 10 Ago 2011, 09:28

Como poderia fazer o mesmo ou parecido numa campanha medieval fantástico estilo dnd?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor Iuri em 10 Ago 2011, 11:21

Alguns cenários de dnd já possuem o equivalente a gazetas, e neste caso não seria necessário fazer nenhuma adaptação. Em cenários mais tradicionais, quando o grupo não estiver em alguma masmorra entre uma sessão e outra, o mestre pode transformar este período em uma espécie de desafio de perícias, com obter informações (para quando dar uma chego nas tavernas da região), ouvir e mover silenciosamente (para dar aquela espiadinha onde não deve), e qualquer outra ferramenta (via perícia) que o jogador quiser utilizar para isso. A cada teste, o mestre envia as informações que o jogador conseguiu obter.

Se for mais high magic, o grupo pode ter auxílio de alguma guilda de feiticeiros que mantem pontos importantes da cidade sob vigilancia via magias de adivinhação, e que contratou o grupo justamente por perceber alguns eventos estranhos (mas qualquer motivo que leve a essa parceria tambem serve). Assim, antes de iniciarem os desafios de perícia, o grupo já recebe um relato prévio do que anda acontecendo pelas ruas da cidade.

Tem bastantes opções de uso, gostei bastante da ideia.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor Mai em 15 Ago 2011, 13:30

Pô, adorei a ideia do jornal. Especialmente considerando que já tô matutando uma aventura de nWoD há um bom tempo, que tem um tom bem investigativo. Acho que vou tentar pensar em algo similar - já que é oneshot, uma coisa mais planejadinha e fechada, e talz.

...se eu conseguir que um dos dois grupos me entregue as fichas, claro. O povo da faculdade me deve há 3 meses. xD
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Avatar do usuário
Mai
 
Mensagens: 1650
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:43
Localização: Salvador-BA
Twitter: BoredMai

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor joao-aragorn em 21 Ago 2011, 23:33

Bom, seguem os dois primeiros "jornais" (só a primeira página que é o que eu ando fazendo, não queriam um jornal inteiro, né?)
Até o momento serviram mais pra dar clima, a primeira investigação rolará nas próximas duas semanas, aí dou um retorno de como funcionou.

gotham_sentinel_01.pdf
Gotham Sentinel 1
(298.58 KiB) Baixado 369 vezes


Gothan Sntinel 2 light.pdf
Gotham Sentinel 2
(388.76 KiB) Baixado 321 vezes
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor joao-aragorn em 23 Ago 2011, 14:30

Post-Duplo.


E aí, pessoas , o que acharam?
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor arghsupremo em 23 Ago 2011, 15:37

Eu adorei a ideia, Juanito! É exatamente como imaginei quando me falaste.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor Wakko em 23 Ago 2011, 17:59

argh, uma idéia que eu tive são as boas e velhas estórias de taverna. na verdade estar numa taverna já é uma aventura em si. pense em quantos contatos, antagonistas, aliados, amigos, amantes, até mesmo familiares não se pode fazer e encontrar numa taverna!

descrições curtas, diálogos e pequenas contos ou poesias de um bardo podem ser escritas num dia ou dois, e você pode manter isso durante a semana entre jogos (assumindo partidas de fds), talvez até enganchando o plot da partida. sensacional essa idéia!
Editado pela última vez por Wakko em 24 Ago 2011, 23:59, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Wakko
 
Mensagens: 118
Registrado em: 07 Nov 2010, 16:06

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor arghsupremo em 23 Ago 2011, 18:56

Bem interessante, Wakko. Até me deu umas ideias!
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

Mensagempor Wakko em 23 Ago 2011, 19:25

posta aí depois! eu pretendo começar uma campanha presencial daqui umas semanas (e retomar outra na net) e tô pensando seriamente em usar esse recurso pra dar um gás na campanha.
Avatar do usuário
Wakko
 
Mensagens: 118
Registrado em: 07 Nov 2010, 16:06

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron