Feliz... Natal? [Shalazar]

Fantasia, sátira e 'realismo' com pitadas de humor, em desenvolvimento.[Pontos de Luz, anacronismo, hack n' slash, alta fantasia]

Moderadores: Vincer, Moderadores

Feliz... Natal? [Shalazar]

Mensagempor Vincer em 26 Dez 2010, 05:17

Eu me enrolei para postar logo mais algumas coisas sobre Shalazar, fora que estive sem tempo esses dias... mas vi a oportunidade de um tópico apropriado a essa época do ano. Me apressei em postar no dia 24 ou 25, mas justamente por causa das festividades não deu... bem, acho que 1 dia depois não fica tão atrasado assim :P

Para os menos interessados em Shalazar o tópico pode ser interessante: há idéias de como usar um evento 'festivo' ou mesmo o papai noel... em aventuras. E de quebra há a descrição dos Krampus, aqui uma 'raça' de criaturas mágicas(monstros) ao invés do ajudante subversivo do são nicolau pro lado de lá da Europa.

Introdução

Não há natal em Shalazar; não existiu nenhum menino jesus, nem há um gorducho de vermelho com renas voadoras que explore pequeninos elfos como mão de obra (ei, isso talvez... funcione... :hum: ).
Mas há sim uma diversidade de datas festivas onde presentear está envolvido. Entre os elfos miridianos há o hábito de pendurar presentes sob uma árvore(a mais alta na aldeia) no solstício de verão, em geral os mais bacanas bem lá no alto, e pela noite as crianças buscam cada uma um presente, sendo sempre uma surpresa(e gerando uma péssima imagem de que elfos não se importam com a segurança de seus filhos)...

Mas há sim um 'parente' do velho noel no cenário, uma pequena referência, embora seja uma 'lenda' regional. A grande diferença é que, mais do que uma lenda, ele é bem real. Mas antes de falar no 'bom velhinho', é importante explicar um dos elementos curiosos do cenário(e que afeta ao mundo todo):

A MAIS LONGA DAS NOITES

Shalazar tem suas peculiaridades no que diz respeito as estações, duração do ano, passagens dos dias... mas nada muito surpreendente, exceto pela famosa, temida, misteriosa e incompreendida 'Mais Longa das Noites'. Eclipses não existem no cenário, ao menos não naturalmente(mas já aconteceram; malditos magos!), mas justamente na virada do ano algo similar acontece. Sempre.

O nome do evento varia conforme povo e até mesmo época, mas recebe e sempre recebeu muita atenção, diferentes explicações existem, e até hoje tira a noite de sono dos 'cientistas'. Justamente a última noite do 'ano'(conforme o calendário miridiano, mas cá entre nós, também a última de 90% dos calendários) é especial...

Ela dura '96 horas'. É, é uma baita noite. São quatro 'dias inteiros' onde o sol se recusa a despontar; num mundo achatado e sem pólos ou deslocamento do sol(seu raio), onde o mundo inteiro segue as estações num mesmo ritmo, essa noite coincide com o 'solstício de inverno', embora chamem de 'não solstício', asolstício e coisas similares(a falta completa do sol deve dar uma dica dos motivos).

Envolta em mistérios e também muito conhecida como 'A Noite das Bruxas', é um evento onde as próprias leis 'físicas' ficam meio suspensas; o tempo parece correr mais lentamente(alguns magos teorizam de que são as mesmas 12 horas de uma noite normal, apenas parecendo mais longa) e fica muito mais suscetível a ser manipulado; Mas é muito mais reconhecido por ser uma ótima época para a magia, no geral, pela quebra das barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos(não realmente, mas a barreira fica 'mais fina') e pela diversidade de acontecimentos relacionados ao evento. Como por exemplo, certas monstruosidades pré-históricas que só despertam de sua hibernação nessa data.

Felizmente as pessoas não correm tantos riscos: qualquer um ao dormir durante o evento só acorda com o despontar do sol, e enquanto dormir fica imune aos espíritos e criaturas relacionados à data. Muitos ladrões tentam a sorte na mais longa das noites onde todos dormem um profundo sono sem chances de acordar. Muitos também se dão mal. É uma faca de dois gumes, e os próprios jogadores devem decidir se preferem ou não arriscar-se ficando acordados.

É também a data mais especial do ano para as bruxas; Há até mesmo a teoria de que é por isso que o evento acontece: na noite das bruxas, o próprio sol fica com medo de sair...

Mas nem tudo é 'ruim' nessa data. Muitas coisas boas podem advir da mais longa das noites, e é claro, é também a noite de Gogobus, traduzindo, 'Papai Gobus'.

Papai Gobus
Um dos motivos de eu ter demorado foi minha busca por uma imagem adequada. Idêntica impossível, mas tinha esperanças de achar um 'duende' papai noel de verde. Tive de me contentar com o que vêem aqui.
Imagem
Quase assim, com barba, e orelhas bem maiores:
Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Diversas lendas contam quem é e como surgiu 'Papai Gobus', todas se contradizendo entre sí e provavelmente todas erradas. Uns dizem ser um 'santo', o que para os gnobels vai muito além do nosso conceito de santo: seria uma entidade, quase divina, que nasceu para fazer isso. Outros dizem ser um velho mágico arrependido que tenta compensar erros passados dando presentes, e há até quem o considere uma manifestação de Gnorlix(principal deus gnobb) ou quem afirme que é o velho e lendário rei Gobus que volta dos mortos para lembrar seu povo lições de amizade e camaradagem.

O fato é que o próprio Gobus(se esse for seu nome) pouco se importa com o que pensem dele, se gostam ou não do que ele faz e fica aberto a debate e interpretações sequer se ele é uma entidade racional e consciente.

O que se pode afirmar é que um gnobb velho e de vastas barbas brancas sempre surge nos vales Erl Knax durante a mais longa das noites, vestido todo de verde com um chapéu de abas curtas, um velho e longo cajado, sapatos voadores e com uma enorme sacola... invadindo casas alheias e deixando presentes inúteis nelas.

Sim, inúteis. Gobus dá exatamente algo que a pessoa não quer, não gosta e não precisa. E é justamente aí que está toda a mágica do evento, sua 'lição', bem conhecida pelos gnobbs: cada presente, apesar de inútil para você, é exatamente algo muito útil e que alguém quer muito, não longe dali. É na manhã do dia seguinte que todas as vilas confraternizam e todos, com os presentes já abertos, trocam de presentes entre sí até que todos estejam satisfeitos.

Essa é a mensagem que o velho Gobus tenta passar, talvez a coisa mais 'natalina' no personagem: companheirismo, amor ao próximo, presentear. E claro, a prova de que não importa o que seja, para alguém aquilo é especial. Quase nenhum gnobb se toca, e talvez seja por isso que ele insiste em tentar passar a mensagem todos os anos, mas no fundo, Gobus quer mostrar que tudo depende de pontos de vista; O real valor das coisas e pessoas não pode ser mensurado, tudo no mundo tem seu valor, ao menos para alguém lá fora.

Conhecendo Papai Gobus
Gobus 'sempre existiu'. Até a terceira era do novo aeon(no calendário Knaxiano), algo por volta do ano 50 da Nova Era(era anterior), os gnobbs sulistas tinham completa aversão aquela coisa bizarra a qual os povos maiores chamam de 'escrita'. Consequentemente a história de Erl knax só começou a ser escrita muito recentemente, e não é tão simples resgatar o conhecimento perdido; gnobbs em geral dão pouca importância à história, e a maior parte do conhecimento oral são lendas, anedotas, causos e alguns poucos eventos históricos de maior importância.

Ninguém sabe precisar realmente quando Papai Gobus surgiu pela primeira vez. No imaginário de boa parte do povo, 'ele sempre existiu'. Curiosamente, para nós ao menos, isso contradiz totalmente a teoria mais difundida de que Papai Gobus seria o espírito do rei Gobus Terceiro, o unificador... mas quem conhece os gnobbs sabe que suas lendas são cheias de incongruências gritantes e que eles parecem pouco se importar com detalhes pequenos como 'fazer sentido'.

Papai Gobus é mesmo um velhinho, embora bastante sadio para a idade que aparenta, de carne e osso e que come(ele rouba guloseimas das casas que entra), ri e supostamente faz tudo que uma pessoa normal faz quando não é a mais longa das noites, onde quer que ele more. Ele talvez tenha alcançado a imortalidade(atemporalidade, como os magos chamam: não ver o tempo passar, ignorar sua passagem e não morrer de velhice; espadas continuam sendo sem graça), mas com certeza extendeu sua vida para muito além do que qualquer gnobb jamais alcançou, muito mais do que qualquer elfo conseguiria naturalmente.

Ele nunca falou uma palavra com ninguém, até onde se saiba. Há histórias dele falando e gente que jura que conversou com ele, tudo gente querendo aparecer. Cercado de mistérios, dons mágicos e atitudes esotéricas, muitos acreditam que ele é uma entidade, divindade ou ser mágico(mesmo magos).

Gobus está longe de ser uma figura perfeita. Ele falha, já se atrasou com entregas, se confunde... e sequer é um bom exemplo, se você olhar pelo lado de que ele invade casas na calada da noite, sem ser convidado, rouba comida e detesta cães ao ponto de chutá-los. O fato dele fugir quando visto e evitá-lo não ajuda; ele é inclusive considerado o 'patrono dos ladrões' por quem é do ofício.

Quem é esse velhinho e quais são seus motivos é mistério e... deve permanecer assim. Quem sabe no próximo natal eu não revele mais detalhes?








Tudo depende do ponto de vista...
É a mensagem de Gobus. E é justamente o motivo da vida do bom velhinho não ser tão fácil assim.
Faz idéia de quanto a Sociedade Maximus Arcana(uma das maiores de Miterdrar) oferece por uma chance de investigar pessoalmente a 'entidade Gobus'?

Há vários motivos para interesses não amigáveis no bom velhinho. Gobus é REAL. Literalmente um velho barbado que invade casas, rouba comida e chuta cachorros. Uma das teorias é de que ele é um mago, para variar, um bom mago, e justamente por isso 'abençoado'. Muitos desconsideram o endeusamento da figura, e estão mais interessados em compreender ou obter seus poderes(em geral magos), pegar todos os presentes(em geral ladrões) ou até mesmo... se livrar do velho.

Talvez ele seja um mago. E justamente por isso ele tem um inimigo declarado: Barão Barssi.

Barão Barssi
Releve o nome 'barão'; é mais um título vestigial e que não corresponde ao posto de barão que humanos usam.
Barão Barssi é um dos patronos em Erl Knax; isso é, dono de terras, rico, influente e que beneficia algumas vilas num sistema semi-feudal. Digamos que todo gnobb cheio de posses vira mais cedo ou mais tarde um patrono(e é apelidado de barão), uma vez que ganham apoio popular e criam uma boa imagem com os chefes do clã('reino').

Barssi é um dos mais poderosos barões de toda Erl Knax, sendo conselheiro da Grande Casa(quase um senado) e inclusive influenciando ou mesmo participando da cúpula Knaxiana, quando os chefes dos 3 clãs(praticamente 3 reinos distintos, próximos demais) se reunem para assuntos que concernem toda a região. Alguém que sequer é cabeça do clã, sequer é chefe, participar e influenciar na grande cúpula quer dizer *muita* coisa.

E Barssi é do grupinho que quer levar Erl Knax à nova idade moderna, criando mais leis, estabelecendo um governo verdadeiro e se equiparar aos grandes reinos do mundo moderno... e entre os pontos centrais das propostas desse 'partido', está a proibição e regularização de uma diversidade de práticas 'que ferem a estabilidade de um estado', o que entre algumas tradições e outras pequenezas, inclui toda e qualquer prática mágica.

A magia já está praticamente banida no clã oeste, e justamente por influência de Barssi, os chefes espalharam a notícia de que Papai Gobus não precisava temer, por ser querido pelo povo, e estava convidado a comparecer à Grande Casa para que esclarececem alguns detalhes.

O que nunca aconteceu. Barssi detesta magos, está certo de que Papai Gobus é um e, mesmo reconhecendo alguma boa intenção no velhinho, não admite que alguém quebre leis, ignore governantes e faça o que bem entender, invadindo casas.

Sem eufemismos agora... ele ODEIA Papai Gobus. Ele quer acabar com a Noite Feliz. Era apenas inplicância, mas suas tentativas frustradas de reverter a situação e sua interpretação das ações do velhinho como uma afronta, ignorando-o completamente, cresceram ao ponto do mais puro ódio; outrora querendo prendê-lo, Barssi agora chega ao ponto de pagar para que pessoas habilidosas MATEM o maldito velho.

Não é para menos. Gnobbs fazem piada de tudo, e as tentativas frustradas de Barssi o tornaram motivo de piada. Oficialmente declarar o velhinho um fora da lei procurado, e ele continuar solto e distribuindo presentes todos os anos não ajudou... e ao invés disso contribuiu para formar uma imagem de estado incompetente, o oposto das intenções do grande Barão.

Barssi oferece uma gorda recompensa pela prisão de Gobus. Mas sob os panos(e verdade seja dita muitos sabem disso), ele oferece mais que o dobro pela cabeça do bom velhinho. Já rodam boatos de que capangas tentam matar Gobus nos últimos anos, e obviamente o suspeito principal é Barssi... mas ninguém parece se importar: o povo acredita piamente que Gobus é especial, intocável, abençoado, santo... e alguém tentar 'matar' um santo é apenas motivo para mais chacota.

Mais Detalhes sobre Barssi, pormenores:
SPOILER: EXIBIR
Barssi é um gnobb meio calvo de 44 anos, de cabelos e barba preta... que há anos usa um bigode e barbicha. Como todo bom gnobb ele nutre uma pequena mas visível pança de estimação, e sempre é visto com roupas caras, andando de forma opulenta, com anéis de ouro em todos os dedos, uma curta bengala e dois 'conselheiros' à tira colo, dois brutamontes 'gigantes'(changelings) com um visível porrete e uma adaga guardada fora da vista.

Barssi tem motivações menos claras pelo seu ódio por Gobus: suas frustrações em não conseguir virar chefe, não conseguir criar o 'Estado Moderno de Gnoblândia' e principalmente a perda de sua esposa e morte dos dois filhos deixaram pouca coisa ao poderoso Barão. Ele não vê motivações maiores para viver que não criar seu 'estado dos dos sonhos'(e claro, se possível com a coroa sobre sua cabeça), e depois de seus primeiros esforços contra Gobus, e as consequências, isso significa acabar com o bom velhinho.

Quase todos os seus planos atuais envolvem acabar com a figura 'mais famosa que qualquer rei' de Gobus, a antítese da imagem estatal. Ele gasta muito de sua gorda renda contratando 'caçadas' em busca de seu esconderijo, em busca de pistas, informações sobre seu nome real, etc, etc...

Talvez, apenas talvez, o fato dele não ter recebido presente 3 anos seguidos durante sua infância tenham algo haver com seu ódio. Ou o seu primeiro contato com o velhinho ter sido acordado, e pelo velho ter-lhe jogado o presente na cara antes de fugir, não tenham ajudado.

Barssi tem o maior número de pôneis knaxianos dentre todos os barões; ele não se envolve na criação de gado, atividade típica do clã, mas assegurou os pontos mais críticos e infestados de perigos das fronteiras, que se tornaram terras suas, e hoje tem praticamente o monopólio da exploração dos bosques.

Mas acima de tudo isso, Barssi pensa conforme os novos tempos: ele impulsionou o comércio dos vales, estabeleceu rotas de comércio com Mirider, se associou à Guilda Comerciante Gnoblax de Centrolândia... e cada vez mais se torna uma figura proeminente no complexo universo político das guildas, tendo seu crescimento(e o da guilda) apenas limitados pela carência de leis de incentivo, moeda unificada e reconhecimento de Erl Knax como nação soberana... tudo facilmente revertido com a criação de um novo estado unificado.

Tudo depende de seu reconhecimento como Chefe do clã oeste por honrosa escolha popular. Tudo depende dele resgatar a popularidade que jogou fora com suas decisões inpensadas ao afrontar o mais querido e esquivo personagem de Erl Knax.

Tudo depende dele acabar com o bom velhinho.




Gobus, por uma diversidade de aspectos parece uma entidade, embora lançar magias e feitiços de banimento(que afetam todas as entidades) não surtam qualquer efeito nele, ficando meio ambíguo. Uma entidade imune ao efeito? Ou alguém realmente repleto de qualidades mágicas inerentes?

O velho parece compreender bem a natureza mágica dessa noite e consegue distorcer o fluxo do tempo em relação a sí mesmo; Contanto que ninguém tenha os olhos sobre ele, a noite parece se alongar muito mais para Papai Gobus, o que possibilita que ele visite todas as casas do vale, em todas as aldeias dos 3 clãs.

Muitos já ficaram acordados para vê-lo... muitos até mesmo já perseguiram o bom velhinho, com boas intenções ou não; e é dessas testemunhas que vêm todos os detalhes:

SPOILER: EXIBIR
-Gobus visita, e presenteia, TODOS na região de Erl Knax, gnobbs ou não, moradores ou não.

-Ele deixa 1 presente para cada, sempre embrulhado em sacos de linho(e portanto fáceis de confundir), amarrados com barbante marrom(crina de pôneis knaxianos) e com uma pequena plaqueta de freixo com o nome do presentado seguido... de uma interrogação.

-Não importa quem seja, sua língua e, às vezes, até mesmo se a pessoa sabe ou não seu nome real: a placa tem o nome da pessoa numa língua que ela entenda, e quase sempre seu verdadeiro nome. Charlatões mentindo sua identidade devem tomar cuidado; quem perdeu suas memórias pode conseguir uma boa pista visitando Erl Knax nessa época do ano.

-Curiosamente, nem sempre ele parece saber o nome(no caso de quem não sabe). Parece que é quando a pessoa, de verdade, não tem um nome. Ao invés vem escrito uma descrição, como 'Ao careca ranzinza?'.

-Ele deixa os presentes sob a cama; na falta de meios(ou de uma cama), no colo do destinatário.

-Ele só presenteia àqueles que dormem durante a mais longa das noites.

-Gobus, apesar de seus poderes mágicos e aparente capacidade de saber e perceber coisas difíceis(como o nome de qualquer um), parece ter dificuldades em notar quem dorme ou não. Ele pode ser confundido por uma casa toda apagada, ou por alguém fingindo dormir.

-Se ele encontra a pessoa acordada, ele joga o presente na cara dela para depois fugir. Se ele nota que a pessoa propositalmente quer encontrá-lo, ou capturá-lo, ele foge sem dar o presente.

-Ele entra por qualquer lugar. Abre portas e janelas trancadas como se não estivessem, e ao sair elas se trancam novamente(quando ele lembra de fechá-las). Se ele suspeitar de armadilhas ou se chegar numa casa pelo alto, ele pode optar pela chaminé.

-Sempre entra sorrateiro, e sempre sucede em testes de furtividade(em condições normais). Seus passos não provocam qualquer som, se a área estiver iluminada ele sequer tenta invadir. Ele pode esbarrar em algo e causar barulho, mas apenas se o lugar estiver todo bagunçado e não houver rotas 'seguras' para se aproximar sem riscos.

-Ele costuma 'andar pelo ar' graças a seus sapatos 'voadores'. São saptatos marrons de bico(daqueles que apontam para cima) com asinhas(que não se mexem). São mágicos e na realidade têm os efeitos de salto(até 15 metros!), queda leve e abafam qualquer som. Efeitos que anulam magia(e itens mágicos) o impedem de usá-los.

-Está sempre apressado e se desloca como um gnobb normal(o que não é muito; malditas pernas curtas), mas graças aos sapatos ele pode sair pulando com um deslocamento muito maior.

-Gobus não gosta de ser visto; ele pode até ascenar ou dar uma pequena risadinha quando encontra alguém acordado(ele jamais fala), mas logo ele foge ou joga um 'falso presente'. Ele parece ter uma reserva inesgotável de sacos que, ao invés de presentes, estouram como bombas de fumaça.

-Ele pode se teleportar com uma magia de escape em momentos de urgência(magia comum do cenário). O que significa que ele pode sumir numa explosão de fumaça, e aparecer no local seguro mais próximo num raio de 15 metros. Ele só consegue usar a magia novamente após 10 minutos(não parece usar mana ou ter essa limitação). Curiosamente ele nunca a usa para 'fugir' normalmente, preferindo correr e pular. A magia fica guardada para o caso de ser agarrado, encurralado, etc. Essa magia é na verdade um poder(dom) do velhinho, e não envolve nenhuma mana(energia mágica), concentração... nada das parafernalhas que magos arcanos precisam. Para todos os efeitos, não é uma magia(não tem chances de falha, não dispara caos mágico, etc, etc).

-Gobus parece ser imortal. Ele praticamente é, uma vez que qualquer dano provocado a ele dispara sua magia de escape; e curiosamente, no caso de dano, ele ignora o intervalo de 10 minutos que limita o uso dessa magia. Ele não é realmente imortal entretanto; ele tem vitalidade alta para um gnobb, e após ser ferido ele regenera todo o dano num intervalo de 1 minuto... graças ao robe mágico que usa(e que como os sapatos, pode ter seu efeito temporariamente anulado normalmente). Um ataque certeiro bem calculado ou uma magia realmente poderosa poderiam, sim, matar o bom velhinho... e acabar para semrpe com a 'noite feliz'. Sério, alguém realmente quer fazer isso?

-Se atacado ele apenas se esquiva, e é muito bom nisso, bastante acrobático para a idade que aparenta. Se tiver a oportunidade ele pode dar uma porrada com seu cajado que... é bem mundano.

-Ele detesta fogo, lareiras acesas, tochas... e é capaz de apagar qualquer chama com um sopro aparentemente normal(dom mágico, como o teleporte). E costuma apagar chamas se passar perto delas, ou se alguém jogar qualquer coisa flamejante contra ele(mesmo magias). Quem já sentiu o sopro diz sentir um frio na espinha.

-Detesta cães, provavelmente por insistirem em defender casas. Sempre chuta um quando encontra, ou os espanta com um sopro.

-Morre de medo de gatos, os evita completamente, assim como uma diversidade de entidades, alguns monstros e até... dragões. O que diabos há com os gatos afinal?

-Costumam deixar doces nas casas, porque Gobus parece adorar as guloseimas e encher os bolsos delas antes de sair. Barão Barssi já tentou doces envenenados, sem sucesso.

-A sacola que carrega parece estar sempre cheia, mesmo quando o sol está para despontar no horizonte. Ninguém confirmou, mas logicamente cabe muito mais do que aparenta para ele levar tantos presentes. Ele parece ignorar seu peso completamente... ninguém nunca pegou na sacola, mas se pegarem, ela pesa 380 quilos(fixos), um peso simbólico... talvez uma parcela de 'física' que escapa das dimensões mágicas da sacola.

-A sacola não rasga. Nem tente.

-Virar a sacola com a boca aberta(até hoje nunca aconteceu) vai jorrar uma pilha ENORME de presentes: todos os que faltam a ser entregues e... todos os dos 3 anos seguinte. Ele parece trabalhar bem adiantado. Sim, isso indica que ele tem algum grau de 'premonição', mas... até que ponto? Afinal, ele não prevê obstáculos, gente acordada, capangas de Barssi...

-Roubar a sacola pode não ser muito útil. Se algum dia o sol nascer antes de Gobus sumir com a sacola, ela automaticamente esvazia e perde todos seus poderes.

-Quem já tentou pegar, conversar ou machucar Gobus, e se deixou presentear no ano seguinte, recebeu alguma coisa hedionda como fezes de vaca, gambás... Gobus parece lembrar bem de cada um.

-Tentar conversar com Gobus é inútil. Controlar sua mente idem. Ler sua mente vai resultar em cenas idílicas de Erl Knax em seus tempos áusteros, muito antes de Gobus terceiro e seu reinado(ou seja, ele provavelmente não é Gobus Terceiro), ou lembranças de outros anos e ele entregando presentes. Nenhuma lembrança útil consegue ser puxada.

-Se o capturarem ou matarem, enfim, se ele não estiver livre e pronto para sumir quando o sol nascer... ele sumirá. Seu corpo ao menos. Para sempre.

-Não, nunca acontecerá de Papai Gobus presentear alguém com um item extremamente valioso ou mágico. Se é tão valioso, o presenteado vai gostar do presente; ISSO NUNCA ACONTECE.

-Papai Gobus é ignorado, passando totalmente intocável, por qualquer criatura irracional, monstros e os espíritos que costumam surgir durante a mais longa das noites.


Idéias para Aventuras

-Um velhinho com tão boas intenções... ele claramente entende o que dizem a ele, apenas parece se recusar a responder. Será mesmo que recusaria ajudar em alguma missão muito importante? Onde esteja em jogo a paz, harmonia ou mesmo existência de Erl Knax...? Ou quem sabe... se estiver em jogo o próprio mundo? Papai Gobus tem o dom de abrir quaisquer portas, conhece e manipula os mistérios da mais longa das noites... ele poderia ser muito útil, se convencido a ajudar, em algo que envolva uma dessas coisas. Além disso, ele tem um aparente 'saco sem fundo'(item mágico lendário no cenário, realmente absurdo de conseguir... porque talvez não exista), dons de precognitivos e está por aí desde as eras antigas, sendo a única 'pessoa' famosa que pode ter respostas sobre o nebuloso passado...

-Ululantemente óbvio: aceitar a oferta do grande Barão, Barssi. É uma baita recompensa.

-Roubar o velhinho, para os mais sacanas ou ambiciosos. Ele tem sapatos mágicos bem úteis, mas acima disso, ele tem seu robe mágico de regeneração e a sacola... ambos itens poderosos para o cenário. E toneladas de presentes, que com certeza têm algo de útil e valioso.

-Salvar o bom velhinho: finalmente Barssi surgiu com o plano perfeito. A vida de Papai Gobus está em jogo, e ele ou está sob a mira de alguém a sua altura ou será capturado e não escapará do nascer do sol.

-Papai Gobus não olha cara... nem coração. Ele presenteia a TODOS. Inclusive ao grande vilão que resolveu ir a Erl Knax na mais longa das noites... e que justamente está precisando muito do último e raro ingrediente para seu ritual terrível, que apesar de raro é algo bem inútil fora de contexto e que provavelmente alguém vai receber durante a Noite Feliz. Talvez seja apenas a esperança dele, com grandes chances de acontecer... talvez um oráculo tenha previsto que sim, isso VAI acontecer se não for impedido. E então? Obviamente só funciona se o vilão, por algum motivo, não puder ser enfrentado de frente (ou se não adiantar, como um lich... que em Shalazar é bem espinhoso de derrotar). Interceptar o presente? Achar o presenteado antes do vilão ou seus capangas? Interceptar o velhinho?

-[forçando a barra] Alguém trocou as bolas. Digo, os sacos. Agora o bom velhinho está, sem perceber, distribuindo algo terrível por todas as casas pelos embrulhos, sem sequer suspeitar. O mais insano ataque terrorista? Usar o bom velhinho?? Oh não! Quem poderá nos salvar?!

ADD-ON: KRAMPUS
O tópico ficou grande demais, então vou resumir bastante... talvez eu faça um tópico só para eles quando começar a postar monstros.

Sobre Krampus, a figura 'real' não shalazariana.
SPOILER: EXIBIR
Para quem não sabe, Krampus é um personagem folclórico que acompanha São Nicolau(Papai Noel para os íntimos), conforme a tradição em certas partes da europa. Um verdadeiro demônio peludo, em geral mostrado com pernas de bode, chifres, língua comprida e garras, ele é meio que o oposto do bom velhinho(apesar de serem 'amigos' e andarem juntos): enquanto são nicolau dá presente as crianças boas, as más comportadas apanham do krampus(ou na versão mais hardcore, antiga e ainda viva da tradição... carregadas por ele numa cesta para nunca mais serem vistas).

Sim, krampus é o personagem badass e cruel do natal que os pais ocidentais quiseram poupar seus filhos. Em teoria um personagem 'único' como o papai noel, em Shalazar é uma raça de criaturas hediondas... mas mesmo essa parte se inspira nas tradições, já que uma porrada de homens nas cidades se fantasiam de krampus até hoje, e saem assustando as crianças em bandos.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Sem a cauda e com o nariz maior... e é como eu os imagino.

Krampus são monstros, mais precisamente 'monstruosidades'. No campo de estudos biológicos de Shalazar, onde monstros são todos 'parentes próximos' e um mesmo filo, monstruosidades (ainda penso num termo melhor) seriam como o elo perdido entre monstros e fae(seres fantásticos, como fadas e até mesmo trolls). São monstros com propriedades mágicas, fantásticas.

Peludos com pernas de bode, chifres, olhos de cabra, garras e língua compridas, eles têm um rosto humanóide, todos com um nariz comprido e orelhas pontudas(pense no rosto de trolls de D&D ou WoW). Variam de tamanho, desde os filhotes(tamanho de anões ou gnobbs) ainda sem pêlos(mas já com cara de adultos, alguns barbados). A pelugem é sempre negra e a cor da pele pode variar entre roxo, verde e marrom.
Filhotes
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Sem a cauda... mas é, por aí.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Um pouco mais velho, já peludo.

Krampus são típicos comedores de homens: isso é, eles caçam e se alimentam primariamente de humanóides. Em geral saem em bandos, e hibernam por toda uma estação, acordando ao final de cada estação(duas últimas semanas) quando saem à caça; apenas durante a noite. Não são comuns por todo o cenário e em muitos lugares do mundo falar 'krampus' é respondido com uma cara de completa incompreensão. Mas principalmente pela baixa Mirider e várias partes do sul eles são muito conhecidos e o povo toma cuidado com as 'épocas de Krampus'(krampumas).

São racionais e podem falar, mas podem ser considerados semi-racionais por certa estupidez e incapacidade de compreender noções avançadas como escrita, comércio, sociedade... até mesmo como usar uma armadura. Mas eles sabem como pegar em algo e bater com a ponta oposta. Em geral usam ramos de Flamil, que gera forte queimação, incômodo, e perebas ao contato com a pele, aos quais são imunes e suspeita-se que faça parte da sua dieta.

Krampus têm o dom de imitar vozes e sons quaisquer, com incrível perfeição. São verdadeiros sacanas e mais trolls que os próprios trolls, e quando invadem cidades(apenas quando conseguem organizar grandes grupos, o que é raro) são completos vândalos, inclusive perdendo tempo em quebrar coisas simplesmente porque gostam tanto assim.

SPOILER: EXIBIR
Monstruosidades são monstros, mas pensam e agem como Fae. Diferente de monstros, animais e humanóides, Fae não pensam ou agem logicamente. Eles são movidos por manias, seguem fielmente hábitos sem fundamento e nem mesmo leis de auto-preservação necessariamente se aplicam à categoria.


Parece que a iguaria mais estimada entre os krampus são crianças mal-criadas... assim o povo pensa. Krampus raptam vítimas para comer em seus covis, um humano adulto é o suficiente para alimentar 3 ou 4 deles(ou mais, alguns humanóides são pratos muito mais volumosos); quando raptam crianças(que para povo é, por coincidência, as mal-criadas), é apenas natural supor que seja para comer como fazem com os adultos...

Na verdade é para reprodução.

Não, não pense no sentido 'padres e criancinhas'. Há um motivo para eles procurarem crianças mal-criadas, travessas, vândalas, sacanas... notam qualquer semelhança com a personalidade deles?

Krampus transformam crianças mal-criadas em um deles. Todo Krampus, portanto, um dia foi uma criança humanóide muito mal comportada. Se alguém seguir um deles sem ser notado, poderá assistir o ritual de transformação... onde eles contam em palavras 'mágicas' todos seus segredos, truques e técnicas para os escolhidos, perto de uma fogueira, ao mesmo tempo que os moleques começam a crescer chifres e outras coisas bizarras, culminando em todos dançando ao redor da fogueira e em geral saindo novamente para quebrar algo 'como comemoração'.

Enxergam no escuro, são ágeis e bem esquivos... e tem outros truques na manga, além de outros detalhes sobre como agem em combate, ataques, etc... mas confesso, estou revisando-os: tentando tornar seus ataques mais únicos, principalmente porque nas minhas estatísticas estavam parecendo muito com os arianos(postarei sobre eles em breve), apenas com personalidade e hábitos diferentes.

Relação Deles com Papai Gobus: Nenhuma. Krampus mudam de localidade com frequência, principalmente quando caçados ou enxotados... se acontecer de estarem por perto de Erl Knax, apenas completam as semelhanças com são nicolau. Krampus, como demais monstros e fae vêem em Papai Gobus uma figura de respeito, e simplesmente ignoram sua presença, mudam de caminho e não mexem com ele. O velhinho por sua vez apenas entrega os presentes e pouco liga para os krampus. Krampus adoram a mais longa das noites porque, em geral, qualquer criança acordada é uma criança mal-comportada.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Voltar para Shalazar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron