Página 1 de 2

Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 09 Ago 2011, 08:46
por joao-aragorn
Bom, esses dias estive conversando com o ArghSupremo e o Agnelo no chat e contei a eles sobre como ando tocando a minha campanha de Vigilantes de Gotham( Mutantes e malfeitores) e sobre uma mecânica que "criei" pra evitar separar o grupo(que se reúne para sessões presenciais uma vez por semana, normalmente aos sábados ou domingos) em todas as sessões e manter o aspecto investigativo da coisa, e como é uma coisa simples e independe de sistema, me pediram para postar por aqui
Uma vez que a campanha se passa num clima sombrio e investigativo, acho importante que os jogadores tenham os momentos de buscar as pistas e detalhes sobre os crimes/acontecimentos da campanha, para manter o tom de Batman. Assim, estabeleci o seguinte:
-Toda semana eu crio a primeira página/uma página que acho relevante de um jornal que batizei de Gotham Sentinel. Nessa página normalmente haverá uma ou duas notícias que darão sugestões de coisas investigáveis/refletirão o que os jogadores fizeram de relevante em últimas sessões.
-Durante a semana os jogadores podem encaminhar, via e-mail , as notícias/eventos/ o que quer que queiram investigar( podendo inclusive verificar pontos não citados diretamente no jornal, conforme a concordância entre mestre e jogador) e recebem até um ou dois dias antes da próximas sessão as informações que receberam. Vale notar que o jornal nesse sentido é só um compilado de temas para os jogadores não ficarem "sem chão"(apesar de ter um papel importante em outros contextos) e poderia ser substituído por outros recursos diversos.
-No dia da sessão, portanto, cada um dos personagens terá em mãos algumas informações privilegiadas que poderá dividir ou não com o resto do grupo, mas a atuação conjunta deles será mais focada na parte de verificação direta de coisas que estão acontecendo naquele instante( tentativas de assassinato, assaltos, etcs) e na boa e velha pancadaria.


Assim, segue aí a dica, e irei relatando conforme funcionou ou não no diário de campanha que pretendo abrir na seção adequada essa semana. Agradeço críticas, sugestões, opiniões deiversas e cartas-bomba .

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 09 Ago 2011, 09:07
por Agnelo
É uma idéia bem simples, mas parece enriquecer bastante o jogo. Fora a quantidade de ganchos que os próprios jogadores criam pros seus jogos, com tempo hábil pra o mestre utilizá-los de forma organizada.

Quando tu puder quero ver uns exemplos de como isso se saiu em jogo, se não atrapalhar a campanha, logicamente.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 09 Ago 2011, 09:58
por MagoCego
Muito bacana a ideia!
Depois post os jornais!

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 09 Ago 2011, 10:21
por Madrüga
*Gotham

Mas eu curti muito a ideia também, é meio o que eu sempre quis fazer com campanha + lista de email ou campanha + fórum. Complicado é só manter isso tudo, ainda mais com nosso tempo cada vez mais raro...

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 09 Ago 2011, 11:33
por arghsupremo
Eu adorei o uso de outras mídias. Deixa o jogo mais tempo vivo, não só no momento presencial e acaba organizando melhor o tempo dos jogadores.

Pretendo fazer algo parecido, só não sei como :P

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 09 Ago 2011, 16:11
por ferdineidos
Eu jogo só uma vez por mês e o mestre na última campanha fazia entre as aventuras perguntas e problemas "fora" do jogo.

Fica legal que mantém a campanha fresca e contínua, ao invés do normal uma vez por mês.

Mas essa ideia do João pra um jogo investigativo é ótima.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 10 Ago 2011, 09:28
por arghsupremo
Como poderia fazer o mesmo ou parecido numa campanha medieval fantástico estilo dnd?

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 10 Ago 2011, 11:21
por Iuri
Alguns cenários de dnd já possuem o equivalente a gazetas, e neste caso não seria necessário fazer nenhuma adaptação. Em cenários mais tradicionais, quando o grupo não estiver em alguma masmorra entre uma sessão e outra, o mestre pode transformar este período em uma espécie de desafio de perícias, com obter informações (para quando dar uma chego nas tavernas da região), ouvir e mover silenciosamente (para dar aquela espiadinha onde não deve), e qualquer outra ferramenta (via perícia) que o jogador quiser utilizar para isso. A cada teste, o mestre envia as informações que o jogador conseguiu obter.

Se for mais high magic, o grupo pode ter auxílio de alguma guilda de feiticeiros que mantem pontos importantes da cidade sob vigilancia via magias de adivinhação, e que contratou o grupo justamente por perceber alguns eventos estranhos (mas qualquer motivo que leve a essa parceria tambem serve). Assim, antes de iniciarem os desafios de perícia, o grupo já recebe um relato prévio do que anda acontecendo pelas ruas da cidade.

Tem bastantes opções de uso, gostei bastante da ideia.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 15 Ago 2011, 13:30
por Mai
Pô, adorei a ideia do jornal. Especialmente considerando que já tô matutando uma aventura de nWoD há um bom tempo, que tem um tom bem investigativo. Acho que vou tentar pensar em algo similar - já que é oneshot, uma coisa mais planejadinha e fechada, e talz.

...se eu conseguir que um dos dois grupos me entregue as fichas, claro. O povo da faculdade me deve há 3 meses. xD

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 21 Ago 2011, 23:33
por joao-aragorn
Bom, seguem os dois primeiros "jornais" (só a primeira página que é o que eu ando fazendo, não queriam um jornal inteiro, né?)
Até o momento serviram mais pra dar clima, a primeira investigação rolará nas próximas duas semanas, aí dou um retorno de como funcionou.

gotham_sentinel_01.pdf
Gotham Sentinel 1
(298.58 KiB) Baixado 370 vezes


Gothan Sntinel 2 light.pdf
Gotham Sentinel 2
(388.76 KiB) Baixado 321 vezes

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 23 Ago 2011, 14:30
por joao-aragorn
Post-Duplo.


E aí, pessoas , o que acharam?

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 23 Ago 2011, 15:37
por arghsupremo
Eu adorei a ideia, Juanito! É exatamente como imaginei quando me falaste.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 23 Ago 2011, 17:59
por Wakko
argh, uma idéia que eu tive são as boas e velhas estórias de taverna. na verdade estar numa taverna já é uma aventura em si. pense em quantos contatos, antagonistas, aliados, amigos, amantes, até mesmo familiares não se pode fazer e encontrar numa taverna!

descrições curtas, diálogos e pequenas contos ou poesias de um bardo podem ser escritas num dia ou dois, e você pode manter isso durante a semana entre jogos (assumindo partidas de fds), talvez até enganchando o plot da partida. sensacional essa idéia!

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 23 Ago 2011, 18:56
por arghsupremo
Bem interessante, Wakko. Até me deu umas ideias!

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 23 Ago 2011, 19:25
por Wakko
posta aí depois! eu pretendo começar uma campanha presencial daqui umas semanas (e retomar outra na net) e tô pensando seriamente em usar esse recurso pra dar um gás na campanha.