Sistema Simplificado da Spell

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor Eagleyes em 18 Set 2007, 18:44

dá uma olhada no post do cavaleiro morto alí em cima...

EDIT: opa! na pagina anterior XD

EDIT2: Damn it! ele ganhou na iniciativa XD
Imagem
Imagemjgsfoggia@hotmail.com
Avatar do usuário
Eagleyes
 
Mensagens: 298
Registrado em: 27 Ago 2007, 11:39
Localização: POA

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor AKImeru em 18 Set 2007, 19:58

Acabei de ver. Ficou horrivel.


Não há equilivrio entre as raças; Todas que custam pontos são inerentes mais poderosas que os seres humanos.

Isso não faz sentido.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor cavaleiromorto em 18 Set 2007, 22:28

Oda Nobunaga escreveu:Acabei de ver. Ficou horrivel.


Não há equilivrio entre as raças; Todas que custam pontos são inerentes mais poderosas que os seres humanos.

Isso não faz sentido.


O que não faz sentido, uma raça com custo em pontos ser mais poderosa que uma que custa menos pontos ? Sempre achei que a lógica fosse essa :cool:

Oda aceito sugestões e novas abordagens, apenas lembrando que em um sistema de pontos é impossível fugir do esquema raças como vantagens e desvantagens.

Anão (+2 pontos, raça)
O personagem é um anão, sendo dotado de grande constituição e uma resistência inata a magia. O personagem recebe +1 de bônus no Vigor (bônus que permite a ele ultrapassar a pontuação máxima recomendada para a sua campanha), as vantagens Resistência a Magia (1º nível) e Visão Noturna (2 pontos), +1d6 de bônus racial em todos os testes de perícias relacionadas a metais ou pedras, e a desvantagem Modelo Especial (tamanho reduzido).

Construto (+1 ponto, racial)
O personagem é um construto, uma forma de vida artificial com vontade própria. O personagem não precisa comer, beber ou dormir e não envelhece, ele é imune a doenças, magias que afetem a mente, venenos e quaisquer efeitos que afetem apenas criaturas vivas. O personagem não recupera pontos de vida naturalmente ou por meio de magia, no entanto ele pode ser consertado (4 horas de conserto e um teste de Máquinas recuperam uma quantidade de PV igual a metade do valor da rolagem). Ele pode usar os seus PM normalmente, mas paga o dobro do custo em pontos para aprender vantagens relacionadas a magia. Um personagem construto que chegue a um total negativo de PV é destruído, mas ele pode ser reconstruído com um teste bem sucedido de Máquinas, CD: o dobro da pontuação do personagem.

Elfo (+2 pontos, raça)
O personagem é um elfo, sendo dotado de habilidades marciais e mágicas inatas. O personagem recebe +1 de bônus na Agilidade (bônus que permite a ele ultrapassar a pontuação máxima recomendada para a sua campanha), a vantagem Visão Noturna (1 ponto), pode escolher entre o 1º nível de Maestria com Armas com Armas de Corte ou com Arcos e Bestas, +1d6 de bônus racial nas perícias Percepção e Taumaturgia e pode comprar as vantagens Aptidão Mágica e Magia Arcana por 1 ponto a menos.

Goblin (0 pontos, raça)
O personagem é um goblin, sendo dotado de habilidade com máquinas. O personagem recebe +1 de bônus na Agilidade (bônus que permite a ele ultrapassar a pontuação máxima recomendada para a sua campanha), -1 de redutor no Vigor, +1d6 de bônus racial em todos os testes de perícias relacionados com máquinas e mecanismos, e a desvantagem Modelo Especial (tamanho reduzido).

Halfling (+1 ponto, raça)
O personagem é um halfling, sendo dotado de grande destreza e habilidades ladinas. O personagem recebe +2 de bônus na Agilidade (bônus que permite a ele ultrapassar a pontuação máxima recomendada para a sua campanha), -1 de redutor no Vigor, +1d6 de bônus racial nas perícias Furtividade e Habilidade Corporal, e a desvantagem Modelo Especial (tamanho reduzido).

Humano (0 pontos, raça)
O personagem é um humano, sendo dotado de grande adaptabilidade. O personagem recebe o 1º nível da vantagem Conhecimento Adicional.

Orc (+2 pontos, raça)
O personagem é um orc, sendo dotado de enorme força e fúria. O personagem recebe +2 de bônus no Vigor (bônus que permite a ele ultrapassar a pontuação máxima recomendada para a sua campanha), –1 de redutor em Agilidade, as vantagens Poder Oculto (Vigor) e Visão Noturna (2 pontos), +1d6 de bônus racial nas perícias Animais e Sobrevivência e a desvantagem Inculto.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2007, 10:55

Oda aceito sugestões e novas abordagens, apenas lembrando que em um sistema de pontos é impossível fugir do esquema raças como vantagens e desvantagens.


Eu discordo!

E aqui vão as opções:

Bonus de pericias, vantagens e desvantages. Semelhante como funciona em D&D(Seleciona uma raça ANTES de receber as coisas a mais. Dai era só equilibrar com isso.)

Essa ideia já foi dada anteriormente, usar algo semelhante ao Opera.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor planes em 19 Set 2007, 11:30

Raças equilibradas é um vicio de (A)D&D, daí surgem regras como ajuste de nivel, limites de nivel entre outras que modificam o funcionamento normal do sistema (o que é complicado, já que são problemas meta-jogo alterando o funcionamento natural e intuitivo do sistema).

Em sistema por pontos o mais coerente e verossimil é cobrar pontos referentes as habilidades que a raça fornece (quanto mais poderosa, mais pontos), desta forma o sistema equilibra na ficha sem forçar um equiloibrio do sistema na ambientação. A questão é garantir que a quantidade de pontos cobrada seja correta (cobrar menos pontos por algo que dá muitas vantagens fornece uma brecha a ser explorada por jogadores por caça-bonus).
Imagem
Avatar do usuário
planes
 
Mensagens: 854
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:14

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor cavaleiromorto em 19 Set 2007, 12:08

Oda Nobunaga escreveu:
Oda aceito sugestões e novas abordagens, apenas lembrando que em um sistema de pontos é impossível fugir do esquema raças como vantagens e desvantagens.


Eu discordo!

E aqui vão as opções:

Bonus de pericias, vantagens e desvantages. Semelhante como funciona em D&D(Seleciona uma raça ANTES de receber as coisas a mais. Dai era só equilibrar com isso.).


Oda isto foi o que eu fiz, apenas dei valores para as coisas, seguindo uma progressão semelhante a que um personagem teria se comprasse estas vantagens, desvantagens, perícias e atributos.

Oda Nobunaga escreveu:
Essa ideia já foi dada anteriormente, usar algo semelhante ao Opera.


Bem, partindo desta suposição um meio-elfo é equilibrado com um anão em D&D, e nós sabemos que isto não acontece, o mais sesensato é atribuir valores e custos as coisas. Outra coisa, enquanto usamos raças que sejam +/- equilibradas a coisa ainda pode seguir o esquema D&D, mas tudo muda quando comparamos por exemplo um dragão adulto com um kobold.

A idéia de Ópera é a seguinte, pelo que eu entendi, cada raça tem uma pontuação média que as diferencia ( um dragão tem 200, enquanto um kobold 10) e dai cada personagem usa estes pontos para comprar as suas habilidades. Você continua pagando pela raça e existe a diferença de custo em pontos entre elas.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2007, 14:52

Ah bem...Acredito que eu apenas terei que engolir isso então.


Irei abrir um topico sobre o Spellium ainda hoje, vou ver se já crio algumas raças especificas para os cenarios. Se alguem tiver o link com a wiki do cenario, facilitaria o meu trabalho em 100%.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor cavaleiromorto em 19 Set 2007, 15:02

Oda Nobunaga escreveu:Ah bem...Acredito que eu apenas terei que engolir isso então.

Irei abrir um topico sobre o Spellium ainda hoje, vou ver se já crio algumas raças especificas para os cenarios. Se alguem tiver o link com a wiki do cenario, facilitaria o meu trabalho em 100%.


O link para a Wiki eu não tenho, vou procurar no forum antig e se achar eu posto aqui.

Sobre as raças, não precisa engolir nada :), o que podemos tentar, é fazer versões de custo final 0 para as raças básicas, e incrementando os humanos. Até este ponto é possível um equilibrio, a coisa desanda se for necessário mexer com raças maiores (ogros, gigantes) ou com habilidades especiais (dragões e afins).
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2007, 15:29

Se for assim, fico feliz. Eu não gosto da ideia de "raças superiores" humanoides.


Especialmente no cenario de Spellium, onde a superioridade do imperio Elfico é enorme. Fazer deles uma raça apelona iria chutar o equilibrio nas bolas.(Não me esqueci da apitidão magica e dos titãs deles! Eu tenho planos para isso.)
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor cavaleiromorto em 19 Set 2007, 16:02

Caçei os posts de cenário no fórum antigo:

Vamos criar um cenário oriental:
http://z12.invisionfree.com/Spell_Forev ... topic=1036

Desenvolvimento de um novo cenário., Alguém se habilita: http://z12.invisionfree.com/Spell_Forev ... wtopic=887

Desenvolvendo um segundo cenário, Agora é para ser D&D galera: http://z12.invisionfree.com/Spell_Forev ... wtopic=903


Também achei a Wiki:
http://cenarios.pbwiki.com/
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor Alduim em 21 Set 2007, 01:34

Eita!!! começou a andar denovo?
E aí! Alguém conseguiu fazer um playtest?
Avatar do usuário
Alduim
 
Mensagens: 71
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:20
Localização: Recife

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor Madrüga em 23 Set 2007, 14:27

Oda Nobunaga escreveu:Se for assim, fico feliz. Eu não gosto da ideia de "raças superiores" humanoides.


Especialmente no cenario de Spellium, onde a superioridade do imperio Elfico é enorme. Fazer deles uma raça apelona iria chutar o equilibrio nas bolas.(Não me esqueci da apitidão magica e dos titãs deles! Eu tenho planos para isso.)


Oda, fazer a raça "mais poderosa" custar pontos equivalentes ao gasto das habilidades não é uma forma de equilíbrio? Não entendi exatamente sua bronca até agora.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Set 2007, 18:06

A idéia de Ópera é a seguinte, pelo que eu entendi, cada raça tem uma pontuação média que as diferencia ( um dragão tem 200, enquanto um kobold 10) e dai cada personagem usa estes pontos para comprar as suas habilidades. Você continua pagando pela raça e existe a diferença de custo em pontos entre elas.

Não, não funciona assim.
A construção da ficha em Opera depende da raça que você escolher. Uma raça tem uma quantidade de pontos de atributos, uma quantidade de Pontos de Criação, valores de atributos secundários e habilidades e características gratuitas. O jogador cria a ficha com base nesses valores, sendo que, com certeza, a soma final das características vai dar a mais que um humano ou a menos, sendo que um humano tem 18 pontos de atributo, Inteligência x 3 + 10 pontos de criação, percepção 6, vontade 6, mente 8 e nenhuma habilidade extra.
Os valores de cada raça são usados apenas como estimativa de equilíbrio para o Mestre, não para gastar pontos, nem representa o total de pontos que você pode gastar. Se você jogar com um Dragão, por exemplo, será uns 200 Pontos de Criação mais forte que um humano.
Assim, o sistema é mais verossímil, já que as raças naturalmente não são equilibradas. Se o Mestre quiser um certo equilíbrio, pode limitar as raças que o jogador pode escolher. (Você só pode escolher uma raça entre -10 e 10 PC). Se quiserem raças equilibradas, basta criar todas com 0 PC (já fiz isso, deu bastante certo).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor cavaleiromorto em 24 Set 2007, 21:39

Grato pela explicação virtual_adept :)

Deixa eu ver se eu entendi, é igual GURPS, mas os pontos pela raça, apesar de estarem lá, não são contabilizados?
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Sistema Simplificado da Spell

Mensagempor cigano em 25 Set 2007, 15:08

Alduim escreveu:Eita!!! começou a andar denovo?
E aí! Alguém conseguiu fazer um playtest?


Pois é, sem Playtest!

u.u

Desisto. Divirtam-se e boa sorte!

[]s
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron