Shalazar! - Making of

Fantasia, sátira e 'realismo' com pitadas de humor, em desenvolvimento.[Pontos de Luz, anacronismo, hack n' slash, alta fantasia]

Moderadores: Vincer, Moderadores

Próximos tópicos: prioridades

Raças
2
20%
Geografia
1
10%
Cosmologia
0
Não há votos registrados
Visão geral
0
Não há votos registrados
Desafios
0
Não há votos registrados
Inspirações
0
Não há votos registrados
Humor
1
10%
Magia!(a insana, arcana)
0
Não há votos registrados
As várias faces da magia
0
Não há votos registrados
MONSTROS
1
10%
Estética
0
Não há votos registrados
Justificativas
0
Não há votos registrados
História
1
10%
"Classes"
1
10%
Co-op!
1
10%
Detalhes, pormenores, diferenciais
2
20%
Eu quero outra coisa!
0
Não há votos registrados
 
Total de votos : 10

Re: Shalazar! - Making of

Mensagempor Léderon em 15 Dez 2010, 13:48

bem, teoricamente uma magia forte demais poderia alterar muitas coisas, e as pessoas sequer notarem


Guia do Mochileiro das Galáxias, versão II? :haha:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Shalazar! - Making of

Mensagempor Vincer em 15 Dez 2010, 14:31

Queria explicações detalhadas sobre o ateísmo e sobre como o visual do mago pode influenciar o mago, você explicou a idéia, mas não deu detalhes.


Magos
Chama-se fetiches. Poucos magos falam neles dessa forma, é mais um termo para nós(quem joga), e que também se aplica na bruxaria(embora nela sejam meros fetiches mesmo).

A magia permeia tudo que é referente a ela. Isso inclui até mesmo a escrita, e os símbolos mágicos. Os diferentes alfabetos e signos mágicos, ou 'runas arcanas', são o exemplo mais forte disso: cada uma representa vários significados, e o formato também tem signficados exotéricos. Mas nem é preciso ir tão longe: Se alguém começa a escrever um texto simples, até chulo, sobre os princípios da magia ou qualquer coisa parecida aquele papel vai obter algum(bem pequeno) nível de 'magia'. A energia mágica é meio que um elemento 'natural'(muitos magos discordariam disso) que flutua por aí, no mundo, em baixíssima concentração. Qualquer coisa que a mencione, e principalmente o que lida com ela, é como uma antena que atrai energia mágica ao seu redor, condensando o tal elemento.

Magos são obviamente 'baterias' de magia ambulantes, e que condensam o campo natural da 'magia' ao seu redor. Isso explica como alguém sensível pode saber que um mago chegou a um lugar, sem sequer olhar. Então é só juntar as peças: símbolos(sem precisar de nenhum encanto extra) que afetam as forças mágicas.

Fetiches de verdade são qualquer coisa não encantada(não são itens mágicos per sí) que ajudam o mago em suas práticas. A magia é altamente instável e pode falhar: usar fetiches tem como principal função reduzir as chances de falha. Não precisam ser robes, qualquer roupa, capa e em teoria até uma armadura, desde que com os símbolos certos, seriviriam de fetiche.

Os fetiches também ajudam a reduzir o campo mágico(que é invisível, e o que permite a um mago ser detectado por outros... e também pelos inquisitores). Só isso já é motivo para magos andarem por aí 'mostrando que são magos', cheios de símbolos mágicos à vista.

Metais afetam as energias mágicas de variadas formas(depende do tipo), e em geral contém as energias. Para quem quer sair lançando magias direto, pode ser ruim vestir armaduras metálicas(mas nem sempre; alguém pode se especializar em contornar esses problemas), mas elas também trazem suas vantagens. Metal afeta e é afetado pela magia não importa em quem esteja: sim, certas magias funcionam muito pior contra alvos armadurados. Outras funcionam melhor.

Robes são usados por tradição, mas principalmente por sua utilidade: abra o robe de um mago, e vai encontrar uma miríade de coisas penduradas, bolsos internos e com azar um mago pelado(não aconselho). Alguns magos usam peças extras de vestuário com fetiches de retenção, para ajudar a se livrar de energias residuais.

Chapéus pontudos são... verdadeiras antenas. Um verdadeiro chapéu de mago não é apenas um chapéu pontudo: eles têm uma armação de cobre ou bronze interna, bem peculiar. Eles são canalizadores, e apontados para cima ajudam a sintonizar com as forças astrais. E sim, para onde eles apontam faz diferença: alguns magos andam com chapéus de 'ponta dobrada', os mais paranóicos com ela apontada para trás. Isso permite a ele fazer seus gestos pirados e afetar alguém às costas dele, por exemplo.

O resto do chapéu é estética ou praticidade, como abas contra o sol(e muitos usam só aquele 'cone' mesmo, sem abas). É raro, mas podem ser encontrados chapéus sem aquela armação ao redor, ou seja, puramente a 'antena' sem o chapéu(parece uma coroa estranha).

Mas há muitas outras opções. Alguns magos usam toucas com alumínio misturado a malha(ou até mesmo visivelmente), que ajuda a se proteger de ataques mentais(bem comuns; duelos de magos costumam ser totalmente no plano das idéias), outros usam tiaras com funções distintas, etc, etc. Todos esses recursos têm um lado positivo e um lado negativo. O chapéu 'foca' o mago para as forças astrais, o que significa menor foco para as energias inferiores por exemplo. Alguns magos preferem não alterar suas habilidades para nenhum lado.

E ainda dá para adicionar mais fetiches, como uma gema no chapéu ou uma pequena estrela na ponta com propriedades especiais, mas é convenção mesmo entre os magos que são opções desncessárias e bregas, já que há fetiches de menor mal gosto que fazem o mesmo :bwaha:

Ateus
São raros. Veja bem, os deuses de Shalazar, se é que são deuses mesmo(ou se é que realmente existem, alguns teorizam), não saem por aí influenciando o mundo. Ao menos, não de forma notável. Parece haver intervenções diretas, mas são raras, e se realmente são feitos 'divinos' é espaço para argumentações.

Mas isso não facilita a existência de ateus. É um mundo com monstros com poderes mágicos e cheio de coisas inexplicáveis. Sem magia os homens do nosso mundo criaram religiões e se prenderam a elas, que dirá num mundo desses. Mas eles existem, de variadas formas...

Os verdadeiros 'ateus' de Shalazar, também chamados de incultos, são aqueles que não necessariamente afirmam não existir deuses: eles simplesmente sequer se importam em parar pra pensar no assunto. São raros no mundo, mas muito comuns em Centrolândia(Serolar ou Coreland pra quem não quiser usar o nome tosco original), a 'capital' do mundo moderno. A maioria de seus habitantes são 'a-espiritualizados' e ateus no sentido de não darem atenção a religião, não tomar partido.

A maioria dos ateus como conhecemos são considerados hereges em certas regiões, e chamados assim ao invés de ateus. Mas há... os 'crentes' ateus. Que é uma religião(??).

São esses os chamados de ateus. Eles seguem até hoje os ensinamentos e escrituras de Ateneu, um profeta e filósofo que quis revolucionar o mundo com seus ensinamentos sobre amor, amizade e principalmente desapego a crenças falsas, como acreditar em deuses. Considerado um herege ele foi eventualmente executado pelas autoridades de sua época, escruxificado(parecido com crucificar, mas num aparato em forma de 'X', com as pernas abertas) E enforcado. Existem até 'clérigos' ateus(que se auto-denominam Professores da Verdade), que são identificados facilmente por geralmente andarem por aí com uma simbólica forca(não é de verdade, apenas amarrada para aparecer. Não adianta puxar a corda, infelizmente você não vai enforcá-los assim) no pescoço.

Para explicar melhor ateus, crença e descrença, seria preciso explicar um pouco sobre deuses. Essas 'entidades' que podem ou não ser deuses realmente, só se manifestam conforme a crença dos envolvidos. Suas manifestações requerem inclusive a presença de alguém que acredite. A maioria das pessoas não descrê o suficiente para atrapalhar essas manifestações, e os fiéis mais fervorosos conseguem até 'ver' entidades e falar com elas.

Os verdadeiros ateus, por outro lado, têm tanta convicção que deuses não existem que anulam qualquer manifestação divina. As leis que regem o mundo astral, sua própria natureza, são meio que opostas a do mundo físico; a ponte só pode ocorrer com essa crença. Os ateus, com sua ferrenha crença de que essas coisas inexistem, ganham vantagem: eles estão, afinal de contas, com as leis do mundo físico do seu lado. Eles são 'pé no chão', quase que literalmente.

Então eles têm o incrível poder de não acreditar. Eles anulam qualquer manifestação divina ao seu redor, e o que não anulam eles sequer enxergam. Inexiste, de fato, para eles. Alguns monstros mágicos(os pesadelos), de natureza astral, são destruídos com descrença; para demais personagens(e para os jogadores), isso envolve testes de vontade repetidos durante o confronto, até conseguirem desacreditar... os ateus têm alta facilidade em lidar com eles, e podem exorcisá-los facilmente.

É importantíssimo frisar que eles não acreditam em deuses. Magia, fadas... são todos bem reais. Diferente de deuses, eles podem invadir sua casa no meio da noite, zoar com sua comida... são palpáveis. Nada disso é afetado pelos ateus, e eles acreditam nessas coisas. A magia é uma *realidade*(alguns magos já teorizaram o contrário, a maioria deles desapareceu de forma misteriosa).
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Shalazar! - Making of

Mensagempor Alduim em 27 Jan 2011, 22:36

muito interessante o cenário...

Você ainda vai continuar a atualizá-lo por aqui?
Avatar do usuário
Alduim
 
Mensagens: 71
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:20
Localização: Recife

Anterior

Voltar para Shalazar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron