Cidades e Estados e Dúvidas

Fantasia, sátira e 'realismo' com pitadas de humor, em desenvolvimento.[Pontos de Luz, anacronismo, hack n' slash, alta fantasia]

Moderadores: Vincer, Moderadores

Cidades e Estados e Dúvidas

Mensagempor Vincer em 21 Mar 2011, 19:58

Devem ter reparado que não posto faz algum tempo... além de estar atarefado, venho mudando muita coisa no cenário... e até então eu vinha postando 'o que estava pronto'. O que não faz muito sentido se a idéia é um making-of então voltarei a postar com mais frequência, agora com as etapas que o cenário está passando, as dúvidas, etc.






Uma das idéias centrais que eu coloco nesse cenário é fantasia+realidade(realidade no sentido de lógica*, dia a dia, etc). Em outras palavras, o mundo fantástico e monstros afetando o cotidiano de todas as sociedades. Mas diferente do gênero high-magic, no sentido de que nada de telégrafos mágicos.

E o principal ponto é a própria estrutura social-governamental. Num mundo cheio de monstros que habitam a natureza(cavernas, montanhas, florestas, rios...), onde a maior parte dos homens comuns não consegue lidar com eles, como os povos se organizariam?

Até então eu decidi por aglutinação: um dos(senão o principal) motivos do feudalismo, onde invasores bárbaros eram uma ameaça e o povo aceitava se sujeitar a um senhor de terras por proteção...

Isso levou a uma grande quantia de reinos pequenos mas super-povoados... mas recentemente eu venho cogitando tornar muitos desses reinos em algo ainda 'menor', mais centralizado: cidades estado.

O motivo inicial dessa idéia é por necessidades de design(e não por lógica):
  • reforçar a idéia de pontos-de-luz ainda mais
  • reforçar o aspecto cosmopolita da Era Moderna
  • aproximar todos os elementos de cada reino ainda mais(poder falar com uma facção aqui, um lorde acolá e depois o rei, em curto espaço de tempo)
  • Facilitar a reincidência de npcs e facções
  • Reduzir número de cidades importantes(reino=1 cidade importante), porque o cenário está grande demais e triplica(ou mais) quando se leva em conta os planos, além-mundos(mini-dimensões paralelas por assim dizer), regiões subterrâneas, etc

A questão é: faz sentido?
O que vocês acham? Num mundo muito mais hostil que o nosso, civilizações seriam 'tolhidas' até que ponto? Faz mais sentido várias cidades estado ou a idéia de união faz força seria mais lógica com a união dessas cidades?

Ainda nesse ponto de cidades-estado/feudos, elas se justificam claramente em certos povos, capazes de construir poderosas fortificações e que tendem a se afastarem(ao máximo) do mundo mágico e hostil... mas quanto aos povos que se 'defendem' de outros modos, como os que domam os seres hostis de sua região(um exemplo)ficaria estranho aplicar similar filosofia?
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Voltar para Shalazar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron