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Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 24 Ago 2011, 08:59
por joao-aragorn
Boa a sugestão do Wakko. Serve bem para explicitar esse lado mais social pouco explorado de fantasia medieval.
No caso de Ravneloft , Argh, até um pequeno jornal pode rolar, tendo em vista que a prensa já é funcional, apesar da escala ser obviamente minúsucla. E o interessante d e usar isso numa campanha medieval é pebnsar nos métodos semi-precários de investigação, fugindo muito da lógica moderna, apesar do contraste da magia com a ciência nesse sentido.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 24 Ago 2011, 09:41
por arghsupremo
joao-aragorn escreveu:Boa a sugestão do Wakko. Serve bem para explicitar esse lado mais social pouco explorado de fantasia medieval.
No caso de Ravneloft , Argh, até um pequeno jornal pode rolar, tendo em vista que a prensa já é funcional, apesar da escala ser obviamente minúsucla. E o interessante d e usar isso numa campanha medieval é pebnsar nos métodos semi-precários de investigação, fugindo muito da lógica moderna, apesar do contraste da magia com a ciência nesse sentido.


Para alguns domínios é realmente interessante.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 01:02
por MagoCego
arghsupremo escreveu:Como poderia fazer o mesmo ou parecido numa campanha medieval fantástico estilo dnd?


Quando comecei a jogar, TODA vez que chegavamos numa cidade o clérigo ia no templo, o mago procurar alguma biblioteca(como se tivesse em todas as cidades), e o resto ia pra taverna-estalagem ou acompanhava um dos outros.

Acho que isso pode ajudar com algumas idéias. No templo (que seja da mesma religião ou de uma aliada) pode sugir alguma informação por camaragem, na biblioteca pode ter algum escrito...bem, isso acho que você já imagina e já deve fazer na mesa, poupando tempo, já fala logo o que interessa desses lugares e tals.

Mas como idéia de recorte, você pode criar vários arquivos sejam úteis ou não e enviar pra quem foi na biblioteca por exemplo. Assim, ele pode levar informações que nunca vai usar, como pode também levar uma informação que vai usar daqui a duas aventuras.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 08:29
por arghsupremo
As ideias dadas foram bem legais, mas o que mais me chamou a atenção da mecânica do Juanito é a utilização de outras mídias para deixar a experiência mais rica.

Ele cria um elemento visual muito forte que é o jornalzinho, o jogo não se restringe ao horário da sessão, dependendo pode colocar um ou mais jogadores atuando de forma direta nesta nova mídia (como jornalista e shit), pode descobrir de antemão a direção que os jogadores querem para a próxima sessão.

Esse tipo de interação que não consigo ver num jogo medieval. Um bardo em verso contando os acontecimentos é legal, o clérigo buscando o templo é legal, mago buscando uma biblioteca também. Mas são elementos já amplamente abordados e sempre serão feitos dentro da mesa de jogo.

Como buscar uma maior interação pela internet (emails, mídias sociais, fórum), aumentando o tempo da campanha ou apenas para enriquecer o jogo, numa campanha medieval/fantástico/shit/ou qualquer cenário que não haveria uma internet disponível?

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 10:12
por joao-aragorn
Bom você sempre pdoeria recorrer às mensagens mágicas ou outro meio de comunicação que faria o papel de trasnmissor da informação. A capacidade de interferência nessas transferências / meios de comunicação pode dar algum tempero especial nisso.
Outro esquema interessante pdoeriam ser profecias/oráculos. As mensagens poderiam vir codificadas/ser direcionadas a um jogador específico, ou na pegada Percy jackson, ser imiscuídas em sonhos proféticos.

A idéia e´deixar a informaçãoa cessível mas não muito óbvia, de forma a gerar algum interesse em correr atrás, a meu ver.

E quanto a
arghsupremo escreveu:jogo não se restringe ao horário da sessão, dependendo pode colocar um ou mais jogadores atuando de forma direta nesta nova mídia (como jornalista e shit),
Não tentei colocar ninguém oficialmente como jornalista, mas um dos jogadors vai acabar assinando uma resenha sobre uma peça in-game que sairá no jornal e eu abri apra jogadores participarem somente na fase investigativa/não conflituosa(os que não podem jogar a sessão presencial) e com base nisso influenciarem as ações dos outros jogadores.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 15:36
por arghsupremo
joao-aragorn escreveu:Bom você sempre pdoeria recorrer às mensagens mágicas ou outro meio de comunicação que faria o papel de trasnmissor da informação. A capacidade de interferência nessas transferências / meios de comunicação pode dar algum tempero especial nisso.
Outro esquema interessante pdoeriam ser profecias/oráculos. As mensagens poderiam vir codificadas/ser direcionadas a um jogador específico, ou na pegada Percy jackson, ser imiscuídas em sonhos proféticos.

A idéia e´deixar a informaçãoa cessível mas não muito óbvia, de forma a gerar algum interesse em correr atrás, a meu ver.

E quanto a


Qual a ligação disso com outras mídias?

juanito escreveu:
arghsupremo escreveu:jogo não se restringe ao horário da sessão, dependendo pode colocar um ou mais jogadores atuando de forma direta nesta nova mídia (como jornalista e shit),
Não tentei colocar ninguém oficialmente como jornalista, mas um dos jogadors vai acabar assinando uma resenha sobre uma peça in-game que sairá no jornal e eu abri apra jogadores participarem somente na fase investigativa/não conflituosa(os que não podem jogar a sessão presencial) e com base nisso influenciarem as ações dos outros jogadores.


Então, abriu uma nova possibilidade de jogo bem interessante que ajuda a dar um sabor a mais no dia da sessão presencial.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 16:28
por joao-aragorn
arghsupremo escreveu:Qual a ligação disso com outras mídias?


A meu ver abre novas possibilidades.Gravações de voz enviadass a jogadores simulando as mensagens mágicas, bilhets feitos em papel "adulterado" pra parecer eprgaminho entregues a um jogador em momentos fora da sessão(se hopuver a possibilidade). Mas fico em dúvida quanto ao que você se refere exatamente no âmbito de outras mídias, honestamente.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 26 Ago 2011, 17:56
por arghsupremo
Redes sociais, emails, blogs, etc...

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 27 Ago 2011, 13:16
por MagoCego
Argh, pensei (rapidamente) em utilizar alguns recursos que você cita.

Um livro mágico que se auto-escreve e conta/ordena/dá dicas/etc. Em um blog (ou uma comunidade do orkut, evento no facebook) você poderia postar o que o livro "escreveu" naquela semana. E se for do agrado, a página contada é virada e nunca mais pode ser desvirada (assim os jogadores que leram o blog naquela semana vão saber, os que não leram, não vão.) [você cordenaria isso excluindo os posts].

Como foi citado pelo joão, mensagens via forma mágica; telepatia de longo alcance; mensagem divina;, de voz que poderiam ser enviadas por email ou postadas em algum lugar.

Na biblioteca, você faz recortes de livros e envia para o jogador.

E porque não um jornal? Já que na terceira edição todos sabem ler, acho que uma gazeta bem simplista e com informações sem base de pesquisa possam existir. Ex: Morreu um camponês na cidade x. Pessoas locais viram um lobo de 3 metros.

Se eu tiver mais idéias posto aqui.

Re: Campanha Semi-presencial (idéia de "mecânica"/artifício)

MensagemEnviado: 27 Ago 2011, 17:46
por Iuri
Acabei de rever um episódio de GoT, então:

- Corvos podem ser usados para levar pequenas mensagens aos personagens. Mensagens de umas duas linhas postadas nas redes sociais de cada jogador. Isso pode dar espaço a aves sendo capturadas durante o voo, e os jogadores iniciarem a sessão sem uma informação que deveriam ter (COMO ASSIM NÃO AVISARAM QUE
- Organizar uma p conteúdo de uma biblioteca do reino em um site (ou mesmo wiki) e deixar que os próprios jogadores fuçem nos livros a procura de informações (cada livro sendo uma pagina da wiki, por exemplo, e algumas paginas escondidas). Perfeito para dizer: temos que invadir tal lugar, vamos pensar em um plano e sessão que vem pomos ele em prática (aí o grupo pode usar até o msn para se planejar, usando o mapa e informações que acharam na biblioteca).